Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luiz Eugênio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Angélica Mara de Lima, Santos, Joanna Luísa Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2160
Resumo: A Geografia do Lugar é uma estratégia interessante para o desenvolvimento de prática no ensino de Geografia. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento do modelo tradicional e mnemônico atribuído a Geografia ao longo do tempo, assim como possibilitar maior evidência aos recursos pedagógicos disponíveis. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver dois jogos pedagógicos para o ensino de Geografia do Lugar, um em plataforma física e o outro em digital, considerando a cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, além de revisão bibliográfica acerca da temática pesquisada que destaca autores como Almeida (1987), Breda (2013) e Huizinga (2000), foi realizado levantamento de jogos destinados ao ensino-aprendizagem de Geografia, bem como  outros que não têm propriamente finalidades didáticas contudo bem podem ser utilizados para este fim. Os resultados apresentam estes recursos, sua aplicabilidade e viabilidade comprovadas em testes, além de perspectivas para socialização. Foi possível constatar que os jogos são ferramentas pedagógicas de notável valorização na atualidade, quando assumem uma abordagem inovadora associada a realidade próxima dos estudantes.
id CP2-1_429ef5cc77478426851bb1c369f6a093
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2160
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugarEnsino de GeografiaLugarJogos Pedagógicos.Ensino de GeografiaEducação GeográficaA Geografia do Lugar é uma estratégia interessante para o desenvolvimento de prática no ensino de Geografia. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento do modelo tradicional e mnemônico atribuído a Geografia ao longo do tempo, assim como possibilitar maior evidência aos recursos pedagógicos disponíveis. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver dois jogos pedagógicos para o ensino de Geografia do Lugar, um em plataforma física e o outro em digital, considerando a cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, além de revisão bibliográfica acerca da temática pesquisada que destaca autores como Almeida (1987), Breda (2013) e Huizinga (2000), foi realizado levantamento de jogos destinados ao ensino-aprendizagem de Geografia, bem como  outros que não têm propriamente finalidades didáticas contudo bem podem ser utilizados para este fim. Os resultados apresentam estes recursos, sua aplicabilidade e viabilidade comprovadas em testes, além de perspectivas para socialização. Foi possível constatar que os jogos são ferramentas pedagógicas de notável valorização na atualidade, quando assumem uma abordagem inovadora associada a realidade próxima dos estudantes.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2160Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 65-732358-446710.33025/grgcp2.v5i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2160/1683Carvalho, Luiz EugênioDias, Angélica Mara de LimaSantos, Joanna Luísa Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:41:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2160Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-14T14:41:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
title Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
spellingShingle Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
Carvalho, Luiz Eugênio
Ensino de Geografia
Lugar
Jogos Pedagógicos.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
title_short Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
title_full Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
title_fullStr Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
title_full_unstemmed Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
title_sort Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
author Carvalho, Luiz Eugênio
author_facet Carvalho, Luiz Eugênio
Dias, Angélica Mara de Lima
Santos, Joanna Luísa Barros
author_role author
author2 Dias, Angélica Mara de Lima
Santos, Joanna Luísa Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luiz Eugênio
Dias, Angélica Mara de Lima
Santos, Joanna Luísa Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Lugar
Jogos Pedagógicos.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
topic Ensino de Geografia
Lugar
Jogos Pedagógicos.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
description A Geografia do Lugar é uma estratégia interessante para o desenvolvimento de prática no ensino de Geografia. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento do modelo tradicional e mnemônico atribuído a Geografia ao longo do tempo, assim como possibilitar maior evidência aos recursos pedagógicos disponíveis. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver dois jogos pedagógicos para o ensino de Geografia do Lugar, um em plataforma física e o outro em digital, considerando a cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, além de revisão bibliográfica acerca da temática pesquisada que destaca autores como Almeida (1987), Breda (2013) e Huizinga (2000), foi realizado levantamento de jogos destinados ao ensino-aprendizagem de Geografia, bem como  outros que não têm propriamente finalidades didáticas contudo bem podem ser utilizados para este fim. Os resultados apresentam estes recursos, sua aplicabilidade e viabilidade comprovadas em testes, além de perspectivas para socialização. Foi possível constatar que os jogos são ferramentas pedagógicas de notável valorização na atualidade, quando assumem uma abordagem inovadora associada a realidade próxima dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2160
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2160/1683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 65-73
2358-4467
10.33025/grgcp2.v5i9
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176993558528