Marketing digital para a hotelaria brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rafael Vivian Brites
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/73007
Resumo: O objetivo do presente trabalho é compreender de que forma o marketing digital está sendo utilizado pelas redes hoteleiras no Brasil. Para alcançar tal objetivo foi, inicialmente, feita uma fundamentação teórica sobre elementos do marketing digital tais quais: a internet, internet como ferramenta de marketing, mídias sociais, e-mail marketing, websites e landing pages, mobile marketing e marketing de busca. Além dos elementos citados também foi desenvolvida fundamentação teórica sobre marketing, e-commerce e marketing digital e e-commerce para hotelaria e turismo. Posteriormente foi realizado um estudo multicasos através de uma pesquisa qualitativa com profissionais de marketing de três redes hoteleiras brasileiras, além de um profissional de uma empresa fornecedora de serviços de marketing digital para a hotelaria, a fim de identificar a sua percepção sobre os temas abordados, bem como analisar a presença digital de suas empresas. Aliados aos dados obtidos com as entrevistas foram obtidos dados secundários através de artigos especializados e também dos websites e perfis em redes sociais das empresas analisadas. A análise dos dados permitiu compreender que os profissionais entrevistados possuem bom entendimento sobre os temas abordados e os aplicam constantemente em seus negócios, através de diversas estratégias. Porém, apesar de estarem otimistas em relação ao futuro das suas estratégias de marketing digital, atualmente não estão satisfeitos com o desempenho de tais estratégias. Essa insatisfação decorre de um investimento abaixo do ideal, além de uma baixa maturidade do mercado e da excessiva dependência junto às agências online de viagens. Conclui-se que as redes hoteleiras devem investir de forma mais profunda em ações de marketing digital através de investimentos em departamentos de marketing mais conectados ao mundo digital, ações que deem vantagens exclusivas aos seus clientes, estimulando a compra direta, sem a necessidade da intermediação de canais comissionados, além de investir em técnicas recentes de ações online como testagem de campanhas e plataformas mobile. Finalmente, é recomendada a aplicação dos conceitos abordados de forma a aumentar a rentabilidade das redes hoteleiras brasileiras, bem como melhorar cada vez mais a experiência dos viajantes a lazer ou a negócios no Brasil.
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Posteriormente foi realizado um estudo multicasos através de uma pesquisa qualitativa com profissionais de marketing de três redes hoteleiras brasileiras, além de um profissional de uma empresa fornecedora de serviços de marketing digital para a hotelaria, a fim de identificar a sua percepção sobre os temas abordados, bem como analisar a presença digital de suas empresas. Aliados aos dados obtidos com as entrevistas foram obtidos dados secundários através de artigos especializados e também dos websites e perfis em redes sociais das empresas analisadas. A análise dos dados permitiu compreender que os profissionais entrevistados possuem bom entendimento sobre os temas abordados e os aplicam constantemente em seus negócios, através de diversas estratégias. Porém, apesar de estarem otimistas em relação ao futuro das suas estratégias de marketing digital, atualmente não estão satisfeitos com o desempenho de tais estratégias. Essa insatisfação decorre de um investimento abaixo do ideal, além de uma baixa maturidade do mercado e da excessiva dependência junto às agências online de viagens. Conclui-se que as redes hoteleiras devem investir de forma mais profunda em ações de marketing digital através de investimentos em departamentos de marketing mais conectados ao mundo digital, ações que deem vantagens exclusivas aos seus clientes, estimulando a compra direta, sem a necessidade da intermediação de canais comissionados, além de investir em técnicas recentes de ações online como testagem de campanhas e plataformas mobile. Finalmente, é recomendada a aplicação dos conceitos abordados de forma a aumentar a rentabilidade das redes hoteleiras brasileiras, bem como melhorar cada vez mais a experiência dos viajantes a lazer ou a negócios no Brasil.This paper has as objective to understand how digital marketing is being used by the hotel chains in Brazil. To achieve this objective a theoretical basis was made about digital marketing elements, such as: internet, internet as marketing tool, social media, e-mail marketing, websites and landing pages, mobile marketing, search marketing and marketing for hospitality. A multicase study was made through a qualitative research with three brazilian hotel chains marketing professionals, in addition to an interview with a digital agency professional. The goal was to identify their perception about the subjects and to analyse the digital presence of their companies. Secondary data was obteined through websites and social media profiles of the chosen companies. The data analysis allowed to the author to understand that the interviewed professioanals have a good understanding of the subjects and apply them constantly in their business, through many kinds of strategies. However, despite being optimistics about the future of their digital marketing strategies, currently they are not satisfied with the results in this area. This happens because of low investments, low market maturity and excessive dependence to online travel agencies. The author concludes that the hotel chains should invest more in digital marketing strategies through higher investments on professionals, digital marketing efforts that gives unique advantages to their custumers and investment in recent online techiniques such as campaign testing and mobile platforms. Finaly, the application of this subjects is recommended, in order to increase the brazilian hotel chains profitability and improve the travelers experience.application/pdfporMarketing digitalRede hoteleiraDigital marketingE-commerceSocial mediaHospitalityTourismMarketing digital para a hotelaria brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891520.pdf000891520.pdfTexto completoapplication/pdf3370183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73007/1/000891520.pdf97d99656e08c891d6695ca51aa1b1af1MD51TEXT000891520.pdf.txt000891520.pdf.txtExtracted Texttext/plain164065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73007/2/000891520.pdf.txt8b71bd4548b7185c8a919d536d29bed5MD52THUMBNAIL000891520.pdf.jpg000891520.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73007/3/000891520.pdf.jpge2500d55cc7f2641ca12afab1be0e9ffMD5310183/730072018-10-15 08:20:32.055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/73007Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:20:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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