Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240318
Resumo: Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo.
id UFRGS-2_a3cf8d04382562c6c0652550acebc40f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240318
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2022-06-15T04:44:22Z20212359-6856http://hdl.handle.net/10183/240318001136452Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo.This article approachs some resonances of the philosopher Michel Foucault's thought in the educational field, specifically in Mathematics Education, from a doctoral thesis that had the following question as research problem: How were the memorization practices in Mathematics Education become reconfiguring in the discourses of Revista Nova Escola? The methodological tools used come from discourse analysis in the Foucauldian perspective, lenses with which we analyzed editions of this Magazine published between 1986 and 2015. We found that, by denying mechanized memorization, the reports emphasize the formation of a student critical, creative, autonomous and entrepreneur of the self, characteristics necessary to the constituted subject in the logic of neoliberalism.application/pdfporRevista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 2 (2021), p. 1245-1263.Foucault, Michel, 1926-1984Educação MatemáticaNeoliberalismoMathematics EducationNeoliberalismFoucaultMemorizationFoucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemáticaFoucault, neoliberalism and education : an analysis of memorization practices in the teaching of mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136452.pdf.txt001136452.pdf.txtExtracted Texttext/plain54618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240318/2/001136452.pdf.txt9a87ab5bcd5351c43f154c024e253045MD52ORIGINAL001136452.pdfTexto completoapplication/pdf347057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240318/1/001136452.pdf2be34557e354e2ca146e83ad5f24daeaMD5110183/2403182022-06-16 04:43:55.967066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:43:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Foucault, neoliberalism and education : an analysis of memorization practices in the teaching of mathematics
title Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
spellingShingle Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Foucault, Michel, 1926-1984
Educação Matemática
Neoliberalismo
Mathematics Education
Neoliberalism
Foucault
Memorization
title_short Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
title_full Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
title_fullStr Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
title_full_unstemmed Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
title_sort Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Educação Matemática
Neoliberalismo
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Educação Matemática
Neoliberalismo
Mathematics Education
Neoliberalism
Foucault
Memorization
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics Education
Neoliberalism
Foucault
Memorization
description Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T04:44:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240318
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-6856
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136452
identifier_str_mv 2359-6856
001136452
url http://hdl.handle.net/10183/240318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 2 (2021), p. 1245-1263.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240318/2/001136452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240318/1/001136452.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a87ab5bcd5351c43f154c024e253045
2be34557e354e2ca146e83ad5f24daea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225058752921600