Cultura do cancelamento: uma discussão do fenômeno e suas nuances através da repercussão no Twitter da participação de Karol Conká no BBB21
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240232 |
Resumo: | Cultura do cancelamento é um termo que vem sendo progressivamente utilizado nos ambientes digitais. O significado da expressão diz respeito ao comportamento punitivo e vigilante de usuários de redes sociais digitais em torno das atitudes, posicionamentos e discursos potencialmente danosos aos grupos sociais minorizados, sobretudo vindo de indivíduos com exposição midiática como celebridades e figuras públicas. Tendo em vista as controvérsias geradas a partir do tema, esta pesquisa, de natureza exploratória, tem como objetivo geral analisar os sentidos empregados a respeito da cultura do cancelamento na plataforma digital Twitter, a partir do estudo de caso da participação da cantora Karol Conká no reality show Big Brother Brasil 2021. Busca-se aprofundar as nuances e os efeitos do cancelamento para a sociedade e para o comportamento dos usuários digitais. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, estudo de caso e análise de conteúdo. Para a análise dos dados partiu-se da coleta de comentários feitos sobre a cantora na rede social Twitter, por meio de palavras-chaves pelo próprio mecanismo de busca da plataforma, à luz das seguintes categorias: justiça social; linchamento virtual e rupturas de afeto; e pressão social e censura. Essas categorias, compreendidas dentro de autores como Clark (2020), Norris (2021) e Saint-Louis (2021), auxiliaram no desenvolvimento de uma estrutura teórica que conduziu ao entendimento do comportamento da cultura do cancelamento no caso estudado. De forma geral, foi possível concluir que as ações de cancelamento pelo Twitter configuram mobilizações sociais autônomas, advindas dos processos de ativismo digital, que buscam por meio da ação coletiva exercer pressão social sobre àqueles que desvirtuam de determinados pilares éticos e político-identitários, em uma tentativa de romper a ineficácia das ações legais dos órgãos públicos. Essas ações provocam efeitos significativos no comportamento dos usuários digitais, principalmente nos que engajam em discussões sociais, que se sentem pressionados a mostrarem um maior senso de justiça social. É possível concluir também que cultura do cancelamento, por vezes, instiga os usuários a engajarem em movimentos coletivos de linchamento virtual e boicote, contribuindo para que determinados usuários, com medo da rejeição, embarquem em um processo de espiral de silêncio. |
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Boldt, VictorNunes, Ana Karin2022-06-14T04:43:25Z2022http://hdl.handle.net/10183/240232001142762Cultura do cancelamento é um termo que vem sendo progressivamente utilizado nos ambientes digitais. O significado da expressão diz respeito ao comportamento punitivo e vigilante de usuários de redes sociais digitais em torno das atitudes, posicionamentos e discursos potencialmente danosos aos grupos sociais minorizados, sobretudo vindo de indivíduos com exposição midiática como celebridades e figuras públicas. Tendo em vista as controvérsias geradas a partir do tema, esta pesquisa, de natureza exploratória, tem como objetivo geral analisar os sentidos empregados a respeito da cultura do cancelamento na plataforma digital Twitter, a partir do estudo de caso da participação da cantora Karol Conká no reality show Big Brother Brasil 2021. Busca-se aprofundar as nuances e os efeitos do cancelamento para a sociedade e para o comportamento dos usuários digitais. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, estudo de caso e análise de conteúdo. Para a análise dos dados partiu-se da coleta de comentários feitos sobre a cantora na rede social Twitter, por meio de palavras-chaves pelo próprio mecanismo de busca da plataforma, à luz das seguintes categorias: justiça social; linchamento virtual e rupturas de afeto; e pressão social e censura. Essas categorias, compreendidas dentro de autores como Clark (2020), Norris (2021) e Saint-Louis (2021), auxiliaram no desenvolvimento de uma estrutura teórica que conduziu ao entendimento do comportamento da cultura do cancelamento no caso estudado. De forma geral, foi possível concluir que as ações de cancelamento pelo Twitter configuram mobilizações sociais autônomas, advindas dos processos de ativismo digital, que buscam por meio da ação coletiva exercer pressão social sobre àqueles que desvirtuam de determinados pilares éticos e político-identitários, em uma tentativa de romper a ineficácia das ações legais dos órgãos públicos. Essas ações provocam efeitos significativos no comportamento dos usuários digitais, principalmente nos que engajam em discussões sociais, que se sentem pressionados a mostrarem um maior senso de justiça social. É possível concluir também que cultura do cancelamento, por vezes, instiga os usuários a engajarem em movimentos coletivos de linchamento virtual e boicote, contribuindo para que determinados usuários, com medo da rejeição, embarquem em um processo de espiral de silêncio.Cancel culture is a term that has been progressively used in digital environments. The meaning of the expression concerns the punitive and vigilant behavior of users of digital social networks around attitudes, positions and speeches that are potentially harmful to social minorities, especially from individuals with media exposure such as celebrities and public figures. Based on the controversies around the theme, this research, of an exploratory nature, has the general objective of analyzing the meanings used regarding the culture of cancellation in the digital platform Twitter, from the case study of the participation of the singer Karol Conká in the reality show Big Brother Brasil 2021. It seeks to deepen the nuances and effects of cancellation for society and the behavior of digital users. The methodology used was bibliographic research, case study and discourse analysis. For data analysis, we started with the collection of comments made about the singer on the social network Twitter, through keyword searching on the platform's search engine, in the light of the following categories: social justice; virtual lynching and ruptures of affection; and social pressure and censorship. These categories, based of the works of Clark (2020), Norris (2021), and Saint-Louis (2021), helped in the development of a theoretical framework that led to the understanding of the behavior of the cancellation culture in the case studied. In general terms, it was possible to conclude that the actions of cancellation by Twitter configure autonomous social mobilizations, arising from the processes of digital activism, which seek to exert social pressure through collective action on those who distort certain ethical and political-identitary pillars, in an attempt to break the ineffectiveness of legal sanctions. These actions have significant effects on the behavior of digital users, especially those who engage in social discussions, who feel pressured to show an increased sense of social justice. It’s possible to say as well that the culture of cancellation sometimes encourages users to engage in collective movements of virtual lynching and boycott, contributing to certain users, fearing rejection, to embark on a spiral of silence.application/pdfporRedes sociaisCultura do cancelamentoTwitter (Site)Cancel cultureCancellingDigital activismSocial networksBig BrotherCultura do cancelamento: uma discussão do fenômeno e suas nuances através da repercussão no Twitter da participação de Karol Conká no BBB21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142762.pdf.txt001142762.pdf.txtExtracted Texttext/plain193455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240232/2/001142762.pdf.txt7266cb39f624d43294ee0aba8af63f25MD52ORIGINAL001142762.pdfTexto completoapplication/pdf2944490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240232/1/001142762.pdf2fc26486779e19963de3395e4e524e5dMD5110183/2402322022-06-17 04:47:24.860915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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