Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280213 |
Resumo: | O Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a proposta do curso? A partir dessa questão, foi desenvolvido o presente estudo na perspectiva da pesquisa narrativa autobiográfica e da análise acerca dos significados das experiências de docência da autora. Foram produzidos relatos das memórias das vivências de processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de memórias relativas às atividades desenvolvidas com os estudantes, via interpretação dos registros em diários foram elaboradas análises reflexivas. As experiências vivenciadas recontadas por meio da análise narrativa possibilitaram a reconstrução de novos significados para essas experiências. As atividades descritas foram analisadas e categorizadas, sendo constatada a predominância de práticas científicas que buscam associar as novas informações, à curiosidade e à indagação dos estudantes e práticas epistêmicas que buscam aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano. Além disso, também se destacam as práticas epistêmicas relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, incluindo a realização de representações por meio da arte. |
id |
UFRGS-2_a18ce9e0d30ba3fdaeb19f854db5fe2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280213 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reschke, Sabrina de AzevedoRosa, Russel Teresinha Dutra daOliveira, Ana Paula Santellano de2024-10-19T06:15:42Z2021http://hdl.handle.net/10183/280213001213361O Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a proposta do curso? A partir dessa questão, foi desenvolvido o presente estudo na perspectiva da pesquisa narrativa autobiográfica e da análise acerca dos significados das experiências de docência da autora. Foram produzidos relatos das memórias das vivências de processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de memórias relativas às atividades desenvolvidas com os estudantes, via interpretação dos registros em diários foram elaboradas análises reflexivas. As experiências vivenciadas recontadas por meio da análise narrativa possibilitaram a reconstrução de novos significados para essas experiências. As atividades descritas foram analisadas e categorizadas, sendo constatada a predominância de práticas científicas que buscam associar as novas informações, à curiosidade e à indagação dos estudantes e práticas epistêmicas que buscam aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano. Além disso, também se destacam as práticas epistêmicas relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, incluindo a realização de representações por meio da arte.application/pdfporPrática pedagógicaEnsino de ciênciasEnsino fundamental e médioReflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências "Ciência é 10!"info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001213361.pdf.txt001213361.pdf.txtExtracted Texttext/plain115358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280213/2/001213361.pdf.txt6f48b2b82446e4075fccbae269d1636fMD52ORIGINAL001213361.pdfTexto completoapplication/pdf2630692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280213/1/001213361.pdf8311b26833d87c7a1299a27c241ed027MD5110183/2802132024-10-20 06:55:51.922871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-20T09:55:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica |
title |
Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica Reschke, Sabrina de Azevedo Prática pedagógica Ensino de ciências Ensino fundamental e médio |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de Ciências por investigação : uma narrativa autobiográfica |
author |
Reschke, Sabrina de Azevedo |
author_facet |
Reschke, Sabrina de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reschke, Sabrina de Azevedo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula Santellano de |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da Oliveira, Ana Paula Santellano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Ensino de ciências Ensino fundamental e médio |
topic |
Prática pedagógica Ensino de ciências Ensino fundamental e médio |
description |
O Curso de Especialização em Ciências para as Anos Finais do Ensino Fundamental, C10, proporcionou um caminho para o aprofundamento teórico-metodológico essencial ao ensino e à aprendizagem por investigação. Partindo de um planejamento de prática pedagógica, da adaptação de aulas escolares em uma pandemia, leituras sugeridas pelo curso e muita reflexão, surgiu uma pergunta: A prática pedagógica desenvolvida com os estudantes está de acordo com o processo de ensino por investigação, que é a proposta do curso? A partir dessa questão, foi desenvolvido o presente estudo na perspectiva da pesquisa narrativa autobiográfica e da análise acerca dos significados das experiências de docência da autora. Foram produzidos relatos das memórias das vivências de processos de ensino e de aprendizagem de Ciências com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Através de memórias relativas às atividades desenvolvidas com os estudantes, via interpretação dos registros em diários foram elaboradas análises reflexivas. As experiências vivenciadas recontadas por meio da análise narrativa possibilitaram a reconstrução de novos significados para essas experiências. As atividades descritas foram analisadas e categorizadas, sendo constatada a predominância de práticas científicas que buscam associar as novas informações, à curiosidade e à indagação dos estudantes e práticas epistêmicas que buscam aproximar os conhecimentos científicos do cotidiano. Além disso, também se destacam as práticas epistêmicas relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, incluindo a realização de representações por meio da arte. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-19T06:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/280213 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001213361 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/280213 |
identifier_str_mv |
001213361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280213/2/001213361.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280213/1/001213361.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f48b2b82446e4075fccbae269d1636f 8311b26833d87c7a1299a27c241ed027 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447374818967552 |