O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199827 |
Resumo: | Relato de pesquisa (auto) biográfica com professores que brincam, enfocando suas histórias formativas em relação ao brincar, com ênfase no papel da leitura na sua formação lúdica docente. Baseado na ludobiografia como método de coleta de dados e na Hermenêutica Filosófica como modo de análise e interpretação desses dados, o estudo conclui que tais professores extraem da experiência da leitura uma parte fundamental de seus conhecimentos sobre a vida, o que se reflete em seu trabalho como professores, e, particularmente, em sua atuação lúdica. Sem individualizá-los ou descrevê-los detalhadamente, o texto descreve a experiência de leitura dos professores investigados, na qual a literatura revelou-se, simultaneamente, fonte de saber e de fruição, demonstrando ter grande importância no vir a ser professor que brinca. A leitura e a reflexão a partir dela parece ser, para esses professores, um instrumento fundamental para o desenvolvimento continuado de sua formação, incidindo diretamente em sua prática pedagógica centrada na brincadeira. |
id |
UFRGS-2_a3d2166ee8b7b5ad1edcbdb69b336b43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199827 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fortuna, Tânia Ramos2019-09-28T03:47:36Z20192317-1219http://hdl.handle.net/10183/199827001101700Relato de pesquisa (auto) biográfica com professores que brincam, enfocando suas histórias formativas em relação ao brincar, com ênfase no papel da leitura na sua formação lúdica docente. Baseado na ludobiografia como método de coleta de dados e na Hermenêutica Filosófica como modo de análise e interpretação desses dados, o estudo conclui que tais professores extraem da experiência da leitura uma parte fundamental de seus conhecimentos sobre a vida, o que se reflete em seu trabalho como professores, e, particularmente, em sua atuação lúdica. Sem individualizá-los ou descrevê-los detalhadamente, o texto descreve a experiência de leitura dos professores investigados, na qual a literatura revelou-se, simultaneamente, fonte de saber e de fruição, demonstrando ter grande importância no vir a ser professor que brinca. A leitura e a reflexão a partir dela parece ser, para esses professores, um instrumento fundamental para o desenvolvimento continuado de sua formação, incidindo diretamente em sua prática pedagógica centrada na brincadeira.(Self) biographical research report with teachers who play, focusing on their background stories in relation to playfulness with an emphasis on the role of reading in their ludic teacher training. Based on the ludic biography as a method of data collection in (self) biographical research and in the Philosophical Hermeneutics as an analysis and interpretation mode of these data, this study concludes that such teachers extract from the reading experience a fundamental part of their knowledge about life, which is reflected in their work as teachers and, particularly, in their ludic performance. Without individualizing or describing them in detail, the text describes the reading experience of the investigated teachers, in which literature revealed itself, simultaneously, as a source of knowledge and fruition, demonstrating great importance in the training of the teacher who plays. Reading and the reflection stemming from it seems to be, for these teachers, a fundamental tool for the continuous development of their training, directly affecting their pedagogical practice centered in playfulness.Relato de investigación (auto) biográfica con maestros que juegan, enfocando sus historias de formación em relación al jugar, dando énfasis al papel de la lectura em su formación lúdica docente. Con base em la ludo- -biografía como método de recolección de datos y em la Hermenéutica Filosófica como método de análisis e interpretación de esos datos, el estudio concluye que estos docentes extraen de la experiencia de la lectura una parte fundamental de sus conocimientos sobre la vida, lo que se refleja em su trabajo como maestros y, particularmente, em su actuación lúdica. Sin individualizarlos o describirlos detalladamente, el texto describe la experiencia de lectura de los maestros y profesores investigados, em lacualla literatura se reveló, simultáneamente, fuente de saber y de placer, demostrando ser de gran importancia tornarse un maestro o profesor que juega. Partir de la lectura y la reflexión parece ser, para estos docentes, un instrumento fundamental para el desarrollo continuado de su formación, incidiendo directamente em su práctica pedagógica centrada em el jugarapplication/pdfporRevista entreideias: educação, cultura e sociedade,. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 135-156Formação de professoresLeituraLudicidadeO papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101700.pdf.txt001101700.pdf.txtExtracted Texttext/plain55049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199827/2/001101700.pdf.txt598cedbef56d47799f60dbabc1bb6cacMD52ORIGINAL001101700.pdfTexto completoapplication/pdf574311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199827/1/001101700.pdfc193fa789abad0aedfbd7d2109167e6bMD5110183/1998272019-09-29 03:45:40.696229oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199827Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-29T06:45:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam? |
title |
O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam? |
spellingShingle |
O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam? Fortuna, Tânia Ramos Formação de professores Leitura Ludicidade |
title_short |
O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam? |
title_full |
O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam? |
title_fullStr |
O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam? |
title_full_unstemmed |
O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam? |
title_sort |
O papel da leitura na formação lúdica docente : o que leem os professores que brincam? |
author |
Fortuna, Tânia Ramos |
author_facet |
Fortuna, Tânia Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortuna, Tânia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Leitura Ludicidade |
topic |
Formação de professores Leitura Ludicidade |
description |
Relato de pesquisa (auto) biográfica com professores que brincam, enfocando suas histórias formativas em relação ao brincar, com ênfase no papel da leitura na sua formação lúdica docente. Baseado na ludobiografia como método de coleta de dados e na Hermenêutica Filosófica como modo de análise e interpretação desses dados, o estudo conclui que tais professores extraem da experiência da leitura uma parte fundamental de seus conhecimentos sobre a vida, o que se reflete em seu trabalho como professores, e, particularmente, em sua atuação lúdica. Sem individualizá-los ou descrevê-los detalhadamente, o texto descreve a experiência de leitura dos professores investigados, na qual a literatura revelou-se, simultaneamente, fonte de saber e de fruição, demonstrando ter grande importância no vir a ser professor que brinca. A leitura e a reflexão a partir dela parece ser, para esses professores, um instrumento fundamental para o desenvolvimento continuado de sua formação, incidindo diretamente em sua prática pedagógica centrada na brincadeira. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-28T03:47:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199827 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-1219 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101700 |
identifier_str_mv |
2317-1219 001101700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista entreideias: educação, cultura e sociedade,. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 135-156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199827/2/001101700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199827/1/001101700.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
598cedbef56d47799f60dbabc1bb6cac c193fa789abad0aedfbd7d2109167e6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447695922298880 |