Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Adelaide H.P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143965
Resumo: Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate “Segunda Língua” vs. “Língua Estrangeira”; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio “percepção”-“inteligibilidade”. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.
id UFRGS-2_a2230fcdc837a85081f38e31265b40e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143965
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Ubiratã KickhöfelSilva, Adelaide H.P.2016-07-26T02:18:22Z20161806-4906http://hdl.handle.net/10183/143965000997612Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate “Segunda Língua” vs. “Língua Estrangeira”; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio “percepção”-“inteligibilidade”. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.In this article, we discuss the theoretical tenets of the direct realist and ecological approach that guide the Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2), (BEST, TYLER, 2007), aiming to highlight the core assumptions and the theoretical and methodological challenges deriving from this model. We address the following aspects: (i) the harmony between the theoretical basis employed in PAM-L2 and the performance of laboratory studies; (ii) the explanatory power of the model when dealing with the process of grapho-phonic-phonological transfer; (iii) the ecological approach and the debate between ‘Second’ and ‘Foreign’ Language Acquisition; (iv) the use or not of the model in perceptual training studies; (v) the ecological approach and the discussions on ‘speech perception’- and ‘intelligibility’. We believe that the present discussion may raise awareness among L2 researchers about the core theoretical bases which guide this perceptual model.application/pdfporRevista do GEL. Araraquara, SP. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 107-131Aquisição de segunda línguaLíngua estrangeiraSpeech perceptionSL/FL AcquisitionEcological approach to perceptionDirect realismImplicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológicoImplications of a Direct Realist view for PAM-L2 : theoretical and methodological challengesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000997612.pdf000997612.pdfTexto completoapplication/pdf626442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/1/000997612.pdf10679f7158efee43a5dd6877612de60cMD51TEXT000997612.pdf.txt000997612.pdf.txtExtracted Texttext/plain73950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/2/000997612.pdf.txt29bd6d89410de92dd73ee10a4d143e12MD52THUMBNAIL000997612.pdf.jpg000997612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/3/000997612.pdf.jpg864152222ee4ccc651a0a21a9fa3a2edMD5310183/1439652022-11-05 04:50:54.650701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143965Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:50:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Implications of a Direct Realist view for PAM-L2 : theoretical and methodological challenges
title Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
spellingShingle Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Aquisição de segunda língua
Língua estrangeira
Speech perception
SL/FL Acquisition
Ecological approach to perception
Direct realism
title_short Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
title_full Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
title_fullStr Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
title_full_unstemmed Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
title_sort Implicações de uma perspectiva realista direta para o PAM-L2 : desafios teórico-metodológico
author Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_facet Alves, Ubiratã Kickhöfel
Silva, Adelaide H.P.
author_role author
author2 Silva, Adelaide H.P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ubiratã Kickhöfel
Silva, Adelaide H.P.
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de segunda língua
Língua estrangeira
topic Aquisição de segunda língua
Língua estrangeira
Speech perception
SL/FL Acquisition
Ecological approach to perception
Direct realism
dc.subject.eng.fl_str_mv Speech perception
SL/FL Acquisition
Ecological approach to perception
Direct realism
description Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate “Segunda Língua” vs. “Língua Estrangeira”; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio “percepção”-“inteligibilidade”. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-26T02:18:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143965
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-4906
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000997612
identifier_str_mv 1806-4906
000997612
url http://hdl.handle.net/10183/143965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista do GEL. Araraquara, SP. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 107-131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/1/000997612.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/2/000997612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143965/3/000997612.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 10679f7158efee43a5dd6877612de60c
29bd6d89410de92dd73ee10a4d143e12
864152222ee4ccc651a0a21a9fa3a2ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224904767438848