Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240259 |
Resumo: | O treinamento funcional de alta intensidade (high-intensity functional training, HIFT) tem se popularizado como método de treinamento dentro de academias e centros de treinamento, tendo como exemplo o CrossTraining, o CrossFit, dentre outros. Em suas sessões de exercício, os movimentos de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Snatch e Clean&Jerk, são utilizados com frequência. Visando entender como se dá a relação de aprendizagem dos praticantes dentro desses ambientes e como é a relação aluno-professor, para que haja aprendizado destas técnicas, esse trabalho se preocupou com identificar e analisar as relações de ensino e aprendizagem dentro dos centros de treinamento, que utilizem metodologias de HIFT e pratiquem os movimentos de LPO. Para isso foram feitos dois questionários, um para alunos e outro para professores. Após respondidos, analisou-se primeiramente de forma separada as respostas de ambas as partes e depois discutiu-se as divergências e convergências. Por último concluiu-se que conhecer a relação de aluno-professor dos diferentes lugares onde se pratica atividade física é algo complexo, onde se deve levar em conta fatores como objetivos dos alunos e como os praticantes veem aquele exercício em suas vidas. Entretanto, pode-se observar que a relação bem construída e com confiança de professor-aluno cria um ambiente propício para a aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_a4f77a1119a619c5aa89e1075b870b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240259 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kologeski, Samuel BachRibeiro, Jerri Luiz2022-06-14T04:44:08Z2021http://hdl.handle.net/10183/240259001140469O treinamento funcional de alta intensidade (high-intensity functional training, HIFT) tem se popularizado como método de treinamento dentro de academias e centros de treinamento, tendo como exemplo o CrossTraining, o CrossFit, dentre outros. Em suas sessões de exercício, os movimentos de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Snatch e Clean&Jerk, são utilizados com frequência. Visando entender como se dá a relação de aprendizagem dos praticantes dentro desses ambientes e como é a relação aluno-professor, para que haja aprendizado destas técnicas, esse trabalho se preocupou com identificar e analisar as relações de ensino e aprendizagem dentro dos centros de treinamento, que utilizem metodologias de HIFT e pratiquem os movimentos de LPO. Para isso foram feitos dois questionários, um para alunos e outro para professores. Após respondidos, analisou-se primeiramente de forma separada as respostas de ambas as partes e depois discutiu-se as divergências e convergências. Por último concluiu-se que conhecer a relação de aluno-professor dos diferentes lugares onde se pratica atividade física é algo complexo, onde se deve levar em conta fatores como objetivos dos alunos e como os praticantes veem aquele exercício em suas vidas. Entretanto, pode-se observar que a relação bem construída e com confiança de professor-aluno cria um ambiente propício para a aprendizagem.The high intensity functional training (HIFT) has become popular as a training method within gyms and training centers, such as CrossTraining, CrossFit, among others. In their exercise activities, the Olympic Weightlifting, Snatch and Clean&Jerk movements are used frequently. Aiming to understand how a learning relationship of students takes place within these environments and how the student-teacher relationship is for these techniques to exist, this work is concerned with identifying and analyzing the teaching and learning relationships within training centers that use methodologies HIFT and practice the Olympic Weightlifting moves. With that in mind, two questionnaires were made, one for students and another for teachers. After collecting the answers, it was first analyzed separately the responses from both parties and then discussed the divergences and convergences. Finally, concluding that understanding the student-teacher relationship of the different places where physical activity is practiced is something complex, in which should be considered factors such as the students' goals and how they see that exercise must be taken into account in their lives. However, it can be observed that the well-built and trusting teacher-student relationship creates an enabling environment for learning.application/pdfporLevantamento de pesoAprendizagem motoraRelação professor-alunoMotor learningStudent-teacher relationshipOlympic weightliftingAnálise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140469.pdf.txt001140469.pdf.txtExtracted Texttext/plain55062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240259/2/001140469.pdf.txtf553e9a79b6ba753b1597b87c4021a9fMD52ORIGINAL001140469.pdfTexto completoapplication/pdf195795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240259/1/001140469.pdf9bb1d647875ffa2e2c5325c75f84b9c2MD5110183/2402592022-06-26 04:47:29.193799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240259Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:47:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training |
title |
Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training |
spellingShingle |
Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training Kologeski, Samuel Bach Levantamento de peso Aprendizagem motora Relação professor-aluno Motor learning Student-teacher relationship Olympic weightlifting |
title_short |
Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training |
title_full |
Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training |
title_fullStr |
Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training |
title_full_unstemmed |
Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training |
title_sort |
Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training |
author |
Kologeski, Samuel Bach |
author_facet |
Kologeski, Samuel Bach |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kologeski, Samuel Bach |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Jerri Luiz |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Jerri Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Levantamento de peso Aprendizagem motora Relação professor-aluno |
topic |
Levantamento de peso Aprendizagem motora Relação professor-aluno Motor learning Student-teacher relationship Olympic weightlifting |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Motor learning Student-teacher relationship Olympic weightlifting |
description |
O treinamento funcional de alta intensidade (high-intensity functional training, HIFT) tem se popularizado como método de treinamento dentro de academias e centros de treinamento, tendo como exemplo o CrossTraining, o CrossFit, dentre outros. Em suas sessões de exercício, os movimentos de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Snatch e Clean&Jerk, são utilizados com frequência. Visando entender como se dá a relação de aprendizagem dos praticantes dentro desses ambientes e como é a relação aluno-professor, para que haja aprendizado destas técnicas, esse trabalho se preocupou com identificar e analisar as relações de ensino e aprendizagem dentro dos centros de treinamento, que utilizem metodologias de HIFT e pratiquem os movimentos de LPO. Para isso foram feitos dois questionários, um para alunos e outro para professores. Após respondidos, analisou-se primeiramente de forma separada as respostas de ambas as partes e depois discutiu-se as divergências e convergências. Por último concluiu-se que conhecer a relação de aluno-professor dos diferentes lugares onde se pratica atividade física é algo complexo, onde se deve levar em conta fatores como objetivos dos alunos e como os praticantes veem aquele exercício em suas vidas. Entretanto, pode-se observar que a relação bem construída e com confiança de professor-aluno cria um ambiente propício para a aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-14T04:44:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240259 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140469 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240259 |
identifier_str_mv |
001140469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240259/2/001140469.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240259/1/001140469.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f553e9a79b6ba753b1597b87c4021a9f 9bb1d647875ffa2e2c5325c75f84b9c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224634921648128 |