Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldissera, Rudimar
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Araujo, Denise Castilhos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251891
Resumo: Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), com base em teorizações acerca da noção de responsabilidade social, o presente artigo propõe-se realizar uma reflexão no sentido de avançar na compreensão a respeito das apropriações/atualizações da idéia de diversidade/ respeito à diversidade, realizadas pela Dove em suas campanhas publicitárias Dove – Real Beleza e Verão Sem Vergonha. Nesse sentido, ressalta a tensão que se materializa entre as idéias de responsabilidade social e marketing, propondo que as referidas campanhas, mais do que traduzirem responsabilidade social, constituem-se em estratégias de comunicação de marketing.
id UFRGS-2_a48519a8ce2ef7453ec6f5bd99fb5ba4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251891
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baldissera, RudimarAraujo, Denise Castilhos de2022-11-26T05:01:42Z20071984-8226http://hdl.handle.net/10183/251891000603315Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), com base em teorizações acerca da noção de responsabilidade social, o presente artigo propõe-se realizar uma reflexão no sentido de avançar na compreensão a respeito das apropriações/atualizações da idéia de diversidade/ respeito à diversidade, realizadas pela Dove em suas campanhas publicitárias Dove – Real Beleza e Verão Sem Vergonha. Nesse sentido, ressalta a tensão que se materializa entre as idéias de responsabilidade social e marketing, propondo que as referidas campanhas, mais do que traduzirem responsabilidade social, constituem-se em estratégias de comunicação de marketing.Under the Paradigm of Complexity(Morin) and based on theories about the notion of socialresponsibility, the article proposes a reflection designed to furtherthe understanding of the appropriations/updates of the idea ofdiversity/respect for diversity carried out by Dove in its advertisingcampaigns “Dove – Real Beleza” and “Verão sem Vergonha”. Ithighlights the tension between the ideas of social responsibility andmarketing, suggesting that those campaigns, rather than expressingsocial responsibility, are strategies of marketing communication.Bajo el Paradigma de la Complejidad (Morin), basado en lasteorizaciones referentes a la noción de la responsabilidad social, elpresente artículo se propone a realizar una reflexión, en el sentido deavanzar hacia la compreensión de las apropiaciones/actualizacionesde la idea de diversidad/respecto a la diversidad, realizadas por laDove en sus campañas publicitárias “Dove – Real Beleza” y “VerãoSem Vergonha”. En este sentido, resalta la tensión que se estableceentre las ideas de responsabilidad social y marketing, proponiendoque las mencionadas campañas, más que traducir responsabilidadsocial, se constituyen en estrategias de comunicación y marketing.application/pdfporRevista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 34-44.Responsabilidade socialMarketingAnálise do discursoComplexitySocial responsibilityDove campaignsComplejidadResponsabilidad socialCampanas DoveResponsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Doveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000603315.pdf.txt000603315.pdf.txtExtracted Texttext/plain52008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251891/2/000603315.pdf.txt724a487ff1d41b8203287f02e65b05b6MD52ORIGINAL000603315.pdfTexto completoapplication/pdf122628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251891/1/000603315.pdf79b7420c2a5838c2ddd64613f7911e11MD5110183/2518912022-11-27 05:47:06.132147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251891Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-11-27T07:47:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
title Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
spellingShingle Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
Baldissera, Rudimar
Responsabilidade social
Marketing
Análise do discurso
Complexity
Social responsibility
Dove campaigns
Complejidad
Responsabilidad social
Campanas Dove
title_short Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
title_full Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
title_fullStr Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
title_full_unstemmed Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
title_sort Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
author Baldissera, Rudimar
author_facet Baldissera, Rudimar
Araujo, Denise Castilhos de
author_role author
author2 Araujo, Denise Castilhos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
Araujo, Denise Castilhos de
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Marketing
Análise do discurso
topic Responsabilidade social
Marketing
Análise do discurso
Complexity
Social responsibility
Dove campaigns
Complejidad
Responsabilidad social
Campanas Dove
dc.subject.eng.fl_str_mv Complexity
Social responsibility
Dove campaigns
dc.subject.spa.fl_str_mv Complejidad
Responsabilidad social
Campanas Dove
description Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), com base em teorizações acerca da noção de responsabilidade social, o presente artigo propõe-se realizar uma reflexão no sentido de avançar na compreensão a respeito das apropriações/atualizações da idéia de diversidade/ respeito à diversidade, realizadas pela Dove em suas campanhas publicitárias Dove – Real Beleza e Verão Sem Vergonha. Nesse sentido, ressalta a tensão que se materializa entre as idéias de responsabilidade social e marketing, propondo que as referidas campanhas, mais do que traduzirem responsabilidade social, constituem-se em estratégias de comunicação de marketing.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-26T05:01:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251891
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-8226
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000603315
identifier_str_mv 1984-8226
000603315
url http://hdl.handle.net/10183/251891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 34-44.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251891/2/000603315.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251891/1/000603315.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 724a487ff1d41b8203287f02e65b05b6
79b7420c2a5838c2ddd64613f7911e11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824427459217457152