Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18734 |
Resumo: | Apresenta o resultado da avaliação dos serviços oferecidos pela base de dados informatizada CITONLINE e do treinamento instrucional realizado para a utilização da mesma, no Centro de Informação Toxicológica do Estado do Rio Grande do Sul. Esta avaliação foi feita pelos usuários efetivos da base de dados, ou seja, pelos plantonistas prestadores do serviço de atendimento de emergência que atuam no Núcleo de Atendimento de Urgência, mais conhecido como “Plantão de Emergência” do CIT/RS. Tem como principal objetivo, verificar a satisfação dos plantonistas com relação aos serviços prestados pela base de dados e pelo treinamento realizado para o correto manejo desta. Contextualiza os seguintes assuntos: informação especializada em toxicologia, centros de informação toxicológica, avaliação de serviços de informação, base de dados e formação de usuários. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados, pesquisa uma população composta pelo total dos 18 plantonistas que atuam no Plantão do CIT/RS. Constata que de modo geral, os plantonistas estão satisfeitos com os serviços da base de dados, embora apontem diversos aspectos a serem corrigidos. Identifica que quanto maior o tempo de uso da base de dados, maior é a exigência com relação ao seu conteúdo e interface. Verifica que há satisfação com relação ao treinamento instrucional para a utilização da CITONLINE, entretanto, o conhecimento de todos os seus recursos é adquirido pela experiência de uso. Conclui que os serviços prestados pela base de dados são de qualidade, embora ocorram algumas falhas. Propõe a avaliação constante da satisfação dos usuários, com relação aos serviços para a identificação de falhas e posteriores soluções de problemas, a fim de garantir serviços de qualidade. |
id |
UFRGS-2_a4a0e26cc86d83a9151524adb52cc5c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18734 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salort, Shirlei GalarçaRozados, Helen Beatriz Frota2010-03-12T04:14:28Z2008http://hdl.handle.net/10183/18734000718851Apresenta o resultado da avaliação dos serviços oferecidos pela base de dados informatizada CITONLINE e do treinamento instrucional realizado para a utilização da mesma, no Centro de Informação Toxicológica do Estado do Rio Grande do Sul. Esta avaliação foi feita pelos usuários efetivos da base de dados, ou seja, pelos plantonistas prestadores do serviço de atendimento de emergência que atuam no Núcleo de Atendimento de Urgência, mais conhecido como “Plantão de Emergência” do CIT/RS. Tem como principal objetivo, verificar a satisfação dos plantonistas com relação aos serviços prestados pela base de dados e pelo treinamento realizado para o correto manejo desta. Contextualiza os seguintes assuntos: informação especializada em toxicologia, centros de informação toxicológica, avaliação de serviços de informação, base de dados e formação de usuários. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados, pesquisa uma população composta pelo total dos 18 plantonistas que atuam no Plantão do CIT/RS. Constata que de modo geral, os plantonistas estão satisfeitos com os serviços da base de dados, embora apontem diversos aspectos a serem corrigidos. Identifica que quanto maior o tempo de uso da base de dados, maior é a exigência com relação ao seu conteúdo e interface. Verifica que há satisfação com relação ao treinamento instrucional para a utilização da CITONLINE, entretanto, o conhecimento de todos os seus recursos é adquirido pela experiência de uso. Conclui que os serviços prestados pela base de dados são de qualidade, embora ocorram algumas falhas. Propõe a avaliação constante da satisfação dos usuários, com relação aos serviços para a identificação de falhas e posteriores soluções de problemas, a fim de garantir serviços de qualidade.This paper presents an evaluation of the services offerred by the informatized database CITONLINE and by the instruction training done for the usage of the mentioned database at the Toxicological Information Center of the State of Rio Grande do Sul. This evaluation done by the actual users of the database, that is, people who serve as emergency attendants at the Urgency Service Center, known as Plantão de Emergência of the CIT/RS. The aim of the evaluation is to verify the satisfaction of the duty-servers, with regard to the services done by the database and the training towards its correct usage. This paper work is contextualized through the following subjects: specialized information in toxicology, toxicological information centers, evaluation of information services, database and formation of users. It is a descriptive study with a qualitative-quantitative approach. For the data collection, a questionnaire answered by a group of eighteen duty-workers at the Emergency Service (Plantão de Emergência) of the CIT/RS. From this study, it noticed that, in general, the duty-workers are satisfied with the database, although they pointed out several aspects that need to be corrected. It also noticed that the longer someone has used the database, the greater their level of demanding for content and interface. It noticed that there is satisfaction concerning the instruction training for the usage of CITONLINE; however, one’s knowledge of all its resources is developed as they work on it. On basis of the obtained results, it can be concluded that the service from the database is good, even though some flaws may occur. Our suggestion is to constantly evaluate the satisfaction of the users concerning the service, in order to identify flaws and work on the solutions to any problems, so that the quality of the service is guaranteed.application/pdfporBase de dadosSatisfação do usuárioService evaluationUsers’ satisfactionDatabaseToxicological information centerAvaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718851.pdf000718851.pdfTexto completoapplication/pdf237217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/1/000718851.pdf97fd9200105d6d67623a0c514c0709bcMD51TEXT000718851.pdf.txt000718851.pdf.txtExtracted Texttext/plain121639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/2/000718851.pdf.txt51bd8d27ef07a773a271c63150a2d008MD52THUMBNAIL000718851.pdf.jpg000718851.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/3/000718851.pdf.jpgc06dce638567c5516ee1b1f0f614062fMD5310183/187342018-10-18 07:19:25.359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:19:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários |
title |
Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários |
spellingShingle |
Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários Salort, Shirlei Galarça Base de dados Satisfação do usuário Service evaluation Users’ satisfaction Database Toxicological information center |
title_short |
Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários |
title_full |
Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários |
title_fullStr |
Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários |
title_sort |
Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários |
author |
Salort, Shirlei Galarça |
author_facet |
Salort, Shirlei Galarça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salort, Shirlei Galarça |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
contributor_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base de dados Satisfação do usuário |
topic |
Base de dados Satisfação do usuário Service evaluation Users’ satisfaction Database Toxicological information center |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Service evaluation Users’ satisfaction Database Toxicological information center |
description |
Apresenta o resultado da avaliação dos serviços oferecidos pela base de dados informatizada CITONLINE e do treinamento instrucional realizado para a utilização da mesma, no Centro de Informação Toxicológica do Estado do Rio Grande do Sul. Esta avaliação foi feita pelos usuários efetivos da base de dados, ou seja, pelos plantonistas prestadores do serviço de atendimento de emergência que atuam no Núcleo de Atendimento de Urgência, mais conhecido como “Plantão de Emergência” do CIT/RS. Tem como principal objetivo, verificar a satisfação dos plantonistas com relação aos serviços prestados pela base de dados e pelo treinamento realizado para o correto manejo desta. Contextualiza os seguintes assuntos: informação especializada em toxicologia, centros de informação toxicológica, avaliação de serviços de informação, base de dados e formação de usuários. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados, pesquisa uma população composta pelo total dos 18 plantonistas que atuam no Plantão do CIT/RS. Constata que de modo geral, os plantonistas estão satisfeitos com os serviços da base de dados, embora apontem diversos aspectos a serem corrigidos. Identifica que quanto maior o tempo de uso da base de dados, maior é a exigência com relação ao seu conteúdo e interface. Verifica que há satisfação com relação ao treinamento instrucional para a utilização da CITONLINE, entretanto, o conhecimento de todos os seus recursos é adquirido pela experiência de uso. Conclui que os serviços prestados pela base de dados são de qualidade, embora ocorram algumas falhas. Propõe a avaliação constante da satisfação dos usuários, com relação aos serviços para a identificação de falhas e posteriores soluções de problemas, a fim de garantir serviços de qualidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-12T04:14:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18734 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000718851 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18734 |
identifier_str_mv |
000718851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/1/000718851.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/2/000718851.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/3/000718851.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97fd9200105d6d67623a0c514c0709bc 51bd8d27ef07a773a271c63150a2d008 c06dce638567c5516ee1b1f0f614062f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447035205124096 |