A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102807 |
Resumo: | Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo Freire, visto que os educandos são concebidos como sujeitos participativos na construção do saber ao lado de educadores, igualmente sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, instrumentado com entrevistas, aplicadas a duas professoras e dois alunos. Os resultados da análise apontam que, se as TICs forem utilizadas de modo a considerar os interesses e as necessidades dos alunos, integradas de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, podem contribuir com os processos democráticos na escola. Percebe-se que as professoras estão tentando transformar sua prática educativa, reconhecendo a importância do diálogo e respeitando os diferentes tempos de cada sujeito, buscando novas estratégias através de recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos. Desta forma, propiciam novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e que transformados em ações podem melhorar a qualidade de vida dos alunos que vislumbram ambientes diferenciados de aprendizagem na escola. |
id |
UFRGS-2_a2e51a432601bb84013cd57a2e53e87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102807 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Echer , Silvana ReginaSilva, Kétia Kellen Araújo da2014-09-11T02:09:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102807000921427Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo Freire, visto que os educandos são concebidos como sujeitos participativos na construção do saber ao lado de educadores, igualmente sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, instrumentado com entrevistas, aplicadas a duas professoras e dois alunos. Os resultados da análise apontam que, se as TICs forem utilizadas de modo a considerar os interesses e as necessidades dos alunos, integradas de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, podem contribuir com os processos democráticos na escola. Percebe-se que as professoras estão tentando transformar sua prática educativa, reconhecendo a importância do diálogo e respeitando os diferentes tempos de cada sujeito, buscando novas estratégias através de recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos. Desta forma, propiciam novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e que transformados em ações podem melhorar a qualidade de vida dos alunos que vislumbram ambientes diferenciados de aprendizagem na escola.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação democráticaEnsino fundamentalA prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921427.pdf000921427.pdfTexto completoapplication/pdf334556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/1/000921427.pdf81e9706912a0be11aa7ab8fb726371fcMD51TEXT000921427.pdf.txt000921427.pdf.txtExtracted Texttext/plain128023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/2/000921427.pdf.txtd0b817c1a724985f463011bfcc48d812MD52THUMBNAIL000921427.pdf.jpg000921427.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/3/000921427.pdf.jpg1d6480f6ebf509686a54007a7a2503c2MD5310183/1028072018-10-25 09:03:01.003oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102807Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:03:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação |
title |
A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação |
spellingShingle |
A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação Echer , Silvana Regina Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação democrática Ensino fundamental |
title_short |
A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação |
title_full |
A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação |
title_fullStr |
A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação |
title_sort |
A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação |
author |
Echer , Silvana Regina |
author_facet |
Echer , Silvana Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Echer , Silvana Regina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Kétia Kellen Araújo da |
contributor_str_mv |
Silva, Kétia Kellen Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação democrática Ensino fundamental |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação democrática Ensino fundamental |
description |
Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo Freire, visto que os educandos são concebidos como sujeitos participativos na construção do saber ao lado de educadores, igualmente sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, instrumentado com entrevistas, aplicadas a duas professoras e dois alunos. Os resultados da análise apontam que, se as TICs forem utilizadas de modo a considerar os interesses e as necessidades dos alunos, integradas de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, podem contribuir com os processos democráticos na escola. Percebe-se que as professoras estão tentando transformar sua prática educativa, reconhecendo a importância do diálogo e respeitando os diferentes tempos de cada sujeito, buscando novas estratégias através de recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos. Desta forma, propiciam novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e que transformados em ações podem melhorar a qualidade de vida dos alunos que vislumbram ambientes diferenciados de aprendizagem na escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102807 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921427 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102807 |
identifier_str_mv |
000921427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/1/000921427.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/2/000921427.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102807/3/000921427.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81e9706912a0be11aa7ab8fb726371fc d0b817c1a724985f463011bfcc48d812 1d6480f6ebf509686a54007a7a2503c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471298703360 |