Arte para a docência : estética e criação na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loponte, Luciana Gruppelli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220531
Resumo: O presente artigo pretende discutir relações possíveis entre arte, estética e formação docente em qualquer área de conhecimento, a partir de experiências realizadas nas disciplinas de Didática de cursos de licenciatura e provocações advindas de produções artísticas diversas tais como a obra “As meninas”, de Diego Velázquez, ou a exposição “Cuide de você”, de Sophie Calle. Ao pensarmos se arte e experiência estética podem alimentar a constituição da docência ou se é possível encontrar espaços de criação na docência da Educação Básica, acredita-se na potencialidade que a arte e, em especial, a arte contemporânea tem para desalojar os nossos modos mais seguros com os quais pensamos nossas atividades docentes: planejamentos, metodologias e estratégias de ensino, modos de avaliar e registrar. Na medida em que se percebe o quanto a docência está imersa em um discurso pedagógico prescritivo e sensato, e se deixa impregnar pouco pelas provocações que a arte pode nos trazer, um dos principais propósitos do artigo é, com a parceria teórica de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, potencializar o pensamento sobre a nossa própria capacidade de reinventar a docência e seus processos de formação, os tornando, de algum modo, “obras de arte”.
id UFRGS-2_a3071a0d3a5bdf906e43b3419ca762c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220531
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loponte, Luciana Gruppelli2021-05-05T04:27:19Z20131068-2341http://hdl.handle.net/10183/220531000881699O presente artigo pretende discutir relações possíveis entre arte, estética e formação docente em qualquer área de conhecimento, a partir de experiências realizadas nas disciplinas de Didática de cursos de licenciatura e provocações advindas de produções artísticas diversas tais como a obra “As meninas”, de Diego Velázquez, ou a exposição “Cuide de você”, de Sophie Calle. Ao pensarmos se arte e experiência estética podem alimentar a constituição da docência ou se é possível encontrar espaços de criação na docência da Educação Básica, acredita-se na potencialidade que a arte e, em especial, a arte contemporânea tem para desalojar os nossos modos mais seguros com os quais pensamos nossas atividades docentes: planejamentos, metodologias e estratégias de ensino, modos de avaliar e registrar. Na medida em que se percebe o quanto a docência está imersa em um discurso pedagógico prescritivo e sensato, e se deixa impregnar pouco pelas provocações que a arte pode nos trazer, um dos principais propósitos do artigo é, com a parceria teórica de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, potencializar o pensamento sobre a nossa própria capacidade de reinventar a docência e seus processos de formação, os tornando, de algum modo, “obras de arte”.This paper discusses thepossible relations between art, aesthetics and teacher training in all fields of knowledge, based on experiments conducted during the disciplines of Didactics of undergraduate programmes and on challenges coming from various artistic productions such as the work “Las Meninas” by Diego Velázquez and the exhibition “Take Care of Yourself,” by Sophie Calle. By wondering whether art and the aesthetic experience can support the act of teaching or whether it is possible to find room for creation for basic education teachers, we believe in the potential of art—especially contemporary art—in dislodging our established ways of questioning our teaching activities: planning, methodology and teaching strategies, modes of evaluation and recording. As one realizes how much the act of teaching finds itself immersed in a prescriptive and sensible pedagogical discourse, not very often allowing itself to be influenced by the challenges art is able to offer, one of the main goals of this article—with inputs from Michel Foucault's and Friedrich Nietzsche's theories—is to potentialise the ideas about our own ability to reinvent the activity of teaching and its training processes, transforming them, somehow, into “works of art.El presente artículo pretende discutir relaciones posibles entre arte, estética y formación docente en cualquier área del conocimiento a partir de experiencias realizadas en las disciplinas de Didáctica de cursos de licenciatura y provocaciones que surgen de producciones artísticas diversas, tales como la obra "Las meninas" por Diego Velázquez, o la exposición "Cuide de Você", de Sophie Calle. Cuando pensamos si el arte y la experiencia estética pueden alimentar a la constitución de la docencia o si es posible encontrar espacios de creación en la docencia de la Educación Básica, creemos en la potencialidad que el arte y, en particular, el arte contemporáneo tiene para desalojar nuestros modos más seguros con los cuales pensamos nuestras actividades docentes: planificaciones, metodologías y estrategias de enseñanza, las formas de evaluar y registrar. En la medida en que uno se da cuenta de cuánto la docencia está inmersa en un discurso pedagógico prescriptivo y sensato, y se deja impregnar poco por las provocaciones que el arte nos puede traer, uno de los principales propósitos de este artículo es con la colaboración teórica de Michel Foucault y Friedrich Nietzsche, potenciar el pensamiento sobre nuestra propia capacidad de reinventar la docencia y sus procesos de formación, convirtiéndolos de algún modo, en "obras de arte".application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 21, n. 22 (mar. 2013), p. 1-22ProfessorFormaçãoArteDidáticaInitial Teacher TrainingArtAesthetic ExperienceDidacticsTeachingFormación Docente inicialArteExperiencia EstéticaDidácticaDocenciaArte para a docência : estética e criação na formação docenteArt in the act of Teaching : aesthetics and creation in the training of teachersArte para la docencia : estética y creación en la formación docenteEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000881699.pdf.txt000881699.pdf.txtExtracted Texttext/plain69054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220531/2/000881699.pdf.txt22799984271820775cf5f644d7eeb6ceMD52ORIGINAL000881699.pdfTexto completoapplication/pdf579904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220531/1/000881699.pdfaa2cc1a30ebd71348ff0a619a9e31f3fMD5110183/2205312021-05-07 04:37:01.395311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:37:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte para a docência : estética e criação na formação docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Art in the act of Teaching : aesthetics and creation in the training of teachers
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Arte para la docencia : estética y creación en la formación docente
title Arte para a docência : estética e criação na formação docente
spellingShingle Arte para a docência : estética e criação na formação docente
Loponte, Luciana Gruppelli
Professor
Formação
Arte
Didática
Initial Teacher Training
Art
Aesthetic Experience
Didactics
Teaching
Formación Docente inicial
Arte
Experiencia Estética
Didáctica
Docencia
title_short Arte para a docência : estética e criação na formação docente
title_full Arte para a docência : estética e criação na formação docente
title_fullStr Arte para a docência : estética e criação na formação docente
title_full_unstemmed Arte para a docência : estética e criação na formação docente
title_sort Arte para a docência : estética e criação na formação docente
author Loponte, Luciana Gruppelli
author_facet Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Arte
Didática
topic Professor
Formação
Arte
Didática
Initial Teacher Training
Art
Aesthetic Experience
Didactics
Teaching
Formación Docente inicial
Arte
Experiencia Estética
Didáctica
Docencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Initial Teacher Training
Art
Aesthetic Experience
Didactics
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación Docente inicial
Arte
Experiencia Estética
Didáctica
Docencia
description O presente artigo pretende discutir relações possíveis entre arte, estética e formação docente em qualquer área de conhecimento, a partir de experiências realizadas nas disciplinas de Didática de cursos de licenciatura e provocações advindas de produções artísticas diversas tais como a obra “As meninas”, de Diego Velázquez, ou a exposição “Cuide de você”, de Sophie Calle. Ao pensarmos se arte e experiência estética podem alimentar a constituição da docência ou se é possível encontrar espaços de criação na docência da Educação Básica, acredita-se na potencialidade que a arte e, em especial, a arte contemporânea tem para desalojar os nossos modos mais seguros com os quais pensamos nossas atividades docentes: planejamentos, metodologias e estratégias de ensino, modos de avaliar e registrar. Na medida em que se percebe o quanto a docência está imersa em um discurso pedagógico prescritivo e sensato, e se deixa impregnar pouco pelas provocações que a arte pode nos trazer, um dos principais propósitos do artigo é, com a parceria teórica de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, potencializar o pensamento sobre a nossa própria capacidade de reinventar a docência e seus processos de formação, os tornando, de algum modo, “obras de arte”.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T04:27:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220531
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000881699
identifier_str_mv 1068-2341
000881699
url http://hdl.handle.net/10183/220531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 21, n. 22 (mar. 2013), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220531/2/000881699.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220531/1/000881699.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 22799984271820775cf5f644d7eeb6ce
aa2cc1a30ebd71348ff0a619a9e31f3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016147181568