Jogos de tabuleiros movimentando a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Nilseia Lapresa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206855
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia teve como objetivo analisar a aplicação dos jogos de tabuleiro no contexto escolar, em particular, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi feita uma pesquisa qualitativa com estudo de caso através do registro em diário de campo. Os jogos de tabuleiro, enquanto instrumento pedagógico foram explorados como uma alternativa para qualificar o processo de ensinoaprendizagem. O material para a aplicação da pesquisa foi obtido através do Programa de Extensão da UFRGS “Jogos Lógicos de Tabuleiro” (LoBoGames). A pergunta que dá origem a essa investigação é: Quais os benefícios e a viabilidade de inserção dos jogos de tabuleiros no currículo escolar?. A produção dos dados se deu na Escola Estadual Canadá, uma escola de tempo integral, situada em uma zona rural no município de Viamão, RS. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2019, uma vez por semana, com quatro turmas do 2º ao 5° ano, totalizando 17 encontros e com uma média de 27 alunos por turma. Os balizadores teóricos que sustentam este trabalho se aproximam de autores que discutem o jogo (HUIZINGA, 2014) e (CALLOIS, 2017), a escola (GARCIA, 2012) e (MOREIRA, 2013), e a aprendizagem (PIAGET, 1978) e (VYGOTSKY, 1991). Foram analisados aspectos do desenvolvimento da criança, tais como a autonomia, o interesse, a competitividade, o cognitivo e a socialização. Os resultados mostraram que não apenas esses jogos representam um instrumento pedagógico viável para ser inserido no currículo escolar, com imenso potencial educativo, como também traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento escolar.
id UFRGS-2_a1b6c2c0a719f97ad459b8aaeeb170b0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206855
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribas, Nilseia LapresaGiordani, Liliane Ferrari2020-03-19T04:14:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/206855001113921O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia teve como objetivo analisar a aplicação dos jogos de tabuleiro no contexto escolar, em particular, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi feita uma pesquisa qualitativa com estudo de caso através do registro em diário de campo. Os jogos de tabuleiro, enquanto instrumento pedagógico foram explorados como uma alternativa para qualificar o processo de ensinoaprendizagem. O material para a aplicação da pesquisa foi obtido através do Programa de Extensão da UFRGS “Jogos Lógicos de Tabuleiro” (LoBoGames). A pergunta que dá origem a essa investigação é: Quais os benefícios e a viabilidade de inserção dos jogos de tabuleiros no currículo escolar?. A produção dos dados se deu na Escola Estadual Canadá, uma escola de tempo integral, situada em uma zona rural no município de Viamão, RS. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2019, uma vez por semana, com quatro turmas do 2º ao 5° ano, totalizando 17 encontros e com uma média de 27 alunos por turma. Os balizadores teóricos que sustentam este trabalho se aproximam de autores que discutem o jogo (HUIZINGA, 2014) e (CALLOIS, 2017), a escola (GARCIA, 2012) e (MOREIRA, 2013), e a aprendizagem (PIAGET, 1978) e (VYGOTSKY, 1991). Foram analisados aspectos do desenvolvimento da criança, tais como a autonomia, o interesse, a competitividade, o cognitivo e a socialização. Os resultados mostraram que não apenas esses jogos representam um instrumento pedagógico viável para ser inserido no currículo escolar, com imenso potencial educativo, como também traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento escolar.application/pdfporJogoSéries iniciaisEscolaAprendizagemJogos de tabuleiros movimentando a escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113921.pdf.txt001113921.pdf.txtExtracted Texttext/plain167896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206855/2/001113921.pdf.txt5b6759f7a0d895fdd9203626c5c3f639MD52ORIGINAL001113921.pdfTexto completoapplication/pdf2464144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206855/1/001113921.pdf5e902841f75cff7a70d3987e62b72981MD5110183/2068552020-03-20 04:14:01.19818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206855Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-20T07:14:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos de tabuleiros movimentando a escola
title Jogos de tabuleiros movimentando a escola
spellingShingle Jogos de tabuleiros movimentando a escola
Ribas, Nilseia Lapresa
Jogo
Séries iniciais
Escola
Aprendizagem
title_short Jogos de tabuleiros movimentando a escola
title_full Jogos de tabuleiros movimentando a escola
title_fullStr Jogos de tabuleiros movimentando a escola
title_full_unstemmed Jogos de tabuleiros movimentando a escola
title_sort Jogos de tabuleiros movimentando a escola
author Ribas, Nilseia Lapresa
author_facet Ribas, Nilseia Lapresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Nilseia Lapresa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
contributor_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Séries iniciais
Escola
Aprendizagem
topic Jogo
Séries iniciais
Escola
Aprendizagem
description O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia teve como objetivo analisar a aplicação dos jogos de tabuleiro no contexto escolar, em particular, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi feita uma pesquisa qualitativa com estudo de caso através do registro em diário de campo. Os jogos de tabuleiro, enquanto instrumento pedagógico foram explorados como uma alternativa para qualificar o processo de ensinoaprendizagem. O material para a aplicação da pesquisa foi obtido através do Programa de Extensão da UFRGS “Jogos Lógicos de Tabuleiro” (LoBoGames). A pergunta que dá origem a essa investigação é: Quais os benefícios e a viabilidade de inserção dos jogos de tabuleiros no currículo escolar?. A produção dos dados se deu na Escola Estadual Canadá, uma escola de tempo integral, situada em uma zona rural no município de Viamão, RS. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2019, uma vez por semana, com quatro turmas do 2º ao 5° ano, totalizando 17 encontros e com uma média de 27 alunos por turma. Os balizadores teóricos que sustentam este trabalho se aproximam de autores que discutem o jogo (HUIZINGA, 2014) e (CALLOIS, 2017), a escola (GARCIA, 2012) e (MOREIRA, 2013), e a aprendizagem (PIAGET, 1978) e (VYGOTSKY, 1991). Foram analisados aspectos do desenvolvimento da criança, tais como a autonomia, o interesse, a competitividade, o cognitivo e a socialização. Os resultados mostraram que não apenas esses jogos representam um instrumento pedagógico viável para ser inserido no currículo escolar, com imenso potencial educativo, como também traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento escolar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-19T04:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206855
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113921
url http://hdl.handle.net/10183/206855
identifier_str_mv 001113921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206855/2/001113921.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206855/1/001113921.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b6759f7a0d895fdd9203626c5c3f639
5e902841f75cff7a70d3987e62b72981
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447264225656832