Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249 |
Resumo: | O objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças. |
id |
UFRJ-20_5fd3a0676272ab037126f603d89f97e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46249 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docentelúdicocultura lúdicaformação de professoresinfânciaadultezO objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4624910.54948/desidades.v0i32.46249DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 15-32DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 15-322318-928210.54948/desidades.v0i32reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249/2880710.54948/desidades.v0i32.46249.g28807Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Aristeo LeiteGomes, Lisandra OggPereira, Rita Marisa Ribes2023-10-08T03:33:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46249Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-08T03:33:40Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente |
title |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente |
spellingShingle |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente Filho, Aristeo Leite lúdico cultura lúdica formação de professores infância adultez |
title_short |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente |
title_full |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente |
title_fullStr |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente |
title_full_unstemmed |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente |
title_sort |
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente |
author |
Filho, Aristeo Leite |
author_facet |
Filho, Aristeo Leite Gomes, Lisandra Ogg Pereira, Rita Marisa Ribes |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Lisandra Ogg Pereira, Rita Marisa Ribes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Aristeo Leite Gomes, Lisandra Ogg Pereira, Rita Marisa Ribes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
lúdico cultura lúdica formação de professores infância adultez |
topic |
lúdico cultura lúdica formação de professores infância adultez |
description |
O objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249 10.54948/desidades.v0i32.46249 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249 |
identifier_str_mv |
10.54948/desidades.v0i32.46249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46249/28807 10.54948/desidades.v0i32.46249.g28807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 15-32 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 15-32 2318-9282 10.54948/desidades.v0i32 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067693281509376 |