Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129225 |
Resumo: | Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola - paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação. |
id |
UFRGS-2_a16115e94f1acdc580f0a86b8c3f78b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129225 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Andreia MachadoFonseca, Tania Mara Galli2015-11-09T16:30:36Z20060100-3143http://hdl.handle.net/10183/129225000610966Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola - paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação.This paper proposes an analysis of the school in its singularity based upon an ethic-aesthetic Education paradigm. Such approach understands the school as a multiplicity, once it constitutes a rhizomatic web of looks and landscapes. The image of landscapes-school is present throughout the paper and departs from Deleuze’s and Guattari’s concepts of plan, territory, and landscape, arriving at Simondon’s individuation construct. Its mutating contours are outlined in the ritornello movements among the perceptible, fluted plans, and the imperceptible, smooth plans. School, as a piece of art, becomes a political position shaped by disaccommodating experiences leading to Education changes.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 2 (jul./dez. 2006), p. 135-153Deleuze, Gilles 1925-1995Guattari, Felix 1930-1992Simondon, Gilbert 1924-1989EscolaImagemArteSchoolLandscapesArtChangesOs devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagensThe becoming of the school-territory : passages, agencies and their multiple landscapesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000610966.pdf.txt000610966.pdf.txtExtracted Texttext/plain53657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/2/000610966.pdf.txt9d8e4ac5e0a5ebf55a218089c1b81ef8MD52ORIGINAL000610966.pdf000610966.pdfTexto completoapplication/pdf69612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/1/000610966.pdfd1ee8d74ef4378d535faf147fb343b75MD51THUMBNAIL000610966.pdf.jpg000610966.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/3/000610966.pdf.jpgde16433a974c77780760359e01540017MD5310183/1292252018-10-24 09:14:13.443oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:14:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The becoming of the school-territory : passages, agencies and their multiple landscapes |
title |
Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens |
spellingShingle |
Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens Oliveira, Andreia Machado Deleuze, Gilles 1925-1995 Guattari, Felix 1930-1992 Simondon, Gilbert 1924-1989 Escola Imagem Arte School Landscapes Art Changes |
title_short |
Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens |
title_full |
Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens |
title_fullStr |
Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens |
title_full_unstemmed |
Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens |
title_sort |
Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens |
author |
Oliveira, Andreia Machado |
author_facet |
Oliveira, Andreia Machado Fonseca, Tania Mara Galli |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Tania Mara Galli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Andreia Machado Fonseca, Tania Mara Galli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deleuze, Gilles 1925-1995 Guattari, Felix 1930-1992 Simondon, Gilbert 1924-1989 Escola Imagem Arte |
topic |
Deleuze, Gilles 1925-1995 Guattari, Felix 1930-1992 Simondon, Gilbert 1924-1989 Escola Imagem Arte School Landscapes Art Changes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Landscapes Art Changes |
description |
Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola - paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:30:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129225 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000610966 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000610966 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 2 (jul./dez. 2006), p. 135-153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/2/000610966.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/1/000610966.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/3/000610966.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d8e4ac5e0a5ebf55a218089c1b81ef8 d1ee8d74ef4378d535faf147fb343b75 de16433a974c77780760359e01540017 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447601504321536 |