Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Ana Cristina de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro,Francisco Mirtiel Frankson Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100276
Resumo: RESUMO O ensaio objetiva discutir perspectivas de escrita acadêmica relacionadas com a produção estética de gêneros textuais - poema, carta e diário - que muitas vezes não se destina atenção à sua elaboração e importância na produção de conhecimentos pedagógicos. Considera-se urgência na reflexão sobre possibilidades de produção acadêmica para além das normatizações científicas, sem perder o rigor e a sistematização no âmbito das pesquisas. O estudo é de natureza qualitativa, pois valoriza aspectos não quantificáveis, expressos em valores e emoções explicitadas na escrita. As análises postas evidenciam que se faz necessário que professores e alunos universitários se aventurem no desenvolvimento estético de produções de poemas, cartas e diários, com fins pedagógicos, no cenário acadêmico.
id EAA-1_556b2619ecffcce0a6ba36288ee6f074
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100276
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicasestetização da escrita acadêmicacartasdiáriospoemasintenção pedagógicaRESUMO O ensaio objetiva discutir perspectivas de escrita acadêmica relacionadas com a produção estética de gêneros textuais - poema, carta e diário - que muitas vezes não se destina atenção à sua elaboração e importância na produção de conhecimentos pedagógicos. Considera-se urgência na reflexão sobre possibilidades de produção acadêmica para além das normatizações científicas, sem perder o rigor e a sistematização no âmbito das pesquisas. O estudo é de natureza qualitativa, pois valoriza aspectos não quantificáveis, expressos em valores e emoções explicitadas na escrita. As análises postas evidenciam que se faz necessário que professores e alunos universitários se aventurem no desenvolvimento estético de produções de poemas, cartas e diários, com fins pedagógicos, no cenário acadêmico.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100276Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230091info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Ana Cristina deCastro,Francisco Mirtiel Frankson Mourapor2019-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100276Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-03-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
title Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
spellingShingle Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
Moraes,Ana Cristina de
estetização da escrita acadêmica
cartas
diários
poemas
intenção pedagógica
title_short Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
title_full Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
title_fullStr Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
title_full_unstemmed Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
title_sort Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
author Moraes,Ana Cristina de
author_facet Moraes,Ana Cristina de
Castro,Francisco Mirtiel Frankson Moura
author_role author
author2 Castro,Francisco Mirtiel Frankson Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes,Ana Cristina de
Castro,Francisco Mirtiel Frankson Moura
dc.subject.por.fl_str_mv estetização da escrita acadêmica
cartas
diários
poemas
intenção pedagógica
topic estetização da escrita acadêmica
cartas
diários
poemas
intenção pedagógica
description RESUMO O ensaio objetiva discutir perspectivas de escrita acadêmica relacionadas com a produção estética de gêneros textuais - poema, carta e diário - que muitas vezes não se destina atenção à sua elaboração e importância na produção de conhecimentos pedagógicos. Considera-se urgência na reflexão sobre possibilidades de produção acadêmica para além das normatizações científicas, sem perder o rigor e a sistematização no âmbito das pesquisas. O estudo é de natureza qualitativa, pois valoriza aspectos não quantificáveis, expressos em valores e emoções explicitadas na escrita. As análises postas evidenciam que se faz necessário que professores e alunos universitários se aventurem no desenvolvimento estético de produções de poemas, cartas e diários, com fins pedagógicos, no cenário acadêmico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100276
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492470886400