Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperafico, Carla Mara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71883
Resumo: Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita.
id UFRGS-2_a4bb1fcebb0a180fbbf326de3aabdb91
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71883
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sperafico, Carla MaraSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/71883000880018Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita.application/pdfporProdução textualLeituraEnsino fundamentalResgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880018.pdf000880018.pdfTexto completoapplication/pdf274139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/1/000880018.pdf73b3920bed813bcb57895c922e05ad17MD51TEXT000880018.pdf.txt000880018.pdf.txtExtracted Texttext/plain126330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/2/000880018.pdf.txtaca52ab386f3f2a93ca6ff19071c2899MD52THUMBNAIL000880018.pdf.jpg000880018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/3/000880018.pdf.jpg3c8a4ad1685685b1e9441b9c8e0ee1deMD5310183/718832018-10-17 07:57:51.233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
Sperafico, Carla Mara
Produção textual
Leitura
Ensino fundamental
title_short Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title_full Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title_sort Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
author Sperafico, Carla Mara
author_facet Sperafico, Carla Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperafico, Carla Mara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
contributor_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
dc.subject.por.fl_str_mv Produção textual
Leitura
Ensino fundamental
topic Produção textual
Leitura
Ensino fundamental
description Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71883
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880018
url http://hdl.handle.net/10183/71883
identifier_str_mv 000880018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/1/000880018.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/2/000880018.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/3/000880018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73b3920bed813bcb57895c922e05ad17
aca52ab386f3f2a93ca6ff19071c2899
3c8a4ad1685685b1e9441b9c8e0ee1de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447520145408