Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85288 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação. |
id |
UFRGS-2_a0fe06d6b43f3a4dcdb31cd2fba399a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85288 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sebastiany, Ana PaulaPizzato, Michelle CamaraDel Pino, Jose ClaudioSalgado, Tania Denise Miskinis2014-01-04T01:52:06Z20121982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/85288000859215Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.This paper presents a review about the role of informal teaching in science. Among the discussions, distinction is presented between formal and informal education and its relationship with learning. The results of the surveys analyzed show that the spaces of non-formal education are important complements to the school. It was found that the strategies adopted conceive these spaces as places of effective interaction between students, teachers and monitors. The aim of these activities, in general, is a demonstration or simulation of scientific phenomena. Finally, it seems that research in science education on formal and informal education seeks an understanding of how learning happens outside the school with the intention of building a theoretical framework for these practices and education processes.application/pdfporRevista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 69-98Ensino de ciênciasEnsino e aprendizagemEducação informalteaching and learningContext informalScience educationVisitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciênciasVisiting, investigating, learning and playing : a review of activities for infomal science educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859215.pdf000859215.pdfTexto completoapplication/pdf635534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/1/000859215.pdfb7b825eac34de7fb3d5fa7c8b83efd76MD51TEXT000859215.pdf.txt000859215.pdf.txtExtracted Texttext/plain84762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/2/000859215.pdf.txte9082c051cd48c6b976bb93a0a437643MD52THUMBNAIL000859215.pdf.jpg000859215.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/3/000859215.pdf.jpg986570dca45a799d1179347438222ec7MD5310183/852882018-10-18 07:39:11.483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85288Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Visiting, investigating, learning and playing : a review of activities for infomal science education |
title |
Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências |
spellingShingle |
Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências Sebastiany, Ana Paula Ensino de ciências Ensino e aprendizagem Educação informal teaching and learning Context informal Science education |
title_short |
Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências |
title_full |
Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências |
title_fullStr |
Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências |
title_full_unstemmed |
Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências |
title_sort |
Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências |
author |
Sebastiany, Ana Paula |
author_facet |
Sebastiany, Ana Paula Pizzato, Michelle Camara Del Pino, Jose Claudio Salgado, Tania Denise Miskinis |
author_role |
author |
author2 |
Pizzato, Michelle Camara Del Pino, Jose Claudio Salgado, Tania Denise Miskinis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sebastiany, Ana Paula Pizzato, Michelle Camara Del Pino, Jose Claudio Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino e aprendizagem Educação informal |
topic |
Ensino de ciências Ensino e aprendizagem Educação informal teaching and learning Context informal Science education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teaching and learning Context informal Science education |
description |
Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-04T01:52:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85288 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-873X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859215 |
identifier_str_mv |
1982-873X 000859215 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 69-98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/1/000859215.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/2/000859215.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/3/000859215.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7b825eac34de7fb3d5fa7c8b83efd76 e9082c051cd48c6b976bb93a0a437643 986570dca45a799d1179347438222ec7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447523761848320 |