Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240318 |
Resumo: | Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo. |
id |
UFRGS-2_a3cf8d04382562c6c0652550acebc40f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240318 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2022-06-15T04:44:22Z20212359-6856http://hdl.handle.net/10183/240318001136452Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo.This article approachs some resonances of the philosopher Michel Foucault's thought in the educational field, specifically in Mathematics Education, from a doctoral thesis that had the following question as research problem: How were the memorization practices in Mathematics Education become reconfiguring in the discourses of Revista Nova Escola? The methodological tools used come from discourse analysis in the Foucauldian perspective, lenses with which we analyzed editions of this Magazine published between 1986 and 2015. We found that, by denying mechanized memorization, the reports emphasize the formation of a student critical, creative, autonomous and entrepreneur of the self, characteristics necessary to the constituted subject in the logic of neoliberalism.application/pdfporRevista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 2 (2021), p. 1245-1263.Foucault, Michel, 1926-1984Educação MatemáticaNeoliberalismoMathematics EducationNeoliberalismFoucaultMemorizationFoucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemáticaFoucault, neoliberalism and education : an analysis of memorization practices in the teaching of mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136452.pdf.txt001136452.pdf.txtExtracted Texttext/plain54618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240318/2/001136452.pdf.txt9a87ab5bcd5351c43f154c024e253045MD52ORIGINAL001136452.pdfTexto completoapplication/pdf347057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240318/1/001136452.pdf2be34557e354e2ca146e83ad5f24daeaMD5110183/2403182022-06-16 04:43:55.967066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:43:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Foucault, neoliberalism and education : an analysis of memorization practices in the teaching of mathematics |
title |
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática |
spellingShingle |
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática Sartori, Alice Stephanie Tapia Foucault, Michel, 1926-1984 Educação Matemática Neoliberalismo Mathematics Education Neoliberalism Foucault Memorization |
title_short |
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática |
title_full |
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática |
title_fullStr |
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática |
title_sort |
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática |
author |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_facet |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault, Michel, 1926-1984 Educação Matemática Neoliberalismo |
topic |
Foucault, Michel, 1926-1984 Educação Matemática Neoliberalismo Mathematics Education Neoliberalism Foucault Memorization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Education Neoliberalism Foucault Memorization |
description |
Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T04:44:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240318 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2359-6856 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136452 |
identifier_str_mv |
2359-6856 001136452 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 2 (2021), p. 1245-1263. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240318/2/001136452.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240318/1/001136452.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a87ab5bcd5351c43f154c024e253045 2be34557e354e2ca146e83ad5f24daea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447795223494656 |