A dimensão metarrepresentativa da brincadeira de faz-de-conta
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263700 |
Resumo: | A habilidade para metarepresentar de 14 tríades de crianças com média de idade de 5 anos e 2 meses foi investigada nas formas como as crianças iniciam o faz-de-conta e em como as relacionam com os termos mentais que empregam. Cada tríade brincou por 1O minutos numa sala da pré-escola. As verbalizações das crianças foram transcritas e codificadas segundo categorias de termos mentais e de formas de iniciar o faz-de-conta. As formas "planejada" e "entender o faz-de-conta no outro" foram as mais utilizadas pelas crianças, relacionando-se de forma decrescente com as categorias de termos mentais "expressão de desejo", "dirigindo a interação", "modulação de asserção", "expressão de estado mental", sendo diferentes para meninos e meninas. Discute-se os resultados, considerando-se o isomorfismo entre a representação subjacente ao emprego dos termos mentais e à brincadeira de faz-de conta. |
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Sperb, Tania MaraDe Conti, Luciane2023-08-17T03:35:21Z19980103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/263700000270852A habilidade para metarepresentar de 14 tríades de crianças com média de idade de 5 anos e 2 meses foi investigada nas formas como as crianças iniciam o faz-de-conta e em como as relacionam com os termos mentais que empregam. Cada tríade brincou por 1O minutos numa sala da pré-escola. As verbalizações das crianças foram transcritas e codificadas segundo categorias de termos mentais e de formas de iniciar o faz-de-conta. As formas "planejada" e "entender o faz-de-conta no outro" foram as mais utilizadas pelas crianças, relacionando-se de forma decrescente com as categorias de termos mentais "expressão de desejo", "dirigindo a interação", "modulação de asserção", "expressão de estado mental", sendo diferentes para meninos e meninas. Discute-se os resultados, considerando-se o isomorfismo entre a representação subjacente ao emprego dos termos mentais e à brincadeira de faz-de conta.Children's different forms of starting pretend play and their relation with ways of using mental terms were investigated in 14 triads (M: 5.2 years). Each triad played for 10 minutes in a preschool room and their verbalizations were transcribed and coded according to categories of mental terms and forms of starting pretend play. "Planned" and "understanding pretend in the other" were children's most utilized forms of starting pretense. They related in a decreasing way, and differently for boys and girls, to the categories of mental terms "expression of desire", "guiding interaction", "modulation of assertion", and "expression of mental state". The correspondence between the underlying representation existing in the use of mental terms and in pretense is taken into account when discussing results.application/pdfporPaidéia. Vol. 8, n. 14/15 (1998), p. 75-89BrinquedoDesenvolvimento cognitivoEducação pré-escolarCriança Idade pré-escolarMaterial didáticoChild developmentChild psychologyA dimensão metarrepresentativa da brincadeira de faz-de-containfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000270852.pdf.txt000270852.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263700/2/000270852.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000270852.pdfTexto completoapplication/pdf991375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263700/1/000270852.pdf9304bace0a72f2903e6a42925570f9c5MD5110183/2637002023-08-18 03:40:14.057807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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