Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastiani, Jamile de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cardoso, Eduardo, Bruscato, Léia Miotto, Silva, Fábio Pinto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263587
Resumo: Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre a utilização de tecnologias 3D, como a digitalização 3D, a fabricação digital e a realidade aumentada, com o intuito de difundir o conhecimento voltado a educação patrimonial. O estudo possibilitou conhecer diferentes trabalhos relacionados a temática e a partir deles, perceber a importância de como a tecnologia interfere na manutenção de bens históricos, na gestão e na valorização do patrimônio, podendo ser utilizada não somente por técnicos especializados, mas sim pela população em geral. Por fim, percebe-se que a educação patrimonial e as tecnologias 3D, atuando de forma conjunta, podem constituir uma potente ferramenta para o conhecimento e a disseminação do patrimônio histórico pela comunidade em geral, estimulando os sentidos e promovendo o sentimento de pertencimento por meio de novas formas de interação e engajamento.
id UFRGS-2_a1df43c0a13d092b0807f80ca5d66b88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263587
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bastiani, Jamile deCardoso, EduardoBruscato, Léia MiottoSilva, Fábio Pinto da2023-08-16T03:32:19Z20232526-3943http://hdl.handle.net/10183/263587001173526Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre a utilização de tecnologias 3D, como a digitalização 3D, a fabricação digital e a realidade aumentada, com o intuito de difundir o conhecimento voltado a educação patrimonial. O estudo possibilitou conhecer diferentes trabalhos relacionados a temática e a partir deles, perceber a importância de como a tecnologia interfere na manutenção de bens históricos, na gestão e na valorização do patrimônio, podendo ser utilizada não somente por técnicos especializados, mas sim pela população em geral. Por fim, percebe-se que a educação patrimonial e as tecnologias 3D, atuando de forma conjunta, podem constituir uma potente ferramenta para o conhecimento e a disseminação do patrimônio histórico pela comunidade em geral, estimulando os sentidos e promovendo o sentimento de pertencimento por meio de novas formas de interação e engajamento.This study deals with a literature review on the use of 3D technologies, such as 3D scanning, digital fabrication and augmented reality, with the aim of disseminating knowledge focused on heritage education. The study made it possible to know different works related to the theme and from them, to perceive the importance of how technology interferes in the maintenance of historical assets, in the management and preservation of heritage, and can be used not only by specialized technicians, but by the population in general . Finally, it is clear that heritage education and 3D technologies, coexisting together, can be a powerful tool for knowledge and dissemination of historical heritage throughout the community in general, stimulating the senses and promoting a sense of belonging through of new forms of interaction and engagement.application/pdfporRevista Campo da História. Curitiba. Vol. 8, n. 2 (2023), p. 609-625Tecnologias digitaisPatrimônio históricoEducação patrimonialRevisão bibliográficaHistorical heritageHeritage educationDigital technologiesLiterature reviewHeritage preservation.Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literaturaDigital technologies applied to historical heritage and heritage education : a literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173526.pdf.txt001173526.pdf.txtExtracted Texttext/plain43312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263587/2/001173526.pdf.txt5e595198bdf957db4afda3971c7aad08MD52ORIGINAL001173526.pdfTexto completoapplication/pdf221982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263587/1/001173526.pdf5e1dd46fec9d994149b81dded09b80b7MD5110183/2635872024-05-25 06:48:31.667109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:48:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital technologies applied to historical heritage and heritage education : a literature review
title Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
spellingShingle Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
Bastiani, Jamile de
Tecnologias digitais
Patrimônio histórico
Educação patrimonial
Revisão bibliográfica
Historical heritage
Heritage education
Digital technologies
Literature review
Heritage preservation.
title_short Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
title_full Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
title_fullStr Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
title_sort Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
author Bastiani, Jamile de
author_facet Bastiani, Jamile de
Cardoso, Eduardo
Bruscato, Léia Miotto
Silva, Fábio Pinto da
author_role author
author2 Cardoso, Eduardo
Bruscato, Léia Miotto
Silva, Fábio Pinto da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastiani, Jamile de
Cardoso, Eduardo
Bruscato, Léia Miotto
Silva, Fábio Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Patrimônio histórico
Educação patrimonial
Revisão bibliográfica
topic Tecnologias digitais
Patrimônio histórico
Educação patrimonial
Revisão bibliográfica
Historical heritage
Heritage education
Digital technologies
Literature review
Heritage preservation.
dc.subject.eng.fl_str_mv Historical heritage
Heritage education
Digital technologies
Literature review
Heritage preservation.
description Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre a utilização de tecnologias 3D, como a digitalização 3D, a fabricação digital e a realidade aumentada, com o intuito de difundir o conhecimento voltado a educação patrimonial. O estudo possibilitou conhecer diferentes trabalhos relacionados a temática e a partir deles, perceber a importância de como a tecnologia interfere na manutenção de bens históricos, na gestão e na valorização do patrimônio, podendo ser utilizada não somente por técnicos especializados, mas sim pela população em geral. Por fim, percebe-se que a educação patrimonial e as tecnologias 3D, atuando de forma conjunta, podem constituir uma potente ferramenta para o conhecimento e a disseminação do patrimônio histórico pela comunidade em geral, estimulando os sentidos e promovendo o sentimento de pertencimento por meio de novas formas de interação e engajamento.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-16T03:32:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263587
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-3943
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173526
identifier_str_mv 2526-3943
001173526
url http://hdl.handle.net/10183/263587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Campo da História. Curitiba. Vol. 8, n. 2 (2023), p. 609-625
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263587/2/001173526.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263587/1/001173526.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e595198bdf957db4afda3971c7aad08
5e1dd46fec9d994149b81dded09b80b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225096072790016