Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaresi, Yazana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114828
Resumo: Este trabalho advém de uma necessidade enquanto aluna-professora de criar práticas para o ensino de Geografia que foquem e deem importância ao lugar, propiciando ao educando a possibilidade de experienciar pontos não convencionais da cidade que ele habita - aos quais, por vezes, o aluno pode até já ter conhecido - mas sem torná-los lugares afetivos para esse. Cabe aqui ressaltar, que o objetivo de trazer a relevância do lugar para esta disciplina na sala de aula, incide em acreditar que a escola não é a única fonte do conhecimento geográfico; e muito menos o professor e o livro didático o são; levando para a sala de aula assim, a multiplicidade de geografias que cada um carrega em si e que constituem parte essencial para que a Geografia como matéria, se torne mais próxima do aluno. Este trabalho traz em seu objetivo também, o uso e a experiência de pontos da cidade - explicitados aqui pela rodoviária - que não se fazem tão rotineiros, tão afetivos ou até que não se façam tão importantes na perspectiva de muitos alunos, mas que estando postos na cidade, são impregnados de sujeitos, de personagens que (re)fazem aquele cenário rotineiramente e que possuem estórias que situam-se em espaços e paisagens que são transportadas na memória, mesmo que a distância geográfica quantitativa em quilômetros se faça pertinente. Por isso, a rodoviária é palco para essa busca e conhecimento de experienciar novos lugares e personagens que a sala de aula torna invisível por não estarem abarcados pelo ensino de Geografia que se faz dentro da escola. A finalidade deste trabalho é fazer com que aquele ambiente que passamos cotidianamente, no qual muitas vezes não percebemos as significações carregadas por ele, se torne um lugar com códigos novos, com uma representação nova e com signos diferenciados; e que estes se apresentem - dentro e fora da sala de aula - como as geografias que cada um carrega.
id UFRGS-2_a23f1cac18454077ba9c21ad2af3a06b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114828
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guaresi, YazanaRego, Nelson2015-04-03T02:00:00Z2014http://hdl.handle.net/10183/114828000955694Este trabalho advém de uma necessidade enquanto aluna-professora de criar práticas para o ensino de Geografia que foquem e deem importância ao lugar, propiciando ao educando a possibilidade de experienciar pontos não convencionais da cidade que ele habita - aos quais, por vezes, o aluno pode até já ter conhecido - mas sem torná-los lugares afetivos para esse. Cabe aqui ressaltar, que o objetivo de trazer a relevância do lugar para esta disciplina na sala de aula, incide em acreditar que a escola não é a única fonte do conhecimento geográfico; e muito menos o professor e o livro didático o são; levando para a sala de aula assim, a multiplicidade de geografias que cada um carrega em si e que constituem parte essencial para que a Geografia como matéria, se torne mais próxima do aluno. Este trabalho traz em seu objetivo também, o uso e a experiência de pontos da cidade - explicitados aqui pela rodoviária - que não se fazem tão rotineiros, tão afetivos ou até que não se façam tão importantes na perspectiva de muitos alunos, mas que estando postos na cidade, são impregnados de sujeitos, de personagens que (re)fazem aquele cenário rotineiramente e que possuem estórias que situam-se em espaços e paisagens que são transportadas na memória, mesmo que a distância geográfica quantitativa em quilômetros se faça pertinente. Por isso, a rodoviária é palco para essa busca e conhecimento de experienciar novos lugares e personagens que a sala de aula torna invisível por não estarem abarcados pelo ensino de Geografia que se faz dentro da escola. A finalidade deste trabalho é fazer com que aquele ambiente que passamos cotidianamente, no qual muitas vezes não percebemos as significações carregadas por ele, se torne um lugar com códigos novos, com uma representação nova e com signos diferenciados; e que estes se apresentem - dentro e fora da sala de aula - como as geografias que cada um carrega.application/pdfporEnsino de geografiaLugarEntre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955694.pdf000955694.pdfTexto completoapplication/pdf457800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114828/1/000955694.pdf3bbac2507c87f32c028823d6534c38e8MD51TEXT000955694.pdf.txt000955694.pdf.txtExtracted Texttext/plain93244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114828/2/000955694.pdf.txt8261d960936b2afdaaf8f37b64b2c7cfMD52THUMBNAIL000955694.pdf.jpg000955694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114828/3/000955694.pdf.jpg2adea5994efd734ade35b64c07c22d3cMD5310183/1148282018-10-19 10:13:56.894oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:13:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia
title Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia
spellingShingle Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia
Guaresi, Yazana
Ensino de geografia
Lugar
title_short Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia
title_full Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia
title_fullStr Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia
title_full_unstemmed Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia
title_sort Entre chegadas e partidas : a rodoviária como lugar para o ensino de geografia
author Guaresi, Yazana
author_facet Guaresi, Yazana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guaresi, Yazana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Nelson
contributor_str_mv Rego, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Lugar
topic Ensino de geografia
Lugar
description Este trabalho advém de uma necessidade enquanto aluna-professora de criar práticas para o ensino de Geografia que foquem e deem importância ao lugar, propiciando ao educando a possibilidade de experienciar pontos não convencionais da cidade que ele habita - aos quais, por vezes, o aluno pode até já ter conhecido - mas sem torná-los lugares afetivos para esse. Cabe aqui ressaltar, que o objetivo de trazer a relevância do lugar para esta disciplina na sala de aula, incide em acreditar que a escola não é a única fonte do conhecimento geográfico; e muito menos o professor e o livro didático o são; levando para a sala de aula assim, a multiplicidade de geografias que cada um carrega em si e que constituem parte essencial para que a Geografia como matéria, se torne mais próxima do aluno. Este trabalho traz em seu objetivo também, o uso e a experiência de pontos da cidade - explicitados aqui pela rodoviária - que não se fazem tão rotineiros, tão afetivos ou até que não se façam tão importantes na perspectiva de muitos alunos, mas que estando postos na cidade, são impregnados de sujeitos, de personagens que (re)fazem aquele cenário rotineiramente e que possuem estórias que situam-se em espaços e paisagens que são transportadas na memória, mesmo que a distância geográfica quantitativa em quilômetros se faça pertinente. Por isso, a rodoviária é palco para essa busca e conhecimento de experienciar novos lugares e personagens que a sala de aula torna invisível por não estarem abarcados pelo ensino de Geografia que se faz dentro da escola. A finalidade deste trabalho é fazer com que aquele ambiente que passamos cotidianamente, no qual muitas vezes não percebemos as significações carregadas por ele, se torne um lugar com códigos novos, com uma representação nova e com signos diferenciados; e que estes se apresentem - dentro e fora da sala de aula - como as geografias que cada um carrega.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-03T02:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114828
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955694
url http://hdl.handle.net/10183/114828
identifier_str_mv 000955694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114828/1/000955694.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114828/2/000955694.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114828/3/000955694.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bbac2507c87f32c028823d6534c38e8
8261d960936b2afdaaf8f37b64b2c7cf
2adea5994efd734ade35b64c07c22d3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447145043460096