Tudo isso que chamamos de formação estética : ressonâncias para a docência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182885 |
Resumo: | O artigo procura lançar um olhar aos sentidos que a palavra “estética” adquire aliada à formação docente em pesquisas educacionais brasileiras. Para compor a paisagem filosófica que dá contorno a este texto, recorre-se especialmente a autores como Foucault e Nietzsche, além de Hermann, Frigério e Pereira, cujos escritos ampliam as perspectivas aliadas à estética e à formação. Em um primeiro momento, são apresentadas análises iniciais sobre levantamento realizado em torno de pesquisas que associam formação estética e docência, do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2006 a 2010, a fim de apreender a emergência de discussões diante da indeterminação de que se trata de uma formação aliada a uma dimensão estética. Na última parte do texto, procura-se dar um contorno mais nítido a experimentações de formação nesse âmbito, não apenas restrita aos docentes vinculados às artes, reivindicando a urgência de que o pensamento sobre formação estética docente contemple as produções artísticas contemporâneas. |
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Loponte, Luciana Gruppelli2018-09-28T02:34:50Z20171413-2478http://hdl.handle.net/10183/182885001075780O artigo procura lançar um olhar aos sentidos que a palavra “estética” adquire aliada à formação docente em pesquisas educacionais brasileiras. Para compor a paisagem filosófica que dá contorno a este texto, recorre-se especialmente a autores como Foucault e Nietzsche, além de Hermann, Frigério e Pereira, cujos escritos ampliam as perspectivas aliadas à estética e à formação. Em um primeiro momento, são apresentadas análises iniciais sobre levantamento realizado em torno de pesquisas que associam formação estética e docência, do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2006 a 2010, a fim de apreender a emergência de discussões diante da indeterminação de que se trata de uma formação aliada a uma dimensão estética. Na última parte do texto, procura-se dar um contorno mais nítido a experimentações de formação nesse âmbito, não apenas restrita aos docentes vinculados às artes, reivindicando a urgência de que o pensamento sobre formação estética docente contemple as produções artísticas contemporâneas.This article seeks to survey the meanings that the word “aesthetics” acquires combined with the training of teachers in Brazilian educational researches. To compose the philosophical landscape which gives this text its outline, we resort to authors such as Foucault and Nietzsche, in addition to Hermann, Frigério, and Pereira, whose writings expand the perspectives allied to aesthetics and training. At first, we present analyses of the survey carried out around researches which combine aesthetic training and teaching, from the theses bank of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) from 2006 to 2010, in order to grasp the emergence of discussions and authors facing the indeterminacy that it is a kind of training combined with an aesthetic dimension. The last part of the text, we try and give a clearer outline to experiments on training in this context, not only restricted to teachers involved with the artistic field, claiming the urgency that the ideas about aesthetic training contemplates contemporary art productions.El artículo pretende lanzar una mirada a los sentidos que la palabra estética adquiere cuando se combina con la formación docente en la investigación educativa brasileña. Para componer el paisaje filosófico de este texto, se recurre sobre todo a autores como Foucault y Nietzsche, además de Hermann, Frigério y Pereira, cuyos escritos amplían las perspectivas aliadas a la estética y a la formación. En un primer momento, se presentan análisis sobre una recopilación realizada en torno a la investigación que combina formación estética y docencia, del banco de tesis de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2006-2010, aprehendiendo la emergencia de discusiones frente a la indeterminación de una formación aliada a una dimensión estética. En la última parte del texto, se trata de dar un contorno más claro a experimentaciones de formación en este ámbito, revindicando la urgencia de que el pensamiento sobre formación estética docente contemple las producciones artísticas contemporáneas.application/pdfporRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n. 69 (abr./jun. 2017), p. 429-452Arte contemporâneaEstéticaAesthetic trainingTeachingContemporary artFormación estéticaDocenciaArte contemporáneoTudo isso que chamamos de formação estética : ressonâncias para a docênciaEverything we call aesthetic training: resonances for teaching Todo esto que llamamos formación estética: resonancias para la docenciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075780.pdfTexto completoapplication/pdf248940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182885/1/001075780.pdf7415e7fd8d59a4e38c71e6c33be3782dMD51TEXT001075780.pdf.txt001075780.pdf.txtExtracted Texttext/plain76064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182885/2/001075780.pdf.txteffc8ee19dcf9e4e2435316c69a1cc46MD52THUMBNAIL001075780.pdf.jpg001075780.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182885/3/001075780.pdf.jpg77532e34d11601bed2ea27ab4388ffa6MD5310183/1828852021-11-20 05:41:54.214384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:41:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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