A escrita de diários como prática de liberdade : por uma pedagogia da inteireza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Gabriela Hammes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239290
Resumo: Este TCC busca, através do diálogo com autoras feministas (em especial com bell hooks e Audre Lorde), problematizar o tema da escrita de diários na formação de estudantes. A partir da assertiva de Carol Henisch, de que o “pessoal é político”, envereda-se por narrativas em primeira pessoa, produzidas em diários físicos e virtuais, escritos ao longo de 2021. A autora, licencianda em Ciências Biológicas, problematiza temas como: o uso do diário, a política do Estado em contraponto à dimensão pessoal, o pesquisar na pandemia e a presença de Eros na relação professora e aluna. Por meio de bell hooks, traz a ideia da educação como prática liberdade e a inteireza como conceito a ser buscado. A inteireza é apresentada como prática de liberdade, onde, através da escrita, os sujeitos possam expressar suas ideias, trazendo suas histórias, afetos, aprisionamentos e sensações. Trata-se de uma aposta na inteireza para que a própria pesquisa acadêmica se torne menos protocolar, para que a academia seja também as pessoas e não somente textos.
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