Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71883 |
Resumo: | Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita. |
id |
UFRGS-2_a4bb1fcebb0a180fbbf326de3aabdb91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71883 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sperafico, Carla MaraSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/71883000880018Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita.application/pdfporProdução textualLeituraEnsino fundamentalResgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880018.pdf000880018.pdfTexto completoapplication/pdf274139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/1/000880018.pdf73b3920bed813bcb57895c922e05ad17MD51TEXT000880018.pdf.txt000880018.pdf.txtExtracted Texttext/plain126330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/2/000880018.pdf.txtaca52ab386f3f2a93ca6ff19071c2899MD52THUMBNAIL000880018.pdf.jpg000880018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/3/000880018.pdf.jpg3c8a4ad1685685b1e9441b9c8e0ee1deMD5310183/718832018-10-17 07:57:51.233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title |
Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental Sperafico, Carla Mara Produção textual Leitura Ensino fundamental |
title_short |
Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Resgate da capacidade leitora e produção textual : uma experiência com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
author |
Sperafico, Carla Mara |
author_facet |
Sperafico, Carla Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sperafico, Carla Mara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
contributor_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção textual Leitura Ensino fundamental |
topic |
Produção textual Leitura Ensino fundamental |
description |
Este trabalho tem o propósito de expor experiências vivenciadas com alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaira Hauschild, de São Leopoldo/RS, no contexto da aquisição da língua materna escrita e falada. Teve como objetivo resgatar a capacidade leitora e a produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, como sujeitos em formação, através da vivência compartilhada nos níveis escolar, familiar e social. Associados a este foco central, buscou-se por respostas aos questionamentos que inferiam a possibilidade de preenchimento das lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e de produção textual dos sujeitos, através do compartilhamento de situações vivenciais e da criação de espaços sociais de leitura e escrita. O tema mostra-se oportuno pela sua universalidade. Os contornos metodológicos do estudo tomaram proporções de pesquisa bibliográfica e experiência pedagógica qualitativa e descritiva, uma vez que, conforme Yin (2005), refere-se ao desenvolvimento de atividades com grupo único com sujeitos específicos, durante determinado período, retirando-se dos fatos ocorridos, resultados observáveis. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro e Teberoski (1995) e Spiegel (2001), entre outros. A partir destes parâmetros, foi possível evidenciar o preenchimento de lacunas no desenvolvimento da capacidade leitora e produção textual dos sujeitos, através do oferecimento das situações compartilhadas de leitura e escrita. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71883 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880018 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71883 |
identifier_str_mv |
000880018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/1/000880018.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/2/000880018.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71883/3/000880018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73b3920bed813bcb57895c922e05ad17 aca52ab386f3f2a93ca6ff19071c2899 3c8a4ad1685685b1e9441b9c8e0ee1de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107542188032 |