Jogos de tabuleiros movimentando a escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206855 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia teve como objetivo analisar a aplicação dos jogos de tabuleiro no contexto escolar, em particular, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi feita uma pesquisa qualitativa com estudo de caso através do registro em diário de campo. Os jogos de tabuleiro, enquanto instrumento pedagógico foram explorados como uma alternativa para qualificar o processo de ensinoaprendizagem. O material para a aplicação da pesquisa foi obtido através do Programa de Extensão da UFRGS “Jogos Lógicos de Tabuleiro” (LoBoGames). A pergunta que dá origem a essa investigação é: Quais os benefícios e a viabilidade de inserção dos jogos de tabuleiros no currículo escolar?. A produção dos dados se deu na Escola Estadual Canadá, uma escola de tempo integral, situada em uma zona rural no município de Viamão, RS. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2019, uma vez por semana, com quatro turmas do 2º ao 5° ano, totalizando 17 encontros e com uma média de 27 alunos por turma. Os balizadores teóricos que sustentam este trabalho se aproximam de autores que discutem o jogo (HUIZINGA, 2014) e (CALLOIS, 2017), a escola (GARCIA, 2012) e (MOREIRA, 2013), e a aprendizagem (PIAGET, 1978) e (VYGOTSKY, 1991). Foram analisados aspectos do desenvolvimento da criança, tais como a autonomia, o interesse, a competitividade, o cognitivo e a socialização. Os resultados mostraram que não apenas esses jogos representam um instrumento pedagógico viável para ser inserido no currículo escolar, com imenso potencial educativo, como também traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento escolar. |
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