Arte para a docência : estética e criação na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220531 |
Resumo: | O presente artigo pretende discutir relações possíveis entre arte, estética e formação docente em qualquer área de conhecimento, a partir de experiências realizadas nas disciplinas de Didática de cursos de licenciatura e provocações advindas de produções artísticas diversas tais como a obra “As meninas”, de Diego Velázquez, ou a exposição “Cuide de você”, de Sophie Calle. Ao pensarmos se arte e experiência estética podem alimentar a constituição da docência ou se é possível encontrar espaços de criação na docência da Educação Básica, acredita-se na potencialidade que a arte e, em especial, a arte contemporânea tem para desalojar os nossos modos mais seguros com os quais pensamos nossas atividades docentes: planejamentos, metodologias e estratégias de ensino, modos de avaliar e registrar. Na medida em que se percebe o quanto a docência está imersa em um discurso pedagógico prescritivo e sensato, e se deixa impregnar pouco pelas provocações que a arte pode nos trazer, um dos principais propósitos do artigo é, com a parceria teórica de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, potencializar o pensamento sobre a nossa própria capacidade de reinventar a docência e seus processos de formação, os tornando, de algum modo, “obras de arte”. |
id |
UFRGS-2_a3071a0d3a5bdf906e43b3419ca762c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220531 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loponte, Luciana Gruppelli2021-05-05T04:27:19Z20131068-2341http://hdl.handle.net/10183/220531000881699O presente artigo pretende discutir relações possíveis entre arte, estética e formação docente em qualquer área de conhecimento, a partir de experiências realizadas nas disciplinas de Didática de cursos de licenciatura e provocações advindas de produções artísticas diversas tais como a obra “As meninas”, de Diego Velázquez, ou a exposição “Cuide de você”, de Sophie Calle. Ao pensarmos se arte e experiência estética podem alimentar a constituição da docência ou se é possível encontrar espaços de criação na docência da Educação Básica, acredita-se na potencialidade que a arte e, em especial, a arte contemporânea tem para desalojar os nossos modos mais seguros com os quais pensamos nossas atividades docentes: planejamentos, metodologias e estratégias de ensino, modos de avaliar e registrar. Na medida em que se percebe o quanto a docência está imersa em um discurso pedagógico prescritivo e sensato, e se deixa impregnar pouco pelas provocações que a arte pode nos trazer, um dos principais propósitos do artigo é, com a parceria teórica de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, potencializar o pensamento sobre a nossa própria capacidade de reinventar a docência e seus processos de formação, os tornando, de algum modo, “obras de arte”.This paper discusses thepossible relations between art, aesthetics and teacher training in all fields of knowledge, based on experiments conducted during the disciplines of Didactics of undergraduate programmes and on challenges coming from various artistic productions such as the work “Las Meninas” by Diego Velázquez and the exhibition “Take Care of Yourself,” by Sophie Calle. By wondering whether art and the aesthetic experience can support the act of teaching or whether it is possible to find room for creation for basic education teachers, we believe in the potential of art—especially contemporary art—in dislodging our established ways of questioning our teaching activities: planning, methodology and teaching strategies, modes of evaluation and recording. As one realizes how much the act of teaching finds itself immersed in a prescriptive and sensible pedagogical discourse, not very often allowing itself to be influenced by the challenges art is able to offer, one of the main goals of this article—with inputs from Michel Foucault's and Friedrich Nietzsche's theories—is to potentialise the ideas about our own ability to reinvent the activity of teaching and its training processes, transforming them, somehow, into “works of art.El presente artículo pretende discutir relaciones posibles entre arte, estética y formación docente en cualquier área del conocimiento a partir de experiencias realizadas en las disciplinas de Didáctica de cursos de licenciatura y provocaciones que surgen de producciones artísticas diversas, tales como la obra "Las meninas" por Diego Velázquez, o la exposición "Cuide de Você", de Sophie Calle. Cuando pensamos si el arte y la experiencia estética pueden alimentar a la constitución de la docencia o si es posible encontrar espacios de creación en la docencia de la Educación Básica, creemos en la potencialidad que el arte y, en particular, el arte contemporáneo tiene para desalojar nuestros modos más seguros con los cuales pensamos nuestras actividades docentes: planificaciones, metodologías y estrategias de enseñanza, las formas de evaluar y registrar. En la medida en que uno se da cuenta de cuánto la docencia está inmersa en un discurso pedagógico prescriptivo y sensato, y se deja impregnar poco por las provocaciones que el arte nos puede traer, uno de los principales propósitos de este artículo es con la colaboración teórica de Michel Foucault y Friedrich Nietzsche, potenciar el pensamiento sobre nuestra propia capacidad de reinventar la docencia y sus procesos de formación, convirtiéndolos de algún modo, en "obras de arte".application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 21, n. 22 (mar. 2013), p. 1-22ProfessorFormaçãoArteDidáticaInitial Teacher TrainingArtAesthetic ExperienceDidacticsTeachingFormación Docente inicialArteExperiencia EstéticaDidácticaDocenciaArte para a docência : estética e criação na formação docenteArt in the act of Teaching : aesthetics and creation in the training of teachersArte para la docencia : estética y creación en la formación docenteEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000881699.pdf.txt000881699.pdf.txtExtracted Texttext/plain69054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220531/2/000881699.pdf.txt22799984271820775cf5f644d7eeb6ceMD52ORIGINAL000881699.pdfTexto completoapplication/pdf579904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220531/1/000881699.pdfaa2cc1a30ebd71348ff0a619a9e31f3fMD5110183/2205312021-05-07 04:37:01.395311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:37:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte para a docência : estética e criação na formação docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Art in the act of Teaching : aesthetics and creation in the training of teachers |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Arte para la docencia : estética y creación en la formación docente |
title |
Arte para a docência : estética e criação na formação docente |
spellingShingle |
Arte para a docência : estética e criação na formação docente Loponte, Luciana Gruppelli Professor Formação Arte Didática Initial Teacher Training Art Aesthetic Experience Didactics Teaching Formación Docente inicial Arte Experiencia Estética Didáctica Docencia |
title_short |
Arte para a docência : estética e criação na formação docente |
title_full |
Arte para a docência : estética e criação na formação docente |
title_fullStr |
Arte para a docência : estética e criação na formação docente |
title_full_unstemmed |
Arte para a docência : estética e criação na formação docente |
title_sort |
Arte para a docência : estética e criação na formação docente |
author |
Loponte, Luciana Gruppelli |
author_facet |
Loponte, Luciana Gruppelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Arte Didática |
topic |
Professor Formação Arte Didática Initial Teacher Training Art Aesthetic Experience Didactics Teaching Formación Docente inicial Arte Experiencia Estética Didáctica Docencia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Initial Teacher Training Art Aesthetic Experience Didactics Teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación Docente inicial Arte Experiencia Estética Didáctica Docencia |
description |
O presente artigo pretende discutir relações possíveis entre arte, estética e formação docente em qualquer área de conhecimento, a partir de experiências realizadas nas disciplinas de Didática de cursos de licenciatura e provocações advindas de produções artísticas diversas tais como a obra “As meninas”, de Diego Velázquez, ou a exposição “Cuide de você”, de Sophie Calle. Ao pensarmos se arte e experiência estética podem alimentar a constituição da docência ou se é possível encontrar espaços de criação na docência da Educação Básica, acredita-se na potencialidade que a arte e, em especial, a arte contemporânea tem para desalojar os nossos modos mais seguros com os quais pensamos nossas atividades docentes: planejamentos, metodologias e estratégias de ensino, modos de avaliar e registrar. Na medida em que se percebe o quanto a docência está imersa em um discurso pedagógico prescritivo e sensato, e se deixa impregnar pouco pelas provocações que a arte pode nos trazer, um dos principais propósitos do artigo é, com a parceria teórica de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, potencializar o pensamento sobre a nossa própria capacidade de reinventar a docência e seus processos de formação, os tornando, de algum modo, “obras de arte”. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-05T04:27:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220531 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1068-2341 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000881699 |
identifier_str_mv |
1068-2341 000881699 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 21, n. 22 (mar. 2013), p. 1-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220531/2/000881699.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220531/1/000881699.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22799984271820775cf5f644d7eeb6ce aa2cc1a30ebd71348ff0a619a9e31f3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225016147181568 |