Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Rodrigo Baraldo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26396
Resumo: Este trabalho propõe-se a estudar de que modo quatro perspectivas de estudo do texto e do discurso – Linguística Textual, Linguística da Enunciação, Perspectiva Semiótica e Perspectiva da Análise de Discurso – podem, conjuntamente, contribuir para subsidiar a prática docente na análise de textos em sala de aula. Para isso, analisa aspectos elencados pelas teorias para a construção ou produção dos sentidos do texto e ilustra tais possibilidades por meio da análise do funcionamento textual. Posteriormente, aborda a progressiva inserção do texto nas aulas de língua materna, o que constitui argumento para que o professor domine o aparato teórico disponível, principalmente porque seu conhecimento é pressuposto, inclusive, nas documentações oficiais relativas ao ensino de Língua Portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, viabiliza uma reflexão sobre pressupostos que podem nortear o trabalho com o texto na sua análise em sala de aula, de modo a evidenciar a importância do conhecimento das teorias inicialmente apresentadas.
id UFRGS-2_a3271d650b274a87ece822007e0b3555
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26396
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendonça, Rodrigo BaraldoSilva, Carmem Luci da Costa2010-10-22T04:19:41Z2010http://hdl.handle.net/10183/26396000758055Este trabalho propõe-se a estudar de que modo quatro perspectivas de estudo do texto e do discurso – Linguística Textual, Linguística da Enunciação, Perspectiva Semiótica e Perspectiva da Análise de Discurso – podem, conjuntamente, contribuir para subsidiar a prática docente na análise de textos em sala de aula. Para isso, analisa aspectos elencados pelas teorias para a construção ou produção dos sentidos do texto e ilustra tais possibilidades por meio da análise do funcionamento textual. Posteriormente, aborda a progressiva inserção do texto nas aulas de língua materna, o que constitui argumento para que o professor domine o aparato teórico disponível, principalmente porque seu conhecimento é pressuposto, inclusive, nas documentações oficiais relativas ao ensino de Língua Portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, viabiliza uma reflexão sobre pressupostos que podem nortear o trabalho com o texto na sua análise em sala de aula, de modo a evidenciar a importância do conhecimento das teorias inicialmente apresentadas.This research aims to study in which means four text and discourse study perspectives – Textual Linguistics, Linguistics of Enunciation, Semiotic Perspective and the Analysis of Discourse Perspective – may contribute to provide subsidies for teaching practice when regarding the examination of texts in classrooms. In order to do that, it analyses aspects which are listed by the mentioned theories to build or produce the meaning of a text and illustrates such possibilities through analyzing the way texts function. Afterwards, it approaches progressive insertions of texts in classes on mother tongue, which constitutes a plea so the teacher is able to master the theoretical apparatus available, mostly because his/her knowledge is presupposed also, lying on official documentation concerning teaching Portuguese Language, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais. Ultimately, it enables reflections about presupposition that could guide the work using texts and analyzing them in classroom, in order to point out the importance of knowing the previously mentioned theories.application/pdfporEnsino de línguasLíngua maternaTeorias do textoText and discourse theoriesMother tongue teachingParâmetros curriculares nacionaisContribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua maternainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000758055.pdf.txt000758055.pdf.txtExtracted Texttext/plain195556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26396/2/000758055.pdf.txte1946254cd0f71f119e87b9e8671abeaMD52ORIGINAL000758055.pdf000758055.pdfTexto completoapplication/pdf472422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26396/1/000758055.pdf373d0dcc68220fbf858682794c5f71ddMD51THUMBNAIL000758055.pdf.jpg000758055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26396/3/000758055.pdf.jpg8768f66ab2a71417fe270e0953de9fabMD5310183/263962022-08-06 04:48:10.958988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:48:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
title Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
spellingShingle Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
Mendonça, Rodrigo Baraldo
Ensino de línguas
Língua materna
Teorias do texto
Text and discourse theories
Mother tongue teaching
Parâmetros curriculares nacionais
title_short Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
title_full Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
title_fullStr Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
title_full_unstemmed Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
title_sort Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
author Mendonça, Rodrigo Baraldo
author_facet Mendonça, Rodrigo Baraldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Rodrigo Baraldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
contributor_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua materna
Teorias do texto
topic Ensino de línguas
Língua materna
Teorias do texto
Text and discourse theories
Mother tongue teaching
Parâmetros curriculares nacionais
dc.subject.eng.fl_str_mv Text and discourse theories
Mother tongue teaching
Parâmetros curriculares nacionais
description Este trabalho propõe-se a estudar de que modo quatro perspectivas de estudo do texto e do discurso – Linguística Textual, Linguística da Enunciação, Perspectiva Semiótica e Perspectiva da Análise de Discurso – podem, conjuntamente, contribuir para subsidiar a prática docente na análise de textos em sala de aula. Para isso, analisa aspectos elencados pelas teorias para a construção ou produção dos sentidos do texto e ilustra tais possibilidades por meio da análise do funcionamento textual. Posteriormente, aborda a progressiva inserção do texto nas aulas de língua materna, o que constitui argumento para que o professor domine o aparato teórico disponível, principalmente porque seu conhecimento é pressuposto, inclusive, nas documentações oficiais relativas ao ensino de Língua Portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, viabiliza uma reflexão sobre pressupostos que podem nortear o trabalho com o texto na sua análise em sala de aula, de modo a evidenciar a importância do conhecimento das teorias inicialmente apresentadas.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-22T04:19:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26396
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000758055
url http://hdl.handle.net/10183/26396
identifier_str_mv 000758055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26396/2/000758055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26396/1/000758055.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26396/3/000758055.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e1946254cd0f71f119e87b9e8671abea
373d0dcc68220fbf858682794c5f71dd
8768f66ab2a71417fe270e0953de9fab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224401366024192