IMPLICAÇÕES DE UMA PERSPECTIVA REALISTA DIRETA PARA O PAM-L2: DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Adelaide Hercília Pescatori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/837
Resumo: Neste trabalho, discutimos as premissas de base realista direta e ecológica do Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2) (BEST; TYLER, 2007), de modo a apontar os principais aspectos, bem como os desafios teórico-metodológicos, advindos da concepção adotada pelo modelo. A discussão será alicerçada a partir dos seguintes pontos de discussão: (i) a consonância entre a teoria de base do PAM-L2 e a realização de estudos laboratoriais; (ii) o poder explanatório do modelo frente à questão da transferência grafo-fônico-fonológica; (iii) a concepção ecológica e o debate ‘Segunda Língua’ vs. ‘Língua Estrangeira’; (iv) a aplicação ou não do modelo frente a estudos de treinamento perceptual; (v) a noção ecológica frente ao binômio ‘percepção’-‘inteligibilidade’. Esperamos, com o presente trabalho, proporcionar um entendimento maior, por parte dos pesquisadores, acerca das teorias de base e da concepção de língua que regem o PAM-L2.
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