A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Echer , Silvana Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102807
Resumo: Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo Freire, visto que os educandos são concebidos como sujeitos participativos na construção do saber ao lado de educadores, igualmente sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, instrumentado com entrevistas, aplicadas a duas professoras e dois alunos. Os resultados da análise apontam que, se as TICs forem utilizadas de modo a considerar os interesses e as necessidades dos alunos, integradas de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, podem contribuir com os processos democráticos na escola. Percebe-se que as professoras estão tentando transformar sua prática educativa, reconhecendo a importância do diálogo e respeitando os diferentes tempos de cada sujeito, buscando novas estratégias através de recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos. Desta forma, propiciam novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e que transformados em ações podem melhorar a qualidade de vida dos alunos que vislumbram ambientes diferenciados de aprendizagem na escola.
id UFRGS-2_a2e51a432601bb84013cd57a2e53e87d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102807
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Echer , Silvana ReginaSilva, Kétia Kellen Araújo da2014-09-11T02:09:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102807000921427Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo Freire, visto que os educandos são concebidos como sujeitos participativos na construção do saber ao lado de educadores, igualmente sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, instrumentado com entrevistas, aplicadas a duas professoras e dois alunos. Os resultados da análise apontam que, se as TICs forem utilizadas de modo a considerar os interesses e as necessidades dos alunos, integradas de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, podem contribuir com os processos democráticos na escola. Percebe-se que as professoras estão tentando transformar sua prática educativa, reconhecendo a importância do diálogo e respeitando os diferentes tempos de cada sujeito, buscando novas estratégias através de recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos. Desta forma, propiciam novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e que transformados em ações podem melhorar a qualidade de vida dos alunos que vislumbram ambientes diferenciados de aprendizagem na escola.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação democráticaEnsino fundamentalA prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921427.pdf000921427.pdfTexto completoapplication/pdf334556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/1/000921427.pdf81e9706912a0be11aa7ab8fb726371fcMD51TEXT000921427.pdf.txt000921427.pdf.txtExtracted Texttext/plain128023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/2/000921427.pdf.txtd0b817c1a724985f463011bfcc48d812MD52THUMBNAIL000921427.pdf.jpg000921427.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/3/000921427.pdf.jpg1d6480f6ebf509686a54007a7a2503c2MD5310183/1028072018-10-25 09:03:01.003oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102807Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:03:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
title A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
spellingShingle A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
Echer , Silvana Regina
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação democrática
Ensino fundamental
title_short A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
title_full A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
title_fullStr A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
title_full_unstemmed A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
title_sort A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
author Echer , Silvana Regina
author_facet Echer , Silvana Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Echer , Silvana Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
contributor_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação democrática
Ensino fundamental
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação democrática
Ensino fundamental
description Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo Freire, visto que os educandos são concebidos como sujeitos participativos na construção do saber ao lado de educadores, igualmente sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, instrumentado com entrevistas, aplicadas a duas professoras e dois alunos. Os resultados da análise apontam que, se as TICs forem utilizadas de modo a considerar os interesses e as necessidades dos alunos, integradas de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, podem contribuir com os processos democráticos na escola. Percebe-se que as professoras estão tentando transformar sua prática educativa, reconhecendo a importância do diálogo e respeitando os diferentes tempos de cada sujeito, buscando novas estratégias através de recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos. Desta forma, propiciam novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e que transformados em ações podem melhorar a qualidade de vida dos alunos que vislumbram ambientes diferenciados de aprendizagem na escola.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102807
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921427
url http://hdl.handle.net/10183/102807
identifier_str_mv 000921427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/1/000921427.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/2/000921427.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/3/000921427.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81e9706912a0be11aa7ab8fb726371fc
d0b817c1a724985f463011bfcc48d812
1d6480f6ebf509686a54007a7a2503c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471298703360