Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263587 |
Resumo: | Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre a utilização de tecnologias 3D, como a digitalização 3D, a fabricação digital e a realidade aumentada, com o intuito de difundir o conhecimento voltado a educação patrimonial. O estudo possibilitou conhecer diferentes trabalhos relacionados a temática e a partir deles, perceber a importância de como a tecnologia interfere na manutenção de bens históricos, na gestão e na valorização do patrimônio, podendo ser utilizada não somente por técnicos especializados, mas sim pela população em geral. Por fim, percebe-se que a educação patrimonial e as tecnologias 3D, atuando de forma conjunta, podem constituir uma potente ferramenta para o conhecimento e a disseminação do patrimônio histórico pela comunidade em geral, estimulando os sentidos e promovendo o sentimento de pertencimento por meio de novas formas de interação e engajamento. |
id |
UFRGS-2_a1df43c0a13d092b0807f80ca5d66b88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263587 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bastiani, Jamile deCardoso, EduardoBruscato, Léia MiottoSilva, Fábio Pinto da2023-08-16T03:32:19Z20232526-3943http://hdl.handle.net/10183/263587001173526Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre a utilização de tecnologias 3D, como a digitalização 3D, a fabricação digital e a realidade aumentada, com o intuito de difundir o conhecimento voltado a educação patrimonial. O estudo possibilitou conhecer diferentes trabalhos relacionados a temática e a partir deles, perceber a importância de como a tecnologia interfere na manutenção de bens históricos, na gestão e na valorização do patrimônio, podendo ser utilizada não somente por técnicos especializados, mas sim pela população em geral. Por fim, percebe-se que a educação patrimonial e as tecnologias 3D, atuando de forma conjunta, podem constituir uma potente ferramenta para o conhecimento e a disseminação do patrimônio histórico pela comunidade em geral, estimulando os sentidos e promovendo o sentimento de pertencimento por meio de novas formas de interação e engajamento.This study deals with a literature review on the use of 3D technologies, such as 3D scanning, digital fabrication and augmented reality, with the aim of disseminating knowledge focused on heritage education. The study made it possible to know different works related to the theme and from them, to perceive the importance of how technology interferes in the maintenance of historical assets, in the management and preservation of heritage, and can be used not only by specialized technicians, but by the population in general . Finally, it is clear that heritage education and 3D technologies, coexisting together, can be a powerful tool for knowledge and dissemination of historical heritage throughout the community in general, stimulating the senses and promoting a sense of belonging through of new forms of interaction and engagement.application/pdfporRevista Campo da História. Curitiba. Vol. 8, n. 2 (2023), p. 609-625Tecnologias digitaisPatrimônio históricoEducação patrimonialRevisão bibliográficaHistorical heritageHeritage educationDigital technologiesLiterature reviewHeritage preservation.Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literaturaDigital technologies applied to historical heritage and heritage education : a literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173526.pdf.txt001173526.pdf.txtExtracted Texttext/plain43312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263587/2/001173526.pdf.txt5e595198bdf957db4afda3971c7aad08MD52ORIGINAL001173526.pdfTexto completoapplication/pdf221982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263587/1/001173526.pdf5e1dd46fec9d994149b81dded09b80b7MD5110183/2635872024-05-25 06:48:31.667109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263587Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-05-25T09:48:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital technologies applied to historical heritage and heritage education : a literature review |
title |
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura Bastiani, Jamile de Tecnologias digitais Patrimônio histórico Educação patrimonial Revisão bibliográfica Historical heritage Heritage education Digital technologies Literature review Heritage preservation. |
title_short |
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura |
title_full |
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura |
title_sort |
Tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico e à educação patrimonial : uma revisão da literatura |
author |
Bastiani, Jamile de |
author_facet |
Bastiani, Jamile de Cardoso, Eduardo Bruscato, Léia Miotto Silva, Fábio Pinto da |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eduardo Bruscato, Léia Miotto Silva, Fábio Pinto da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastiani, Jamile de Cardoso, Eduardo Bruscato, Léia Miotto Silva, Fábio Pinto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Patrimônio histórico Educação patrimonial Revisão bibliográfica |
topic |
Tecnologias digitais Patrimônio histórico Educação patrimonial Revisão bibliográfica Historical heritage Heritage education Digital technologies Literature review Heritage preservation. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Historical heritage Heritage education Digital technologies Literature review Heritage preservation. |
description |
Este estudo trata de uma revisão de literatura sobre a utilização de tecnologias 3D, como a digitalização 3D, a fabricação digital e a realidade aumentada, com o intuito de difundir o conhecimento voltado a educação patrimonial. O estudo possibilitou conhecer diferentes trabalhos relacionados a temática e a partir deles, perceber a importância de como a tecnologia interfere na manutenção de bens históricos, na gestão e na valorização do patrimônio, podendo ser utilizada não somente por técnicos especializados, mas sim pela população em geral. Por fim, percebe-se que a educação patrimonial e as tecnologias 3D, atuando de forma conjunta, podem constituir uma potente ferramenta para o conhecimento e a disseminação do patrimônio histórico pela comunidade em geral, estimulando os sentidos e promovendo o sentimento de pertencimento por meio de novas formas de interação e engajamento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-16T03:32:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263587 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-3943 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173526 |
identifier_str_mv |
2526-3943 001173526 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Campo da História. Curitiba. Vol. 8, n. 2 (2023), p. 609-625 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263587/2/001173526.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263587/1/001173526.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e595198bdf957db4afda3971c7aad08 5e1dd46fec9d994149b81dded09b80b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725170200084480 |