Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100276 |
Resumo: | RESUMO O ensaio objetiva discutir perspectivas de escrita acadêmica relacionadas com a produção estética de gêneros textuais - poema, carta e diário - que muitas vezes não se destina atenção à sua elaboração e importância na produção de conhecimentos pedagógicos. Considera-se urgência na reflexão sobre possibilidades de produção acadêmica para além das normatizações científicas, sem perder o rigor e a sistematização no âmbito das pesquisas. O estudo é de natureza qualitativa, pois valoriza aspectos não quantificáveis, expressos em valores e emoções explicitadas na escrita. As análises postas evidenciam que se faz necessário que professores e alunos universitários se aventurem no desenvolvimento estético de produções de poemas, cartas e diários, com fins pedagógicos, no cenário acadêmico. |
id |
EAA-1_556b2619ecffcce0a6ba36288ee6f074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782018000100276 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicasestetização da escrita acadêmicacartasdiáriospoemasintenção pedagógicaRESUMO O ensaio objetiva discutir perspectivas de escrita acadêmica relacionadas com a produção estética de gêneros textuais - poema, carta e diário - que muitas vezes não se destina atenção à sua elaboração e importância na produção de conhecimentos pedagógicos. Considera-se urgência na reflexão sobre possibilidades de produção acadêmica para além das normatizações científicas, sem perder o rigor e a sistematização no âmbito das pesquisas. O estudo é de natureza qualitativa, pois valoriza aspectos não quantificáveis, expressos em valores e emoções explicitadas na escrita. As análises postas evidenciam que se faz necessário que professores e alunos universitários se aventurem no desenvolvimento estético de produções de poemas, cartas e diários, com fins pedagógicos, no cenário acadêmico.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100276Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230091info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Ana Cristina deCastro,Francisco Mirtiel Frankson Mourapor2019-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100276Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2019-03-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas |
title |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas |
spellingShingle |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas Moraes,Ana Cristina de estetização da escrita acadêmica cartas diários poemas intenção pedagógica |
title_short |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas |
title_full |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas |
title_fullStr |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas |
title_sort |
Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas |
author |
Moraes,Ana Cristina de |
author_facet |
Moraes,Ana Cristina de Castro,Francisco Mirtiel Frankson Moura |
author_role |
author |
author2 |
Castro,Francisco Mirtiel Frankson Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes,Ana Cristina de Castro,Francisco Mirtiel Frankson Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estetização da escrita acadêmica cartas diários poemas intenção pedagógica |
topic |
estetização da escrita acadêmica cartas diários poemas intenção pedagógica |
description |
RESUMO O ensaio objetiva discutir perspectivas de escrita acadêmica relacionadas com a produção estética de gêneros textuais - poema, carta e diário - que muitas vezes não se destina atenção à sua elaboração e importância na produção de conhecimentos pedagógicos. Considera-se urgência na reflexão sobre possibilidades de produção acadêmica para além das normatizações científicas, sem perder o rigor e a sistematização no âmbito das pesquisas. O estudo é de natureza qualitativa, pois valoriza aspectos não quantificáveis, expressos em valores e emoções explicitadas na escrita. As análises postas evidenciam que se faz necessário que professores e alunos universitários se aventurem no desenvolvimento estético de produções de poemas, cartas e diários, com fins pedagógicos, no cenário acadêmico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100276 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782018230091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.23 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492470886400 |