Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calegari, Eliana Paula
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Colomé, Felipe da Luz, Jacques, Jocelise Jacques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188122
Resumo: As embalagens são consideradas um importante agente no mercado, pois podem transmitir mensagens aos consumidores por meio de características visuais e táteis. Na indústria alimentícia o design de embalagens é uma estratégia poderosa para a venda dos produtos. Em se tratando das embalagens de produtos alimentícios orgânicos, elas possuem características específicas em relação aos produtos convencionais, muitas vezes buscando ressaltar tais características, assim, torna-se relevante verificar as diferenças e semelhanças entre elas. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar as tendências na alimentação e os valores sociais que estão relacionados com os elementos de design utilizados nas embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais. Para isso, partiu-se da metodologia da semiótica, em que, inicialmente foi realizada a descrição dos elementos de design, e na sequência abordaram-se níveis de significação mais altos relacionados à linguagem visual das embalagens foco do estudo. Constatou-se que as principais tendências e valores sociais relacionados aos produtos orgânicos compreendem a saudabilidade, a ruralidade e a sustentabilidade ambiental, enquanto os produtos convencionais dirigem-se para a gastronomização, a comensalidade e a praticidade.
id UFRGS-2_a268dd1f32782c0369dbd10cfcdbdd45
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188122
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Calegari, Eliana PaulaColomé, Felipe da LuzJacques, Jocelise Jacques de2019-01-25T02:35:50Z20161414-3895http://hdl.handle.net/10183/188122001010520As embalagens são consideradas um importante agente no mercado, pois podem transmitir mensagens aos consumidores por meio de características visuais e táteis. Na indústria alimentícia o design de embalagens é uma estratégia poderosa para a venda dos produtos. Em se tratando das embalagens de produtos alimentícios orgânicos, elas possuem características específicas em relação aos produtos convencionais, muitas vezes buscando ressaltar tais características, assim, torna-se relevante verificar as diferenças e semelhanças entre elas. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar as tendências na alimentação e os valores sociais que estão relacionados com os elementos de design utilizados nas embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais. Para isso, partiu-se da metodologia da semiótica, em que, inicialmente foi realizada a descrição dos elementos de design, e na sequência abordaram-se níveis de significação mais altos relacionados à linguagem visual das embalagens foco do estudo. Constatou-se que as principais tendências e valores sociais relacionados aos produtos orgânicos compreendem a saudabilidade, a ruralidade e a sustentabilidade ambiental, enquanto os produtos convencionais dirigem-se para a gastronomização, a comensalidade e a praticidade.Packaging is considered an important player in the market because they can pass messages to consumers through visual and tactile characteristics. In the food industry the packaging design is a powerful strategy for products sales. In the case of organic food products packaging, they have specific characteristics compared to conventional products, often seeking to emphasize such features, thus it is relevant to verify the differences and similarities between them. Thus, the objective of this study is to analyze the trends in food and social values that are related to the design elements used on the packaging of organic and conventional processed foods. For this, departing from the semiotic methodology, initially was performed the description of the design elements, and following up addressed the higher levels of meaning related to the visual language of studied packaging. It was found that the main trends and social values associated with organic products include the healthiness, rurality and environmental sustainability, while conventional products are directed to gastronomization the commensality and convenience.application/pdfporEducação gráfica. Bauru, SP. Vol. 20, n. 2 (2016), p. 75-95Desenvolvimento de produtoImpacto ambientalSustentabilidadePackagingIndustrialized foodsOrganic food productsGraphic designAnálise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionaisSemiotics analysis of food packaging from organic and conventional processed products info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001010520.pdf.txt001010520.pdf.txtExtracted Texttext/plain61984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188122/2/001010520.pdf.txt14b2fb754b3c97cea624ff0f17b8b5e5MD52ORIGINAL001010520.pdfTexto completoapplication/pdf885169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188122/1/001010520.pdfeff5065719222a7fd11f8d8a0518aa45MD5110183/1881222019-02-01 02:33:12.092409oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188122Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-01T04:33:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Semiotics analysis of food packaging from organic and conventional processed products
title Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais
spellingShingle Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais
Calegari, Eliana Paula
Desenvolvimento de produto
Impacto ambiental
Sustentabilidade
Packaging
Industrialized foods
Organic food products
Graphic design
title_short Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais
title_full Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais
title_fullStr Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais
title_full_unstemmed Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais
title_sort Análise semiótica de embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais
author Calegari, Eliana Paula
author_facet Calegari, Eliana Paula
Colomé, Felipe da Luz
Jacques, Jocelise Jacques de
author_role author
author2 Colomé, Felipe da Luz
Jacques, Jocelise Jacques de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calegari, Eliana Paula
Colomé, Felipe da Luz
Jacques, Jocelise Jacques de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produto
Impacto ambiental
Sustentabilidade
topic Desenvolvimento de produto
Impacto ambiental
Sustentabilidade
Packaging
Industrialized foods
Organic food products
Graphic design
dc.subject.eng.fl_str_mv Packaging
Industrialized foods
Organic food products
Graphic design
description As embalagens são consideradas um importante agente no mercado, pois podem transmitir mensagens aos consumidores por meio de características visuais e táteis. Na indústria alimentícia o design de embalagens é uma estratégia poderosa para a venda dos produtos. Em se tratando das embalagens de produtos alimentícios orgânicos, elas possuem características específicas em relação aos produtos convencionais, muitas vezes buscando ressaltar tais características, assim, torna-se relevante verificar as diferenças e semelhanças entre elas. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar as tendências na alimentação e os valores sociais que estão relacionados com os elementos de design utilizados nas embalagens de alimentos industrializados orgânicos e convencionais. Para isso, partiu-se da metodologia da semiótica, em que, inicialmente foi realizada a descrição dos elementos de design, e na sequência abordaram-se níveis de significação mais altos relacionados à linguagem visual das embalagens foco do estudo. Constatou-se que as principais tendências e valores sociais relacionados aos produtos orgânicos compreendem a saudabilidade, a ruralidade e a sustentabilidade ambiental, enquanto os produtos convencionais dirigem-se para a gastronomização, a comensalidade e a praticidade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-25T02:35:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188122
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001010520
identifier_str_mv 1414-3895
001010520
url http://hdl.handle.net/10183/188122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. Bauru, SP. Vol. 20, n. 2 (2016), p. 75-95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188122/2/001010520.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188122/1/001010520.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 14b2fb754b3c97cea624ff0f17b8b5e5
eff5065719222a7fd11f8d8a0518aa45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224961304559616