Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kologeski, Samuel Bach
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240259
Resumo: O treinamento funcional de alta intensidade (high-intensity functional training, HIFT) tem se popularizado como método de treinamento dentro de academias e centros de treinamento, tendo como exemplo o CrossTraining, o CrossFit, dentre outros. Em suas sessões de exercício, os movimentos de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Snatch e Clean&Jerk, são utilizados com frequência. Visando entender como se dá a relação de aprendizagem dos praticantes dentro desses ambientes e como é a relação aluno-professor, para que haja aprendizado destas técnicas, esse trabalho se preocupou com identificar e analisar as relações de ensino e aprendizagem dentro dos centros de treinamento, que utilizem metodologias de HIFT e pratiquem os movimentos de LPO. Para isso foram feitos dois questionários, um para alunos e outro para professores. Após respondidos, analisou-se primeiramente de forma separada as respostas de ambas as partes e depois discutiu-se as divergências e convergências. Por último concluiu-se que conhecer a relação de aluno-professor dos diferentes lugares onde se pratica atividade física é algo complexo, onde se deve levar em conta fatores como objetivos dos alunos e como os praticantes veem aquele exercício em suas vidas. Entretanto, pode-se observar que a relação bem construída e com confiança de professor-aluno cria um ambiente propício para a aprendizagem.
id UFRGS-2_a4f77a1119a619c5aa89e1075b870b4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240259
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kologeski, Samuel BachRibeiro, Jerri Luiz2022-06-14T04:44:08Z2021http://hdl.handle.net/10183/240259001140469O treinamento funcional de alta intensidade (high-intensity functional training, HIFT) tem se popularizado como método de treinamento dentro de academias e centros de treinamento, tendo como exemplo o CrossTraining, o CrossFit, dentre outros. Em suas sessões de exercício, os movimentos de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Snatch e Clean&Jerk, são utilizados com frequência. Visando entender como se dá a relação de aprendizagem dos praticantes dentro desses ambientes e como é a relação aluno-professor, para que haja aprendizado destas técnicas, esse trabalho se preocupou com identificar e analisar as relações de ensino e aprendizagem dentro dos centros de treinamento, que utilizem metodologias de HIFT e pratiquem os movimentos de LPO. Para isso foram feitos dois questionários, um para alunos e outro para professores. Após respondidos, analisou-se primeiramente de forma separada as respostas de ambas as partes e depois discutiu-se as divergências e convergências. Por último concluiu-se que conhecer a relação de aluno-professor dos diferentes lugares onde se pratica atividade física é algo complexo, onde se deve levar em conta fatores como objetivos dos alunos e como os praticantes veem aquele exercício em suas vidas. Entretanto, pode-se observar que a relação bem construída e com confiança de professor-aluno cria um ambiente propício para a aprendizagem.The high intensity functional training (HIFT) has become popular as a training method within gyms and training centers, such as CrossTraining, CrossFit, among others. In their exercise activities, the Olympic Weightlifting, Snatch and Clean&Jerk movements are used frequently. Aiming to understand how a learning relationship of students takes place within these environments and how the student-teacher relationship is for these techniques to exist, this work is concerned with identifying and analyzing the teaching and learning relationships within training centers that use methodologies HIFT and practice the Olympic Weightlifting moves. With that in mind, two questionnaires were made, one for students and another for teachers. After collecting the answers, it was first analyzed separately the responses from both parties and then discussed the divergences and convergences. Finally, concluding that understanding the student-teacher relationship of the different places where physical activity is practiced is something complex, in which should be considered factors such as the students' goals and how they see that exercise must be taken into account in their lives. However, it can be observed that the well-built and trusting teacher-student relationship creates an enabling environment for learning.application/pdfporLevantamento de pesoAprendizagem motoraRelação professor-alunoMotor learningStudent-teacher relationshipOlympic weightliftingAnálise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140469.pdf.txt001140469.pdf.txtExtracted Texttext/plain55062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240259/2/001140469.pdf.txtf553e9a79b6ba753b1597b87c4021a9fMD52ORIGINAL001140469.pdfTexto completoapplication/pdf195795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240259/1/001140469.pdf9bb1d647875ffa2e2c5325c75f84b9c2MD5110183/2402592022-06-26 04:47:29.193799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240259Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:47:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
title Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
spellingShingle Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
Kologeski, Samuel Bach
Levantamento de peso
Aprendizagem motora
Relação professor-aluno
Motor learning
Student-teacher relationship
Olympic weightlifting
title_short Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
title_full Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
title_fullStr Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
title_full_unstemmed Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
title_sort Análise da relação aluno-professor e aprendizado de técnicas de Levantamento de Peso Olímpico em ambientes praticantes de High-intensity funcional training
author Kologeski, Samuel Bach
author_facet Kologeski, Samuel Bach
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kologeski, Samuel Bach
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jerri Luiz
contributor_str_mv Ribeiro, Jerri Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Levantamento de peso
Aprendizagem motora
Relação professor-aluno
topic Levantamento de peso
Aprendizagem motora
Relação professor-aluno
Motor learning
Student-teacher relationship
Olympic weightlifting
dc.subject.eng.fl_str_mv Motor learning
Student-teacher relationship
Olympic weightlifting
description O treinamento funcional de alta intensidade (high-intensity functional training, HIFT) tem se popularizado como método de treinamento dentro de academias e centros de treinamento, tendo como exemplo o CrossTraining, o CrossFit, dentre outros. Em suas sessões de exercício, os movimentos de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Snatch e Clean&Jerk, são utilizados com frequência. Visando entender como se dá a relação de aprendizagem dos praticantes dentro desses ambientes e como é a relação aluno-professor, para que haja aprendizado destas técnicas, esse trabalho se preocupou com identificar e analisar as relações de ensino e aprendizagem dentro dos centros de treinamento, que utilizem metodologias de HIFT e pratiquem os movimentos de LPO. Para isso foram feitos dois questionários, um para alunos e outro para professores. Após respondidos, analisou-se primeiramente de forma separada as respostas de ambas as partes e depois discutiu-se as divergências e convergências. Por último concluiu-se que conhecer a relação de aluno-professor dos diferentes lugares onde se pratica atividade física é algo complexo, onde se deve levar em conta fatores como objetivos dos alunos e como os praticantes veem aquele exercício em suas vidas. Entretanto, pode-se observar que a relação bem construída e com confiança de professor-aluno cria um ambiente propício para a aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-14T04:44:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240259
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140469
url http://hdl.handle.net/10183/240259
identifier_str_mv 001140469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240259/2/001140469.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240259/1/001140469.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f553e9a79b6ba753b1597b87c4021a9f
9bb1d647875ffa2e2c5325c75f84b9c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447313002266624