O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Maitê Moraes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Siqueira, Maity Simone Guerreiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263103
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta sobre a intersecção do conceito de ‘construção’, proposto pela Gramática Cognitiva, com a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna, alinhada a uma abordagem de uso da língua. Para tanto, apresenta-se uma breve revisão dos conceitos pertinentes para o diálogo proposto e, em seguida, desenvolve-se uma análise de caso. São analisadas construções com verbos de movimento (‘ir’, ‘vir’ e ‘chegar’) seguidos pelas preposições ‘a’, ‘em’ e ‘para’, a partir da identificação e da descrição de tais construções no Corpus TecEM, composto por textos escritos por alunos de Ensino Médio em suas aulas de língua portuguesa. Argumenta-se que o conceito de ‘construção’ na perspectiva teórica adotada informa e instrumentaliza a prática de reflexão linguística que parte da compreensão de que a significação extrapola o nível do item lexical, estando presente, inclusive, na estrutura sintática. Por fim, são destacadas as potencialidades e os desafios relacionados à inclusão do conceito de ‘construção’, associado aos construtos teóricos basilares da Linguística Cognitiva, em práticas didáticas no ensino de língua materna.
id UFRGS-2_a1443af9e088b9630ec06a88f9ce7347
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263103
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Maitê MoraesSiqueira, Maity Simone Guerreiro2023-08-03T03:33:30Z20220104-0588http://hdl.handle.net/10183/263103001172803O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta sobre a intersecção do conceito de ‘construção’, proposto pela Gramática Cognitiva, com a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna, alinhada a uma abordagem de uso da língua. Para tanto, apresenta-se uma breve revisão dos conceitos pertinentes para o diálogo proposto e, em seguida, desenvolve-se uma análise de caso. São analisadas construções com verbos de movimento (‘ir’, ‘vir’ e ‘chegar’) seguidos pelas preposições ‘a’, ‘em’ e ‘para’, a partir da identificação e da descrição de tais construções no Corpus TecEM, composto por textos escritos por alunos de Ensino Médio em suas aulas de língua portuguesa. Argumenta-se que o conceito de ‘construção’ na perspectiva teórica adotada informa e instrumentaliza a prática de reflexão linguística que parte da compreensão de que a significação extrapola o nível do item lexical, estando presente, inclusive, na estrutura sintática. Por fim, são destacadas as potencialidades e os desafios relacionados à inclusão do conceito de ‘construção’, associado aos construtos teóricos basilares da Linguística Cognitiva, em práticas didáticas no ensino de língua materna.The goal of this paper is to propose an argumentative rationale about the intersection of the concept of ‘construction’, proposed by Cognitive Grammar, with the practice of linguistic analysis in first language classes, aligned to a usage-based approach. To do so, a brief review of the concepts relevant to the proposed dialogue is presented and the analysis of a special case is developed. During the analysis, constructions with verbs of movement (ir ‘to go’, vir ‘to come’ and chegar ‘to arrive’) followed by the prepositions a ‘at’, em ‘in’ and para ‘to’ were identified and descripted in the TecEM corpus, composed of texts written by high school students in their Portuguese language classes. It is argued that the concept of ‘construction’ in LC informs and instrumentalizes the practice of linguistic analysis in first language classes, based on the understanding that the meaning goes beyond the level of the lexical item, being in the syntactic structure as well. Finally, the potentialities and challenges associated with the inclusion of the concept of ‘construction’, associated with the fundamental theoretical constructs of Cognitive Linguistics, in didactic practices in first language teaching are highlighted.application/pdfporRevista de estudos da linguagem. Belo Horizonte, MG. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2022), p. [635]-660Ensino de língua maternaConstruçãoLingüística cognitivaConstructionsCognitive grammarFirst language teachingLinguistic analysisUseO conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no usoThe concept of 'construction' and the practice of linguistic analysis in first language teaching : potentialities and challenges focusing on the useinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172803.pdf.txt001172803.pdf.txtExtracted Texttext/plain62164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263103/2/001172803.pdf.txt76e515b7464f87bf3dd144b159834fe5MD52ORIGINAL001172803.pdfTexto completoapplication/pdf415889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263103/1/001172803.pdf83acc3fa26d209f752eb3ecec7d3ac8cMD5110183/2631032023-08-04 03:32:52.809065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The concept of 'construction' and the practice of linguistic analysis in first language teaching : potentialities and challenges focusing on the use
title O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
spellingShingle O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
Gil, Maitê Moraes
Ensino de língua materna
Construção
Lingüística cognitiva
Constructions
Cognitive grammar
First language teaching
Linguistic analysis
Use
title_short O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
title_full O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
title_fullStr O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
title_full_unstemmed O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
title_sort O conceito de 'construção' e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna : potencialidades e desafios com foco no uso
author Gil, Maitê Moraes
author_facet Gil, Maitê Moraes
Siqueira, Maity Simone Guerreiro
author_role author
author2 Siqueira, Maity Simone Guerreiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Maitê Moraes
Siqueira, Maity Simone Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua materna
Construção
Lingüística cognitiva
topic Ensino de língua materna
Construção
Lingüística cognitiva
Constructions
Cognitive grammar
First language teaching
Linguistic analysis
Use
dc.subject.eng.fl_str_mv Constructions
Cognitive grammar
First language teaching
Linguistic analysis
Use
description O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta sobre a intersecção do conceito de ‘construção’, proposto pela Gramática Cognitiva, com a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna, alinhada a uma abordagem de uso da língua. Para tanto, apresenta-se uma breve revisão dos conceitos pertinentes para o diálogo proposto e, em seguida, desenvolve-se uma análise de caso. São analisadas construções com verbos de movimento (‘ir’, ‘vir’ e ‘chegar’) seguidos pelas preposições ‘a’, ‘em’ e ‘para’, a partir da identificação e da descrição de tais construções no Corpus TecEM, composto por textos escritos por alunos de Ensino Médio em suas aulas de língua portuguesa. Argumenta-se que o conceito de ‘construção’ na perspectiva teórica adotada informa e instrumentaliza a prática de reflexão linguística que parte da compreensão de que a significação extrapola o nível do item lexical, estando presente, inclusive, na estrutura sintática. Por fim, são destacadas as potencialidades e os desafios relacionados à inclusão do conceito de ‘construção’, associado aos construtos teóricos basilares da Linguística Cognitiva, em práticas didáticas no ensino de língua materna.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:33:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263103
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-0588
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172803
identifier_str_mv 0104-0588
001172803
url http://hdl.handle.net/10183/263103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de estudos da linguagem. Belo Horizonte, MG. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2022), p. [635]-660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263103/2/001172803.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263103/1/001172803.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 76e515b7464f87bf3dd144b159834fe5
83acc3fa26d209f752eb3ecec7d3ac8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094465323008