Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andreia Machado
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Fonseca, Tania Mara Galli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129225
Resumo: Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola - paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação.
id UFRGS-2_a16115e94f1acdc580f0a86b8c3f78b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129225
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Andreia MachadoFonseca, Tania Mara Galli2015-11-09T16:30:36Z20060100-3143http://hdl.handle.net/10183/129225000610966Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola - paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação.This paper proposes an analysis of the school in its singularity based upon an ethic-aesthetic Education paradigm. Such approach understands the school as a multiplicity, once it constitutes a rhizomatic web of looks and landscapes. The image of landscapes-school is present throughout the paper and departs from Deleuze’s and Guattari’s concepts of plan, territory, and landscape, arriving at Simondon’s individuation construct. Its mutating contours are outlined in the ritornello movements among the perceptible, fluted plans, and the imperceptible, smooth plans. School, as a piece of art, becomes a political position shaped by disaccommodating experiences leading to Education changes.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 2 (jul./dez. 2006), p. 135-153Deleuze, Gilles 1925-1995Guattari, Felix 1930-1992Simondon, Gilbert 1924-1989EscolaImagemArteSchoolLandscapesArtChangesOs devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagensThe becoming of the school-territory : passages, agencies and their multiple landscapesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000610966.pdf.txt000610966.pdf.txtExtracted Texttext/plain53657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/2/000610966.pdf.txt9d8e4ac5e0a5ebf55a218089c1b81ef8MD52ORIGINAL000610966.pdf000610966.pdfTexto completoapplication/pdf69612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/1/000610966.pdfd1ee8d74ef4378d535faf147fb343b75MD51THUMBNAIL000610966.pdf.jpg000610966.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/3/000610966.pdf.jpgde16433a974c77780760359e01540017MD5310183/1292252018-10-24 09:14:13.443oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:14:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The becoming of the school-territory : passages, agencies and their multiple landscapes
title Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
spellingShingle Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
Oliveira, Andreia Machado
Deleuze, Gilles 1925-1995
Guattari, Felix 1930-1992
Simondon, Gilbert 1924-1989
Escola
Imagem
Arte
School
Landscapes
Art
Changes
title_short Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
title_full Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
title_fullStr Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
title_full_unstemmed Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
title_sort Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
author Oliveira, Andreia Machado
author_facet Oliveira, Andreia Machado
Fonseca, Tania Mara Galli
author_role author
author2 Fonseca, Tania Mara Galli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andreia Machado
Fonseca, Tania Mara Galli
dc.subject.por.fl_str_mv Deleuze, Gilles 1925-1995
Guattari, Felix 1930-1992
Simondon, Gilbert 1924-1989
Escola
Imagem
Arte
topic Deleuze, Gilles 1925-1995
Guattari, Felix 1930-1992
Simondon, Gilbert 1924-1989
Escola
Imagem
Arte
School
Landscapes
Art
Changes
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Landscapes
Art
Changes
description Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola - paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:30:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129225
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000610966
identifier_str_mv 0100-3143
000610966
url http://hdl.handle.net/10183/129225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 2 (jul./dez. 2006), p. 135-153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/2/000610966.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/1/000610966.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129225/3/000610966.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d8e4ac5e0a5ebf55a218089c1b81ef8
d1ee8d74ef4378d535faf147fb343b75
de16433a974c77780760359e01540017
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224889017827328