Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143965 |
Resumo: | Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate “Segunda Língua” vs. “Língua Estrangeira”; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio “percepção”-“inteligibilidade”. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2. |
id |
UFRGS-2_a2230fcdc837a85081f38e31265b40e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143965 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Ubiratã KickhöfelSilva, Adelaide H.P.2016-07-26T02:18:22Z20161806-4906http://hdl.handle.net/10183/143965000997612Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate “Segunda Língua” vs. “Língua Estrangeira”; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio “percepção”-“inteligibilidade”. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.In this article, we discuss the theoretical tenets of the direct realist and ecological approach that guide the Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2), (BEST, TYLER, 2007), aiming to highlight the core assumptions and the theoretical and methodological challenges deriving from this model. We address the following aspects: (i) the harmony between the theoretical basis employed in PAM-L2 and the performance of laboratory studies; (ii) the explanatory power of the model when dealing with the process of grapho-phonic-phonological transfer; (iii) the ecological approach and the debate between ‘Second’ and ‘Foreign’ Language Acquisition; (iv) the use or not of the model in perceptual training studies; (v) the ecological approach and the discussions on ‘speech perception’- and ‘intelligibility’. We believe that the present discussion may raise awareness among L2 researchers about the core theoretical bases which guide this perceptual model.application/pdfporRevista do GEL. Araraquara, SP. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 107-131Aquisição de segunda línguaLíngua estrangeiraSpeech perceptionSL/FL AcquisitionEcological approach to perceptionDirect realismImplicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológicoImplications of a Direct Realist view for PAM-L2 : theoretical and methodological challengesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000997612.pdf000997612.pdfTexto completoapplication/pdf626442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/1/000997612.pdf10679f7158efee43a5dd6877612de60cMD51TEXT000997612.pdf.txt000997612.pdf.txtExtracted Texttext/plain73950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/2/000997612.pdf.txt29bd6d89410de92dd73ee10a4d143e12MD52THUMBNAIL000997612.pdf.jpg000997612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/3/000997612.pdf.jpg864152222ee4ccc651a0a21a9fa3a2edMD5310183/1439652022-11-05 04:50:54.650701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143965Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:50:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Implications of a Direct Realist view for PAM-L2 : theoretical and methodological challenges |
title |
Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico |
spellingShingle |
Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico Alves, Ubiratã Kickhöfel Aquisição de segunda língua Língua estrangeira Speech perception SL/FL Acquisition Ecological approach to perception Direct realism |
title_short |
Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico |
title_full |
Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico |
title_fullStr |
Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico |
title_full_unstemmed |
Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico |
title_sort |
Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico |
author |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author_facet |
Alves, Ubiratã Kickhöfel Silva, Adelaide H.P. |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adelaide H.P. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ubiratã Kickhöfel Silva, Adelaide H.P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição de segunda língua Língua estrangeira |
topic |
Aquisição de segunda língua Língua estrangeira Speech perception SL/FL Acquisition Ecological approach to perception Direct realism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Speech perception SL/FL Acquisition Ecological approach to perception Direct realism |
description |
Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate “Segunda Língua” vs. “Língua Estrangeira”; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio “percepção”-“inteligibilidade”. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-26T02:18:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143965 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-4906 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000997612 |
identifier_str_mv |
1806-4906 000997612 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista do GEL. Araraquara, SP. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 107-131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/1/000997612.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/2/000997612.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/3/000997612.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10679f7158efee43a5dd6877612de60c 29bd6d89410de92dd73ee10a4d143e12 864152222ee4ccc651a0a21a9fa3a2ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224904767438848 |