A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wirth, Micael Tobias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157228
Resumo: Com a evolução social e dos meios de transporte e comunicação – globalização –, podemos entrar em contato com as mais diversas pessoas e culturas. Estas alterações proporcionaram também um aumento das interações sociais entre os indivíduos das mais diversas culturas. Do mesmo modo que as interações entre as pessoas, o mercado de consumo está cada vez mais globalizado, ofertando aos consumidores uma diversidade de produtos e serviços com origens e elementos culturais ímpares. Podemos tomar como exemplo filmes, peças teatrais e a própria educação, que ao colocar os consumidores em contato com novas ideias e valores, permitem que os indivíduos se apropriem sistematicamente destas propriedades significativas dos bens de consumo e construam e/ou reconstruam o seu conceito interno de “eu” – identidade. Ocorre que o consumo destes produtos imateriais que possuem como principal característica seu elemento cultural tornam a aplicação do Código de Defesa do Consumidor uma atividade complexa, criando inclusive a hipótese destes bens não estarem sob o abrigo do Código de Defesa do Consumidor, diante da dificuldade de identificação de vícios e defeitos. Desta maneira, o presente trabalho analisará o próprio conceito de cultura, a sua importância de seu consumo para a construção da identidade pessoal dos indivíduos e seus reflexos na sociedade. Realizada tal análise, será abordado o Código de Defesa do Consumidor e os princípios que auxiliam na sua aplicação, buscando assim uma solução à problemática enfrentada.
id UFRGS-2_a498efb2ef730ee0eaebbf36777e35e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157228
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wirth, Micael TobiasFerreira, Vitor Hugo do Amaral2017-04-28T02:23:05Z2016http://hdl.handle.net/10183/157228001017429Com a evolução social e dos meios de transporte e comunicação – globalização –, podemos entrar em contato com as mais diversas pessoas e culturas. Estas alterações proporcionaram também um aumento das interações sociais entre os indivíduos das mais diversas culturas. Do mesmo modo que as interações entre as pessoas, o mercado de consumo está cada vez mais globalizado, ofertando aos consumidores uma diversidade de produtos e serviços com origens e elementos culturais ímpares. Podemos tomar como exemplo filmes, peças teatrais e a própria educação, que ao colocar os consumidores em contato com novas ideias e valores, permitem que os indivíduos se apropriem sistematicamente destas propriedades significativas dos bens de consumo e construam e/ou reconstruam o seu conceito interno de “eu” – identidade. Ocorre que o consumo destes produtos imateriais que possuem como principal característica seu elemento cultural tornam a aplicação do Código de Defesa do Consumidor uma atividade complexa, criando inclusive a hipótese destes bens não estarem sob o abrigo do Código de Defesa do Consumidor, diante da dificuldade de identificação de vícios e defeitos. Desta maneira, o presente trabalho analisará o próprio conceito de cultura, a sua importância de seu consumo para a construção da identidade pessoal dos indivíduos e seus reflexos na sociedade. Realizada tal análise, será abordado o Código de Defesa do Consumidor e os princípios que auxiliam na sua aplicação, buscando assim uma solução à problemática enfrentada.With social progress and transport and media evolution - globalization - we can get in touch with many different people and cultures. These changes also provide an increase in social interactions between individuals from different cultures. In the same way as the interactions between people, the consumer market is increasingly globalized, offering variety of products and services with unique origins and cultural elements to the consumers. We can take the example of films, plays and education itself, that by putting consumers in touch with new ideas and values, allow individuals to systematically appropriate these significant properties of consumer goods and to build and/or rebuild its internal concept of "I" - identity. It turns out that the consumption of these intangible products that have as main feature their cultural element make the application of the Consumer Protection Code a complex activity, creating even the possibility of these goods are not under the protection of the Consumer Protection Code, given the difficulty of identification of vices and defects. In this way, this paper will examine the concept of culture, its importance of its consumption for the construction of personal identity of individuals and their effects on society. Performed this analysis, will address the Consumer Protection Code and the principles that assist in its implementation, thus seeking a solution to the main problem.application/pdfporDireito do consumidorConsumoCódigo de Defesa do ConsumidorCultureIdentityConsumptionConsumerismProductCode of Defense of the ConsumerA cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoCurso de especialização em Direito Internacional, Ambiental e Consumidorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017429.pdf001017429.pdfTexto completoapplication/pdf548783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157228/1/001017429.pdfa0b3a0881d99347d0ef1a026ac76965eMD51TEXT001017429.pdf.txt001017429.pdf.txtExtracted Texttext/plain127251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157228/2/001017429.pdf.txt261ac43db9e03aa210e94a122142df65MD52THUMBNAIL001017429.pdf.jpg001017429.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157228/3/001017429.pdf.jpg01e651c9d22b88cf8e36761117a58a4bMD5310183/1572282018-10-29 08:51:27.297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:51:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor
title A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor
spellingShingle A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor
Wirth, Micael Tobias
Direito do consumidor
Consumo
Código de Defesa do Consumidor
Culture
Identity
Consumption
Consumerism
Product
Code of Defense of the Consumer
title_short A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor
title_full A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor
title_fullStr A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor
title_full_unstemmed A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor
title_sort A cultura como bem de consumo e a proteção do código de defesa do consumidor
author Wirth, Micael Tobias
author_facet Wirth, Micael Tobias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wirth, Micael Tobias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Vitor Hugo do Amaral
contributor_str_mv Ferreira, Vitor Hugo do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do consumidor
Consumo
Código de Defesa do Consumidor
topic Direito do consumidor
Consumo
Código de Defesa do Consumidor
Culture
Identity
Consumption
Consumerism
Product
Code of Defense of the Consumer
dc.subject.eng.fl_str_mv Culture
Identity
Consumption
Consumerism
Product
Code of Defense of the Consumer
description Com a evolução social e dos meios de transporte e comunicação – globalização –, podemos entrar em contato com as mais diversas pessoas e culturas. Estas alterações proporcionaram também um aumento das interações sociais entre os indivíduos das mais diversas culturas. Do mesmo modo que as interações entre as pessoas, o mercado de consumo está cada vez mais globalizado, ofertando aos consumidores uma diversidade de produtos e serviços com origens e elementos culturais ímpares. Podemos tomar como exemplo filmes, peças teatrais e a própria educação, que ao colocar os consumidores em contato com novas ideias e valores, permitem que os indivíduos se apropriem sistematicamente destas propriedades significativas dos bens de consumo e construam e/ou reconstruam o seu conceito interno de “eu” – identidade. Ocorre que o consumo destes produtos imateriais que possuem como principal característica seu elemento cultural tornam a aplicação do Código de Defesa do Consumidor uma atividade complexa, criando inclusive a hipótese destes bens não estarem sob o abrigo do Código de Defesa do Consumidor, diante da dificuldade de identificação de vícios e defeitos. Desta maneira, o presente trabalho analisará o próprio conceito de cultura, a sua importância de seu consumo para a construção da identidade pessoal dos indivíduos e seus reflexos na sociedade. Realizada tal análise, será abordado o Código de Defesa do Consumidor e os princípios que auxiliam na sua aplicação, buscando assim uma solução à problemática enfrentada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-28T02:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157228
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017429
url http://hdl.handle.net/10183/157228
identifier_str_mv 001017429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157228/1/001017429.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157228/2/001017429.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157228/3/001017429.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0b3a0881d99347d0ef1a026ac76965e
261ac43db9e03aa210e94a122142df65
01e651c9d22b88cf8e36761117a58a4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224528402055168