Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastiany, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pizzato, Michelle Camara, Del Pino, Jose Claudio, Salgado, Tania Denise Miskinis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85288
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.
id UFRGS-2_a0fe06d6b43f3a4dcdb31cd2fba399a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85288
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sebastiany, Ana PaulaPizzato, Michelle CamaraDel Pino, Jose ClaudioSalgado, Tania Denise Miskinis2014-01-04T01:52:06Z20121982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/85288000859215Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.This paper presents a review about the role of informal teaching in science. Among the discussions, distinction is presented between formal and informal education and its relationship with learning. The results of the surveys analyzed show that the spaces of non-formal education are important complements to the school. It was found that the strategies adopted conceive these spaces as places of effective interaction between students, teachers and monitors. The aim of these activities, in general, is a demonstration or simulation of scientific phenomena. Finally, it seems that research in science education on formal and informal education seeks an understanding of how learning happens outside the school with the intention of building a theoretical framework for these practices and education processes.application/pdfporRevista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 69-98Ensino de ciênciasEnsino e aprendizagemEducação informalteaching and learningContext informalScience educationVisitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciênciasVisiting, investigating, learning and playing : a review of activities for infomal science educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859215.pdf000859215.pdfTexto completoapplication/pdf635534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/1/000859215.pdfb7b825eac34de7fb3d5fa7c8b83efd76MD51TEXT000859215.pdf.txt000859215.pdf.txtExtracted Texttext/plain84762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/2/000859215.pdf.txte9082c051cd48c6b976bb93a0a437643MD52THUMBNAIL000859215.pdf.jpg000859215.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/3/000859215.pdf.jpg986570dca45a799d1179347438222ec7MD5310183/852882018-10-18 07:39:11.483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85288Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:39:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Visiting, investigating, learning and playing : a review of activities for infomal science education
title Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
spellingShingle Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
Sebastiany, Ana Paula
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Educação informal
teaching and learning
Context informal
Science education
title_short Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title_full Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title_fullStr Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title_full_unstemmed Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
title_sort Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
author Sebastiany, Ana Paula
author_facet Sebastiany, Ana Paula
Pizzato, Michelle Camara
Del Pino, Jose Claudio
Salgado, Tania Denise Miskinis
author_role author
author2 Pizzato, Michelle Camara
Del Pino, Jose Claudio
Salgado, Tania Denise Miskinis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastiany, Ana Paula
Pizzato, Michelle Camara
Del Pino, Jose Claudio
Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Educação informal
topic Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Educação informal
teaching and learning
Context informal
Science education
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching and learning
Context informal
Science education
description Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-04T01:52:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85288
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-873X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859215
identifier_str_mv 1982-873X
000859215
url http://hdl.handle.net/10183/85288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 69-98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/1/000859215.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/2/000859215.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85288/3/000859215.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7b825eac34de7fb3d5fa7c8b83efd76
e9082c051cd48c6b976bb93a0a437643
986570dca45a799d1179347438222ec7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447523761848320