Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2160 |
Resumo: | A Geografia do Lugar é uma estratégia interessante para o desenvolvimento de prática no ensino de Geografia. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento do modelo tradicional e mnemônico atribuído a Geografia ao longo do tempo, assim como possibilitar maior evidência aos recursos pedagógicos disponíveis. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver dois jogos pedagógicos para o ensino de Geografia do Lugar, um em plataforma física e o outro em digital, considerando a cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, além de revisão bibliográfica acerca da temática pesquisada que destaca autores como Almeida (1987), Breda (2013) e Huizinga (2000), foi realizado levantamento de jogos destinados ao ensino-aprendizagem de Geografia, bem como outros que não têm propriamente finalidades didáticas contudo bem podem ser utilizados para este fim. Os resultados apresentam estes recursos, sua aplicabilidade e viabilidade comprovadas em testes, além de perspectivas para socialização. Foi possível constatar que os jogos são ferramentas pedagógicas de notável valorização na atualidade, quando assumem uma abordagem inovadora associada a realidade próxima dos estudantes. |
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