Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Aristeo Leite
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Lisandra Ogg, Pereira, Rita Marisa Ribes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249
Resumo: O objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças.
id UFRJ-20_5fd3a0676272ab037126f603d89f97e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46249
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docentelúdicocultura lúdicaformação de professoresinfânciaadultezO objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4624910.54948/desidades.v0i32.46249DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 15-32DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 15-322318-928210.54948/desidades.v0i32reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249/2880710.54948/desidades.v0i32.46249.g28807Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Aristeo LeiteGomes, Lisandra OggPereira, Rita Marisa Ribes2023-10-08T03:33:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46249Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-08T03:33:40Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
title Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
spellingShingle Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
Filho, Aristeo Leite
lúdico
cultura lúdica
formação de professores
infância
adultez
title_short Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
title_full Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
title_fullStr Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
title_full_unstemmed Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
title_sort Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
author Filho, Aristeo Leite
author_facet Filho, Aristeo Leite
Gomes, Lisandra Ogg
Pereira, Rita Marisa Ribes
author_role author
author2 Gomes, Lisandra Ogg
Pereira, Rita Marisa Ribes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Aristeo Leite
Gomes, Lisandra Ogg
Pereira, Rita Marisa Ribes
dc.subject.por.fl_str_mv lúdico
cultura lúdica
formação de professores
infância
adultez
topic lúdico
cultura lúdica
formação de professores
infância
adultez
description O objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249
10.54948/desidades.v0i32.46249
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i32.46249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249/28807
10.54948/desidades.v0i32.46249.g28807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 15-32
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 15-32
2318-9282
10.54948/desidades.v0i32
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067693281509376