Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Tiago de Matos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157067
Resumo: Este Trabalho tem como objetivo compreender como acontece a construção, a estruturação e a realização de uma Proposta Pedagógica de Educação Física em uma escola de Educação Infantil, de forma coletiva e como pode contribuir para o ensino e aprendizagem desse Componente Curricular. Do mesmo modo, reflete sobre a Formação Inicial em Educação Física a partir das experiências construídas no Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da experiência enquanto Monitor desta disciplina. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Como uma Proposta Pedagógica de Educação Física pode ser construída, estruturada e realizada em uma escola de Educação Infantil? A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, que confere oportunidade para que os participantes do estudo não sejam meros espectadores, mas, que possam participar e auxiliar na pesquisa de forma ativa, tornando-se, dentre outros elementos, também pesquisadores. Como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Questionário aplicado aos responsáveis das crianças, equipe pedagógica e diretor da escola e Observação Participante das aulas de Educação Física e da Hora do Pátio da escola; Diário de Campo; e Análise dos seguintes Documentos da escola: Projeto Político Pedagógico, Plano de Estudos, Projetos Pedagógicos, Página do Facebook e Planos de Ensino dos estagiários de Educação Física pesquisa foi realizada em uma Escola de Educação Infantil da cidade de Porto Alegre/RS, campo do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Os principais resultados da pesquisa foram organizados em três categorias de análise: Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento dos Responsáveis Pelas Crianças; Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento da Equipe Pedagógica e Diretor da Escola; O que Trabalhar Na Educação Física Desta Escola de Educação Infantil – A Construção de Uma Proposta Coletiva. Na primeira categoria relatei a importância da EF na EI na visão dos Responsáveis pelas crianças, sendo a análise realizada com base nos questionários respondidos. Na segunda categoria utilizei o questionário respondido pelos representantes da escola sobre a EF na EI, a partir de uma perspectiva pedagógica. Na terceira categoria fiz uma relação entre as duas visões anteriores, suas aproximações e possíveis distanciamentos. Para finalizar, destaco que esse processo de construção coletiva é de suma importância, pois, a partir dele e da escuta das pessoas envolvidas, foi possível perceber a manifestação de reconhecimento da comunidade escolar em relação à Educação Física na Educação Infantil, além de, se perceberem protagonistas e colaboradores ativos do processo coletivo.
id UFRGS-2_a5778614cbf9b09a08ddf79f37c95f40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157067
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Braga, Tiago de MatosSilva, Lisandra Oliveira e2017-04-25T02:24:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/157067001018514Este Trabalho tem como objetivo compreender como acontece a construção, a estruturação e a realização de uma Proposta Pedagógica de Educação Física em uma escola de Educação Infantil, de forma coletiva e como pode contribuir para o ensino e aprendizagem desse Componente Curricular. Do mesmo modo, reflete sobre a Formação Inicial em Educação Física a partir das experiências construídas no Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da experiência enquanto Monitor desta disciplina. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Como uma Proposta Pedagógica de Educação Física pode ser construída, estruturada e realizada em uma escola de Educação Infantil? A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, que confere oportunidade para que os participantes do estudo não sejam meros espectadores, mas, que possam participar e auxiliar na pesquisa de forma ativa, tornando-se, dentre outros elementos, também pesquisadores. Como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Questionário aplicado aos responsáveis das crianças, equipe pedagógica e diretor da escola e Observação Participante das aulas de Educação Física e da Hora do Pátio da escola; Diário de Campo; e Análise dos seguintes Documentos da escola: Projeto Político Pedagógico, Plano de Estudos, Projetos Pedagógicos, Página do Facebook e Planos de Ensino dos estagiários de Educação Física pesquisa foi realizada em uma Escola de Educação Infantil da cidade de Porto Alegre/RS, campo do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Os principais resultados da pesquisa foram organizados em três categorias de análise: Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento dos Responsáveis Pelas Crianças; Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento da Equipe Pedagógica e Diretor da Escola; O que Trabalhar Na Educação Física Desta Escola de Educação Infantil – A Construção de Uma Proposta Coletiva. Na primeira categoria relatei a importância da EF na EI na visão dos Responsáveis pelas crianças, sendo a análise realizada com base nos questionários respondidos. Na segunda categoria utilizei o questionário respondido pelos representantes da escola sobre a EF na EI, a partir de uma perspectiva pedagógica. Na terceira categoria fiz uma relação entre as duas visões anteriores, suas aproximações e possíveis distanciamentos. Para finalizar, destaco que esse processo de construção coletiva é de suma importância, pois, a partir dele e da escuta das pessoas envolvidas, foi possível perceber a manifestação de reconhecimento da comunidade escolar em relação à Educação Física na Educação Infantil, além de, se perceberem protagonistas e colaboradores ativos do processo coletivo.application/pdfporEducação físicaEducação infantilEducação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018514.pdf001018514.pdfTexto completoapplication/pdf493679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157067/1/001018514.pdf8cdcb67c8057e0a337ede9feed1c7f23MD51TEXT001018514.pdf.txt001018514.pdf.txtExtracted Texttext/plain204636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157067/2/001018514.pdf.txta987d6d625fabd66e2ab2d51ad43e263MD52THUMBNAIL001018514.pdf.jpg001018514.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157067/3/001018514.pdf.jpg6f61457a6bfbb07340438e6ce90f9233MD5310183/1570672018-10-29 08:44:34.477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:44:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS
title Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS
spellingShingle Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS
Braga, Tiago de Matos
Educação física
Educação infantil
title_short Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS
title_full Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS
title_fullStr Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS
title_sort Educação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RS
author Braga, Tiago de Matos
author_facet Braga, Tiago de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Tiago de Matos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação infantil
topic Educação física
Educação infantil
description Este Trabalho tem como objetivo compreender como acontece a construção, a estruturação e a realização de uma Proposta Pedagógica de Educação Física em uma escola de Educação Infantil, de forma coletiva e como pode contribuir para o ensino e aprendizagem desse Componente Curricular. Do mesmo modo, reflete sobre a Formação Inicial em Educação Física a partir das experiências construídas no Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da experiência enquanto Monitor desta disciplina. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Como uma Proposta Pedagógica de Educação Física pode ser construída, estruturada e realizada em uma escola de Educação Infantil? A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, que confere oportunidade para que os participantes do estudo não sejam meros espectadores, mas, que possam participar e auxiliar na pesquisa de forma ativa, tornando-se, dentre outros elementos, também pesquisadores. Como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Questionário aplicado aos responsáveis das crianças, equipe pedagógica e diretor da escola e Observação Participante das aulas de Educação Física e da Hora do Pátio da escola; Diário de Campo; e Análise dos seguintes Documentos da escola: Projeto Político Pedagógico, Plano de Estudos, Projetos Pedagógicos, Página do Facebook e Planos de Ensino dos estagiários de Educação Física pesquisa foi realizada em uma Escola de Educação Infantil da cidade de Porto Alegre/RS, campo do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Os principais resultados da pesquisa foram organizados em três categorias de análise: Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento dos Responsáveis Pelas Crianças; Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento da Equipe Pedagógica e Diretor da Escola; O que Trabalhar Na Educação Física Desta Escola de Educação Infantil – A Construção de Uma Proposta Coletiva. Na primeira categoria relatei a importância da EF na EI na visão dos Responsáveis pelas crianças, sendo a análise realizada com base nos questionários respondidos. Na segunda categoria utilizei o questionário respondido pelos representantes da escola sobre a EF na EI, a partir de uma perspectiva pedagógica. Na terceira categoria fiz uma relação entre as duas visões anteriores, suas aproximações e possíveis distanciamentos. Para finalizar, destaco que esse processo de construção coletiva é de suma importância, pois, a partir dele e da escuta das pessoas envolvidas, foi possível perceber a manifestação de reconhecimento da comunidade escolar em relação à Educação Física na Educação Infantil, além de, se perceberem protagonistas e colaboradores ativos do processo coletivo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-25T02:24:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157067
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018514
url http://hdl.handle.net/10183/157067
identifier_str_mv 001018514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157067/1/001018514.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157067/2/001018514.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157067/3/001018514.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cdcb67c8057e0a337ede9feed1c7f23
a987d6d625fabd66e2ab2d51ad43e263
6f61457a6bfbb07340438e6ce90f9233
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224527785492480