O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263103 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta sobre a intersecção do conceito de ‘construção’, proposto pela Gramática Cognitiva, com a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna, alinhada a uma abordagem de uso da língua. Para tanto, apresenta-se uma breve revisão dos conceitos pertinentes para o diálogo proposto e, em seguida, desenvolve-se uma análise de caso. São analisadas construções com verbos de movimento (‘ir’, ‘vir’ e ‘chegar’) seguidos pelas preposições ‘a’, ‘em’ e ‘para’, a partir da identificação e da descrição de tais construções no Corpus TecEM, composto por textos escritos por alunos de Ensino Médio em suas aulas de língua portuguesa. Argumenta-se que o conceito de ‘construção’ na perspectiva teórica adotada informa e instrumentaliza a prática de reflexão linguística que parte da compreensão de que a significação extrapola o nível do item lexical, estando presente, inclusive, na estrutura sintática. Por fim, são destacadas as potencialidades e os desafios relacionados à inclusão do conceito de ‘construção’, associado aos construtos teóricos basilares da Linguística Cognitiva, em práticas didáticas no ensino de língua materna. |
id |
UFRGS-2_a1443af9e088b9630ec06a88f9ce7347 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263103 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gil, Maitê MoraesSiqueira, Maity Simone Guerreiro2023-08-03T03:33:30Z20220104-0588http://hdl.handle.net/10183/263103001172803O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta sobre a intersecção do conceito de ‘construção’, proposto pela Gramática Cognitiva, com a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna, alinhada a uma abordagem de uso da língua. Para tanto, apresenta-se uma breve revisão dos conceitos pertinentes para o diálogo proposto e, em seguida, desenvolve-se uma análise de caso. São analisadas construções com verbos de movimento (‘ir’, ‘vir’ e ‘chegar’) seguidos pelas preposições ‘a’, ‘em’ e ‘para’, a partir da identificação e da descrição de tais construções no Corpus TecEM, composto por textos escritos por alunos de Ensino Médio em suas aulas de língua portuguesa. Argumenta-se que o conceito de ‘construção’ na perspectiva teórica adotada informa e instrumentaliza a prática de reflexão linguística que parte da compreensão de que a significação extrapola o nível do item lexical, estando presente, inclusive, na estrutura sintática. Por fim, são destacadas as potencialidades e os desafios relacionados à inclusão do conceito de ‘construção’, associado aos construtos teóricos basilares da Linguística Cognitiva, em práticas didáticas no ensino de língua materna.The goal of this paper is to propose an argumentative rationale about the intersection of the concept of ‘construction’, proposed by Cognitive Grammar, with the practice of linguistic analysis in first language classes, aligned to a usage-based approach. To do so, a brief review of the concepts relevant to the proposed dialogue is presented and the analysis of a special case is developed. During the analysis, constructions with verbs of movement (ir ‘to go’, vir ‘to come’ and chegar ‘to arrive’) followed by the prepositions a ‘at’, em ‘in’ and para ‘to’ were identified and descripted in the TecEM corpus, composed of texts written by high school students in their Portuguese language classes. It is argued that the concept of ‘construction’ in LC informs and instrumentalizes the practice of linguistic analysis in first language classes, based on the understanding that the meaning goes beyond the level of the lexical item, being in the syntactic structure as well. Finally, the potentialities and challenges associated with the inclusion of the concept of ‘construction’, associated with the fundamental theoretical constructs of Cognitive Linguistics, in didactic practices in first language teaching are highlighted.application/pdfporRevista de estudos da linguagem. Belo Horizonte, MG. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2022), p. [635]-660Ensino de língua maternaConstruçãoLingüística cognitivaConstructionsCognitive grammarFirst language teachingLinguistic analysisUseO conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no usoThe concept of 'construction' and the practice of linguistic analysis in first language teaching : potentialities and challenges focusing on the useinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172803.pdf.txt001172803.pdf.txtExtracted Texttext/plain62164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263103/2/001172803.pdf.txt76e515b7464f87bf3dd144b159834fe5MD52ORIGINAL001172803.pdfTexto completoapplication/pdf415889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263103/1/001172803.pdf83acc3fa26d209f752eb3ecec7d3ac8cMD5110183/2631032023-08-04 03:32:52.809065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The concept of 'construction' and the practice of linguistic analysis in first language teaching : potentialities and challenges focusing on the use |
title |
O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso |
spellingShingle |
O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso Gil, Maitê Moraes Ensino de língua materna Construção Lingüística cognitiva Constructions Cognitive grammar First language teaching Linguistic analysis Use |
title_short |
O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso |
title_full |
O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso |
title_fullStr |
O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso |
title_full_unstemmed |
O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso |
title_sort |
O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso |
author |
Gil, Maitê Moraes |
author_facet |
Gil, Maitê Moraes Siqueira, Maity Simone Guerreiro |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Maitê Moraes Siqueira, Maity Simone Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua materna Construção Lingüística cognitiva |
topic |
Ensino de língua materna Construção Lingüística cognitiva Constructions Cognitive grammar First language teaching Linguistic analysis Use |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Constructions Cognitive grammar First language teaching Linguistic analysis Use |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta sobre a intersecção do conceito de ‘construção’, proposto pela Gramática Cognitiva, com a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna, alinhada a uma abordagem de uso da língua. Para tanto, apresenta-se uma breve revisão dos conceitos pertinentes para o diálogo proposto e, em seguida, desenvolve-se uma análise de caso. São analisadas construções com verbos de movimento (‘ir’, ‘vir’ e ‘chegar’) seguidos pelas preposições ‘a’, ‘em’ e ‘para’, a partir da identificação e da descrição de tais construções no Corpus TecEM, composto por textos escritos por alunos de Ensino Médio em suas aulas de língua portuguesa. Argumenta-se que o conceito de ‘construção’ na perspectiva teórica adotada informa e instrumentaliza a prática de reflexão linguística que parte da compreensão de que a significação extrapola o nível do item lexical, estando presente, inclusive, na estrutura sintática. Por fim, são destacadas as potencialidades e os desafios relacionados à inclusão do conceito de ‘construção’, associado aos construtos teóricos basilares da Linguística Cognitiva, em práticas didáticas no ensino de língua materna. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:33:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263103 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-0588 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172803 |
identifier_str_mv |
0104-0588 001172803 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de estudos da linguagem. Belo Horizonte, MG. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2022), p. [635]-660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263103/2/001172803.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263103/1/001172803.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
76e515b7464f87bf3dd144b159834fe5 83acc3fa26d209f752eb3ecec7d3ac8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225094465323008 |