Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reschke, Sabrina de Azevedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280213
Resumo: O Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a proposta do curso? A partir dessa questão, foi desenvolvido o presente estudo na perspectiva da pesquisa narrativa autobiográfica e da análise acerca dos significados das experiências de docência da autora. Foram produzidos relatos das memórias das vivências de processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de memórias relativas às atividades desenvolvidas com os estudantes, via interpretação dos registros em diários foram elaboradas análises reflexivas. As experiências vivenciadas recontadas por meio da análise narrativa possibilitaram a reconstrução de novos significados para essas experiências. As atividades descritas foram analisadas e categorizadas, sendo constatada a predominância de práticas científicas que buscam associar as novas informações, à curiosidade e à indagação dos estudantes e práticas epistêmicas que buscam aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano. Além disso, também se destacam as práticas epistêmicas relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, incluindo a realização de representações por meio da arte.
id UFRGS-2_a18ce9e0d30ba3fdaeb19f854db5fe2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280213
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reschke, Sabrina de AzevedoRosa, Russel Teresinha Dutra daOliveira, Ana Paula Santellano de2024-10-19T06:15:42Z2021http://hdl.handle.net/10183/280213001213361O Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a proposta do curso? A partir dessa questão, foi desenvolvido o presente estudo na perspectiva da pesquisa narrativa autobiográfica e da análise acerca dos significados das experiências de docência da autora. Foram produzidos relatos das memórias das vivências de processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de memórias relativas às atividades desenvolvidas com os estudantes, via interpretação dos registros em diários foram elaboradas análises reflexivas. As experiências vivenciadas recontadas por meio da análise narrativa possibilitaram a reconstrução de novos significados para essas experiências. As atividades descritas foram analisadas e categorizadas, sendo constatada a predominância de práticas científicas que buscam associar as novas informações, à curiosidade e à indagação dos estudantes e práticas epistêmicas que buscam aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano. Além disso, também se destacam as práticas epistêmicas relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, incluindo a realização de representações por meio da arte.application/pdfporPrática pedagógicaEnsino de ciênciasEnsino fundamental e médioReflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências "Ciência é 10!"info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001213361.pdf.txt001213361.pdf.txtExtracted Texttext/plain115358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280213/2/001213361.pdf.txt6f48b2b82446e4075fccbae269d1636fMD52ORIGINAL001213361.pdfTexto completoapplication/pdf2630692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280213/1/001213361.pdf8311b26833d87c7a1299a27c241ed027MD5110183/2802132024-10-20 06:55:51.922871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-20T09:55:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
title Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
Reschke, Sabrina de Azevedo
Prática pedagógica
Ensino de ciências
Ensino fundamental e médio
title_short Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
title_full Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
title_sort Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
author Reschke, Sabrina de Azevedo
author_facet Reschke, Sabrina de Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reschke, Sabrina de Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino de ciências
Ensino fundamental e médio
topic Prática pedagógica
Ensino de ciências
Ensino fundamental e médio
description O Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a proposta do curso? A partir dessa questão, foi desenvolvido o presente estudo na perspectiva da pesquisa narrativa autobiográfica e da análise acerca dos significados das experiências de docência da autora. Foram produzidos relatos das memórias das vivências de processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de memórias relativas às atividades desenvolvidas com os estudantes, via interpretação dos registros em diários foram elaboradas análises reflexivas. As experiências vivenciadas recontadas por meio da análise narrativa possibilitaram a reconstrução de novos significados para essas experiências. As atividades descritas foram analisadas e categorizadas, sendo constatada a predominância de práticas científicas que buscam associar as novas informações, à curiosidade e à indagação dos estudantes e práticas epistêmicas que buscam aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano. Além disso, também se destacam as práticas epistêmicas relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, incluindo a realização de representações por meio da arte.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-19T06:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/280213
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001213361
url http://hdl.handle.net/10183/280213
identifier_str_mv 001213361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280213/2/001213361.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280213/1/001213361.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f48b2b82446e4075fccbae269d1636f
8311b26833d87c7a1299a27c241ed027
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447374818967552