Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetzner, Elisa de Mesquita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87831
Resumo: O mercado brasileiro de produtos de beleza tem crescido numa constante ao longo da última década. Atualmente, o Brasil figura como o terceiro maior mercado de produtos cosméticos no mundo, ganhando novos consumidores a cada ano. Neste contexto, as mulheres representam a maior fatia do mercado consumidor. O presente trabalho teve como objetivo identificar os hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre. Para isto, realizou-se uma pesquisa em duas etapas: a primeira, exploratória e de natureza qualitativa, e a segunda, descritiva e de natureza quantitativa. Os resultados demonstram que a maior parte das universitárias usa maquiagem diariamente, com o intuito de melhorar a aparência da pele. As compras são feitas em farmácias e lojas especializadas. Apesar de mostrarem-se satisfeitas com as opções de maquiagem disponíveis no mercado brasileiro, as universitárias não se mantém fiéis à mesma marca.
id UFRGS-2_a406a0294e9e0fd27c6e2a6cdb3a670d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87831
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fetzner, Elisa de MesquitaSlongo, Luiz Antonio2014-02-27T01:51:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/87831000910060O mercado brasileiro de produtos de beleza tem crescido numa constante ao longo da última década. Atualmente, o Brasil figura como o terceiro maior mercado de produtos cosméticos no mundo, ganhando novos consumidores a cada ano. Neste contexto, as mulheres representam a maior fatia do mercado consumidor. O presente trabalho teve como objetivo identificar os hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre. Para isto, realizou-se uma pesquisa em duas etapas: a primeira, exploratória e de natureza qualitativa, e a segunda, descritiva e de natureza quantitativa. Os resultados demonstram que a maior parte das universitárias usa maquiagem diariamente, com o intuito de melhorar a aparência da pele. As compras são feitas em farmácias e lojas especializadas. Apesar de mostrarem-se satisfeitas com as opções de maquiagem disponíveis no mercado brasileiro, as universitárias não se mantém fiéis à mesma marca.The Brazilian market for beauty products has constantly grown over the last decade. Brazil currently stands as the third largest market for cosmetics in the world, gaining new customers every year. In this context, women represent the largest share of the consumer market. This study aimed to identify the consumer behavior of university students in makeup. The survey was held in the city of Porto Alegre. It was carried out in two stages: first, exploratory and qualitative, and second, descriptive and quantitative. The results show that the majority of academic students wear makeup on a daily basis, in order to improve their skin appearance. Purchases are made in pharmacies and specialized stores. Despite being satisfied with the makeup options available in the Brazilian market, the students do not remain loyal to the same brand.application/pdfporComportamento do consumidorHábitos de consumoProdutos de belezaConsumer behaviorConsumptionMakeupHábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910060.pdf000910060.pdfTexto completoapplication/pdf1004290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87831/1/000910060.pdf42ff3a7e30046a182eda81e797560087MD51TEXT000910060.pdf.txt000910060.pdf.txtExtracted Texttext/plain96859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87831/2/000910060.pdf.txtbcd1e4a1f64252c3b69abfd5289e6542MD52THUMBNAIL000910060.pdf.jpg000910060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87831/3/000910060.pdf.jpgf50b877700af1b7a2ac74c65076115a6MD5310183/878312018-10-18 08:09:40.815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87831Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:09:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre
title Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre
spellingShingle Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre
Fetzner, Elisa de Mesquita
Comportamento do consumidor
Hábitos de consumo
Produtos de beleza
Consumer behavior
Consumption
Makeup
title_short Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre
title_full Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre
title_fullStr Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre
title_full_unstemmed Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre
title_sort Hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre
author Fetzner, Elisa de Mesquita
author_facet Fetzner, Elisa de Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fetzner, Elisa de Mesquita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Hábitos de consumo
Produtos de beleza
topic Comportamento do consumidor
Hábitos de consumo
Produtos de beleza
Consumer behavior
Consumption
Makeup
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Consumption
Makeup
description O mercado brasileiro de produtos de beleza tem crescido numa constante ao longo da última década. Atualmente, o Brasil figura como o terceiro maior mercado de produtos cosméticos no mundo, ganhando novos consumidores a cada ano. Neste contexto, as mulheres representam a maior fatia do mercado consumidor. O presente trabalho teve como objetivo identificar os hábitos de consumo de maquiagem das universitárias de Porto Alegre. Para isto, realizou-se uma pesquisa em duas etapas: a primeira, exploratória e de natureza qualitativa, e a segunda, descritiva e de natureza quantitativa. Os resultados demonstram que a maior parte das universitárias usa maquiagem diariamente, com o intuito de melhorar a aparência da pele. As compras são feitas em farmácias e lojas especializadas. Apesar de mostrarem-se satisfeitas com as opções de maquiagem disponíveis no mercado brasileiro, as universitárias não se mantém fiéis à mesma marca.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-27T01:51:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87831
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910060
url http://hdl.handle.net/10183/87831
identifier_str_mv 000910060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87831/1/000910060.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87831/2/000910060.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87831/3/000910060.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 42ff3a7e30046a182eda81e797560087
bcd1e4a1f64252c3b69abfd5289e6542
f50b877700af1b7a2ac74c65076115a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460215255040