Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Beck, Vinicius Carvalho, Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado, Bertolucci, Cristina Cavalli, Otazu, Everton Da Silva, Nora, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267864
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação básica para o trabalho com alunos com TEA; 2) identificar as formas que professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental da cidade de Pelotas-RS utilizaram para avaliar estudantes com TEA durante a pandemia; 3) descrever como foi, durante a pandemia, o retorno dos estudantes com TEA com relação às atividades propostas pelos professores participantes desta pesquisa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário investigativo como instrumento de coleta de dados. Houve a participação de 20 professores do Ensino Fundamental que ministram aulas em escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na cidade de Pelotas/RS. A principal contribuição deste trabalho foi a constatação de que avaliações da aprendizagem baseadas em comunicação síncrona digital são as que apresentam maiores dificuldades para estudantes com TEA em períodos pandêmicos ou de atividades remotas.
id UFRGS-2_a2c79a22d8f9cc413c754501023605be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267864
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Concenço, Fernanda Izabel Garcia da RochaBeck, Vinicius CarvalhoFerreira Filho, Raymundo Carlos MachadoBertolucci, Cristina CavalliOtazu, Everton Da SilvaNora, Leonardo2023-12-01T03:24:45Z20222594-3901http://hdl.handle.net/10183/267864001189047O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação básica para o trabalho com alunos com TEA; 2) identificar as formas que professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental da cidade de Pelotas-RS utilizaram para avaliar estudantes com TEA durante a pandemia; 3) descrever como foi, durante a pandemia, o retorno dos estudantes com TEA com relação às atividades propostas pelos professores participantes desta pesquisa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário investigativo como instrumento de coleta de dados. Houve a participação de 20 professores do Ensino Fundamental que ministram aulas em escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na cidade de Pelotas/RS. A principal contribuição deste trabalho foi a constatação de que avaliações da aprendizagem baseadas em comunicação síncrona digital são as que apresentam maiores dificuldades para estudantes com TEA em períodos pandêmicos ou de atividades remotas.The general aim of this study was to understand how teachers of basic education evaluated the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the pandemic period. The specific aims were: 1) to know the pedagogical preparation of basic education teachers for work with students with ASD; 2) to identify the ways that teachers from public and private elementary schools in the city of Pelotas-RS used to evaluate students with ASD during the pandemic; 3) to describe how it was, during the pandemic, the return of students with ASD in relation to the activities proposed by the teachers participating in this research. This research follows a qualitative approach, using the methodology of the investigative questionnaire. There was the participation of 20 elementary school teachers who teach classes in municipal, state and private public schools, located in the city of Pelotas/RS. The main contribution of this study was the finding that learning assessments based on digital synchronous communication are the ones that present the greatest difficulties for students with ASD in pandemic periods or remote activities.application/pdfporEnsino e Tecnologia em Revista. Curitiba, PR. Vol. 6, n. 1 (jan./jun 2022), p. 31-46Avaliação da aprendizagemTranstorno do espectro autistaEducação básicaPandemia de COVID-19 (2020-)PandemicAssessmentAutistic Spectrum DisorderAvaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professoresAssessment of learning of students with Autism Spectrum Disorder in pandemic times in the perception of teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189047.pdf.txt001189047.pdf.txtExtracted Texttext/plain47836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267864/2/001189047.pdf.txt9244f34dcef50e2fd128fa8b71d72453MD52ORIGINAL001189047.pdfTexto completoapplication/pdf706359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267864/1/001189047.pdf3e94c57ffbc5b7a9cbed8d705238b0ecMD5110183/2678642023-12-02 04:24:48.069687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267864Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-02T06:24:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessment of learning of students with Autism Spectrum Disorder in pandemic times in the perception of teachers
title Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
spellingShingle Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha
Avaliação da aprendizagem
Transtorno do espectro autista
Educação básica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Pandemic
Assessment
Autistic Spectrum Disorder
title_short Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_full Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_fullStr Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
title_sort Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia na percepção de professores
author Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha
author_facet Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha
Beck, Vinicius Carvalho
Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado
Bertolucci, Cristina Cavalli
Otazu, Everton Da Silva
Nora, Leonardo
author_role author
author2 Beck, Vinicius Carvalho
Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado
Bertolucci, Cristina Cavalli
Otazu, Everton Da Silva
Nora, Leonardo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Concenço, Fernanda Izabel Garcia da Rocha
Beck, Vinicius Carvalho
Ferreira Filho, Raymundo Carlos Machado
Bertolucci, Cristina Cavalli
Otazu, Everton Da Silva
Nora, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Transtorno do espectro autista
Educação básica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Avaliação da aprendizagem
Transtorno do espectro autista
Educação básica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Pandemic
Assessment
Autistic Spectrum Disorder
dc.subject.eng.fl_str_mv Pandemic
Assessment
Autistic Spectrum Disorder
description O objetivo geral deste trabalho foi compreender como professores da educação básica avaliaram a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período de pandemia. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) conhecer a preparação pedagógica de professores da educação básica para o trabalho com alunos com TEA; 2) identificar as formas que professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental da cidade de Pelotas-RS utilizaram para avaliar estudantes com TEA durante a pandemia; 3) descrever como foi, durante a pandemia, o retorno dos estudantes com TEA com relação às atividades propostas pelos professores participantes desta pesquisa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário investigativo como instrumento de coleta de dados. Houve a participação de 20 professores do Ensino Fundamental que ministram aulas em escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na cidade de Pelotas/RS. A principal contribuição deste trabalho foi a constatação de que avaliações da aprendizagem baseadas em comunicação síncrona digital são as que apresentam maiores dificuldades para estudantes com TEA em períodos pandêmicos ou de atividades remotas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T03:24:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267864
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2594-3901
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189047
identifier_str_mv 2594-3901
001189047
url http://hdl.handle.net/10183/267864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino e Tecnologia em Revista. Curitiba, PR. Vol. 6, n. 1 (jan./jun 2022), p. 31-46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267864/2/001189047.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267864/1/001189047.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9244f34dcef50e2fd128fa8b71d72453
3e94c57ffbc5b7a9cbed8d705238b0ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225106274385920