Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251891 |
Resumo: | Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), com base em teorizações acerca da noção de responsabilidade social, o presente artigo propõe-se realizar uma reflexão no sentido de avançar na compreensão a respeito das apropriações/atualizações da idéia de diversidade/ respeito à diversidade, realizadas pela Dove em suas campanhas publicitárias Dove – Real Beleza e Verão Sem Vergonha. Nesse sentido, ressalta a tensão que se materializa entre as idéias de responsabilidade social e marketing, propondo que as referidas campanhas, mais do que traduzirem responsabilidade social, constituem-se em estratégias de comunicação de marketing. |
id |
UFRGS-2_a48519a8ce2ef7453ec6f5bd99fb5ba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251891 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baldissera, RudimarAraujo, Denise Castilhos de2022-11-26T05:01:42Z20071984-8226http://hdl.handle.net/10183/251891000603315Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), com base em teorizações acerca da noção de responsabilidade social, o presente artigo propõe-se realizar uma reflexão no sentido de avançar na compreensão a respeito das apropriações/atualizações da idéia de diversidade/ respeito à diversidade, realizadas pela Dove em suas campanhas publicitárias Dove – Real Beleza e Verão Sem Vergonha. Nesse sentido, ressalta a tensão que se materializa entre as idéias de responsabilidade social e marketing, propondo que as referidas campanhas, mais do que traduzirem responsabilidade social, constituem-se em estratégias de comunicação de marketing.Under the Paradigm of Complexity(Morin) and based on theories about the notion of socialresponsibility, the article proposes a reflection designed to furtherthe understanding of the appropriations/updates of the idea ofdiversity/respect for diversity carried out by Dove in its advertisingcampaigns “Dove – Real Beleza” and “Verão sem Vergonha”. Ithighlights the tension between the ideas of social responsibility andmarketing, suggesting that those campaigns, rather than expressingsocial responsibility, are strategies of marketing communication.Bajo el Paradigma de la Complejidad (Morin), basado en lasteorizaciones referentes a la noción de la responsabilidad social, elpresente artículo se propone a realizar una reflexión, en el sentido deavanzar hacia la compreensión de las apropiaciones/actualizacionesde la idea de diversidad/respecto a la diversidad, realizadas por laDove en sus campañas publicitárias “Dove – Real Beleza” y “VerãoSem Vergonha”. En este sentido, resalta la tensión que se estableceentre las ideas de responsabilidad social y marketing, proponiendoque las mencionadas campañas, más que traducir responsabilidadsocial, se constituyen en estrategias de comunicación y marketing.application/pdfporRevista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 34-44.Responsabilidade socialMarketingAnálise do discursoComplexitySocial responsibilityDove campaignsComplejidadResponsabilidad socialCampanas DoveResponsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Doveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000603315.pdf.txt000603315.pdf.txtExtracted Texttext/plain52008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251891/2/000603315.pdf.txt724a487ff1d41b8203287f02e65b05b6MD52ORIGINAL000603315.pdfTexto completoapplication/pdf122628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251891/1/000603315.pdf79b7420c2a5838c2ddd64613f7911e11MD5110183/2518912022-11-27 05:47:06.132147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251891Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-11-27T07:47:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove |
title |
Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove |
spellingShingle |
Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove Baldissera, Rudimar Responsabilidade social Marketing Análise do discurso Complexity Social responsibility Dove campaigns Complejidad Responsabilidad social Campanas Dove |
title_short |
Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove |
title_full |
Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove |
title_fullStr |
Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove |
title_sort |
Responsabilidade social, diversidade e marketing : o discurso Real Beleza Dove |
author |
Baldissera, Rudimar |
author_facet |
Baldissera, Rudimar Araujo, Denise Castilhos de |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Denise Castilhos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar Araujo, Denise Castilhos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Marketing Análise do discurso |
topic |
Responsabilidade social Marketing Análise do discurso Complexity Social responsibility Dove campaigns Complejidad Responsabilidad social Campanas Dove |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Complexity Social responsibility Dove campaigns |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Complejidad Responsabilidad social Campanas Dove |
description |
Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), com base em teorizações acerca da noção de responsabilidade social, o presente artigo propõe-se realizar uma reflexão no sentido de avançar na compreensão a respeito das apropriações/atualizações da idéia de diversidade/ respeito à diversidade, realizadas pela Dove em suas campanhas publicitárias Dove – Real Beleza e Verão Sem Vergonha. Nesse sentido, ressalta a tensão que se materializa entre as idéias de responsabilidade social e marketing, propondo que as referidas campanhas, mais do que traduzirem responsabilidade social, constituem-se em estratégias de comunicação de marketing. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-26T05:01:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251891 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-8226 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000603315 |
identifier_str_mv |
1984-8226 000603315 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 34-44. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251891/2/000603315.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251891/1/000603315.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
724a487ff1d41b8203287f02e65b05b6 79b7420c2a5838c2ddd64613f7911e11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427459217457152 |