Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salort, Shirlei Galarça
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18734
Resumo: Apresenta o resultado da avaliação dos serviços oferecidos pela base de dados informatizada CITONLINE e do treinamento instrucional realizado para a utilização da mesma, no Centro de Informação Toxicológica do Estado do Rio Grande do Sul. Esta avaliação foi feita pelos usuários efetivos da base de dados, ou seja, pelos plantonistas prestadores do serviço de atendimento de emergência que atuam no Núcleo de Atendimento de Urgência, mais conhecido como “Plantão de Emergência” do CIT/RS. Tem como principal objetivo, verificar a satisfação dos plantonistas com relação aos serviços prestados pela base de dados e pelo treinamento realizado para o correto manejo desta. Contextualiza os seguintes assuntos: informação especializada em toxicologia, centros de informação toxicológica, avaliação de serviços de informação, base de dados e formação de usuários. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados, pesquisa uma população composta pelo total dos 18 plantonistas que atuam no Plantão do CIT/RS. Constata que de modo geral, os plantonistas estão satisfeitos com os serviços da base de dados, embora apontem diversos aspectos a serem corrigidos. Identifica que quanto maior o tempo de uso da base de dados, maior é a exigência com relação ao seu conteúdo e interface. Verifica que há satisfação com relação ao treinamento instrucional para a utilização da CITONLINE, entretanto, o conhecimento de todos os seus recursos é adquirido pela experiência de uso. Conclui que os serviços prestados pela base de dados são de qualidade, embora ocorram algumas falhas. Propõe a avaliação constante da satisfação dos usuários, com relação aos serviços para a identificação de falhas e posteriores soluções de problemas, a fim de garantir serviços de qualidade.
id UFRGS-2_a4a0e26cc86d83a9151524adb52cc5c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18734
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Salort, Shirlei GalarçaRozados, Helen Beatriz Frota2010-03-12T04:14:28Z2008http://hdl.handle.net/10183/18734000718851Apresenta o resultado da avaliação dos serviços oferecidos pela base de dados informatizada CITONLINE e do treinamento instrucional realizado para a utilização da mesma, no Centro de Informação Toxicológica do Estado do Rio Grande do Sul. Esta avaliação foi feita pelos usuários efetivos da base de dados, ou seja, pelos plantonistas prestadores do serviço de atendimento de emergência que atuam no Núcleo de Atendimento de Urgência, mais conhecido como “Plantão de Emergência” do CIT/RS. Tem como principal objetivo, verificar a satisfação dos plantonistas com relação aos serviços prestados pela base de dados e pelo treinamento realizado para o correto manejo desta. Contextualiza os seguintes assuntos: informação especializada em toxicologia, centros de informação toxicológica, avaliação de serviços de informação, base de dados e formação de usuários. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados, pesquisa uma população composta pelo total dos 18 plantonistas que atuam no Plantão do CIT/RS. Constata que de modo geral, os plantonistas estão satisfeitos com os serviços da base de dados, embora apontem diversos aspectos a serem corrigidos. Identifica que quanto maior o tempo de uso da base de dados, maior é a exigência com relação ao seu conteúdo e interface. Verifica que há satisfação com relação ao treinamento instrucional para a utilização da CITONLINE, entretanto, o conhecimento de todos os seus recursos é adquirido pela experiência de uso. Conclui que os serviços prestados pela base de dados são de qualidade, embora ocorram algumas falhas. Propõe a avaliação constante da satisfação dos usuários, com relação aos serviços para a identificação de falhas e posteriores soluções de problemas, a fim de garantir serviços de qualidade.This paper presents an evaluation of the services offerred by the informatized database CITONLINE and by the instruction training done for the usage of the mentioned database at the Toxicological Information Center of the State of Rio Grande do Sul. This evaluation done by the actual users of the database, that is, people who serve as emergency attendants at the Urgency Service Center, known as Plantão de Emergência of the CIT/RS. The aim of the evaluation is to verify the satisfaction of the duty-servers, with regard to the services done by the database and the training towards its correct usage. This paper work is contextualized through the following subjects: specialized information in toxicology, toxicological information centers, evaluation of information services, database and formation of users. It is a descriptive study with a qualitative-quantitative approach. For the data collection, a questionnaire answered by a group of eighteen duty-workers at the Emergency Service (Plantão de Emergência) of the CIT/RS. From this study, it noticed that, in general, the duty-workers are satisfied with the database, although they pointed out several aspects that need to be corrected. It also noticed that the longer someone has used the database, the greater their level of demanding for content and interface. It noticed that there is satisfaction concerning the instruction training for the usage of CITONLINE; however, one’s knowledge of all its resources is developed as they work on it. On basis of the obtained results, it can be concluded that the service from the database is good, even though some flaws may occur. Our suggestion is to constantly evaluate the satisfaction of the users concerning the service, in order to identify flaws and work on the solutions to any problems, so that the quality of the service is guaranteed.application/pdfporBase de dadosSatisfação do usuárioService evaluationUsers’ satisfactionDatabaseToxicological information centerAvaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718851.pdf000718851.pdfTexto completoapplication/pdf237217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/1/000718851.pdf97fd9200105d6d67623a0c514c0709bcMD51TEXT000718851.pdf.txt000718851.pdf.txtExtracted Texttext/plain121639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/2/000718851.pdf.txt51bd8d27ef07a773a271c63150a2d008MD52THUMBNAIL000718851.pdf.jpg000718851.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/3/000718851.pdf.jpgc06dce638567c5516ee1b1f0f614062fMD5310183/187342018-10-18 07:19:25.359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:19:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
title Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
spellingShingle Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
Salort, Shirlei Galarça
Base de dados
Satisfação do usuário
Service evaluation
Users’ satisfaction
Database
Toxicological information center
title_short Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
title_full Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
title_fullStr Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
title_full_unstemmed Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
title_sort Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
author Salort, Shirlei Galarça
author_facet Salort, Shirlei Galarça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salort, Shirlei Galarça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Base de dados
Satisfação do usuário
topic Base de dados
Satisfação do usuário
Service evaluation
Users’ satisfaction
Database
Toxicological information center
dc.subject.eng.fl_str_mv Service evaluation
Users’ satisfaction
Database
Toxicological information center
description Apresenta o resultado da avaliação dos serviços oferecidos pela base de dados informatizada CITONLINE e do treinamento instrucional realizado para a utilização da mesma, no Centro de Informação Toxicológica do Estado do Rio Grande do Sul. Esta avaliação foi feita pelos usuários efetivos da base de dados, ou seja, pelos plantonistas prestadores do serviço de atendimento de emergência que atuam no Núcleo de Atendimento de Urgência, mais conhecido como “Plantão de Emergência” do CIT/RS. Tem como principal objetivo, verificar a satisfação dos plantonistas com relação aos serviços prestados pela base de dados e pelo treinamento realizado para o correto manejo desta. Contextualiza os seguintes assuntos: informação especializada em toxicologia, centros de informação toxicológica, avaliação de serviços de informação, base de dados e formação de usuários. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados, pesquisa uma população composta pelo total dos 18 plantonistas que atuam no Plantão do CIT/RS. Constata que de modo geral, os plantonistas estão satisfeitos com os serviços da base de dados, embora apontem diversos aspectos a serem corrigidos. Identifica que quanto maior o tempo de uso da base de dados, maior é a exigência com relação ao seu conteúdo e interface. Verifica que há satisfação com relação ao treinamento instrucional para a utilização da CITONLINE, entretanto, o conhecimento de todos os seus recursos é adquirido pela experiência de uso. Conclui que os serviços prestados pela base de dados são de qualidade, embora ocorram algumas falhas. Propõe a avaliação constante da satisfação dos usuários, com relação aos serviços para a identificação de falhas e posteriores soluções de problemas, a fim de garantir serviços de qualidade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-12T04:14:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18734
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718851
url http://hdl.handle.net/10183/18734
identifier_str_mv 000718851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/1/000718851.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/2/000718851.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18734/3/000718851.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97fd9200105d6d67623a0c514c0709bc
51bd8d27ef07a773a271c63150a2d008
c06dce638567c5516ee1b1f0f614062f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035205124096