Kohlberg e a "comunidade justa": promovendo o senso ético e a cidadania na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25654 |
Resumo: | Este trabalho descreve a técnica de educação moral intitulada "comunidade justa", proposta por Kohlberg e seus colaboradores da Universidade de Harvard, e que tem fundamento na teoria de julgamento moral do mesmo autor. Partindo da técnica anteriormente proposta, de discussão de dilemas hipotéticos em grupo, resume as observações feitas em programa do tipo "comunidade justa", realizado em cidade do meio-oeste americano e apresenta uma análise estatística em que se verifica o aumento dos escores de maturidade moral de alunos participantes do programa. Discute-se também a aplicação desses programas para o contexto brasileiro. |
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Biaggio, Angela Maria Brasil2010-09-11T04:20:19Z19970102-7972http://hdl.handle.net/10183/25654000191383Este trabalho descreve a técnica de educação moral intitulada "comunidade justa", proposta por Kohlberg e seus colaboradores da Universidade de Harvard, e que tem fundamento na teoria de julgamento moral do mesmo autor. Partindo da técnica anteriormente proposta, de discussão de dilemas hipotéticos em grupo, resume as observações feitas em programa do tipo "comunidade justa", realizado em cidade do meio-oeste americano e apresenta uma análise estatística em que se verifica o aumento dos escores de maturidade moral de alunos participantes do programa. Discute-se também a aplicação desses programas para o contexto brasileiro.This article describes the "just community" technique for moral education, proposed by Kohlberg and his collaborators at Harvard University, which is based on this author's theory of moral judgment. Starting from the older technique of hypothetical moral dilemma discussions, the article goes on to summarize observations made in a "just community" program run in a midwest school, and presents a statistical analysis which reveals significant gains in moral maturity scores of the participants. The application of such programs to the Brazilian context is also discussed.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (1997), p. 47-69Psicologia do desenvolvimentoMoral judgmentMoral developmentMoral educationJust communityKohlberg e a "comunidade justa": promovendo o senso ético e a cidadania na escolaKohlberg and the "just community": developing ethical sense and citizenship in the schools info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000191383.pdf000191383.pdfTexto completoapplication/pdf100579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25654/1/000191383.pdfb3ace868b04f0834742fa04a5c7ed7deMD51TEXT000191383.pdf.txt000191383.pdf.txtExtracted Texttext/plain55122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25654/2/000191383.pdf.txt05a247cafc98541dea8c51ee5fda0850MD52THUMBNAIL000191383.pdf.jpg000191383.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25654/3/000191383.pdf.jpg1e8395d4b1b6087f1a7d8a94d00d495cMD5310183/256542018-10-09 08:35:08.063oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:35:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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