O psicólogo na socioeducação : entraves e potências na intervenção com jovens-resto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ennes, Julia Vazquez
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229582
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e impossibilidades de intervenções com jovens em cumprimento de medida socioeducativa, mais especificamente no campo clínico-político; também trata de refletir sobre as potências da atuação do psicólogo nesse contexto. A partir de uma experiência de intervenção, na Fundação de Atendimento do Rio Grande do Sul (FASE-RS), foi possível fazer uma reflexão acerca da responsabilização desses sujeitos (para além da responsabilidade jurídica) e sobre as condições da atuação do psicólogo no trabalho com adolescentes em cumprimento de medida. Nesse sentido, importa dizer que este trabalho surge da noção de que apesar das políticas públicas preconizarem intervenções socioeducativas, as instituições responsáveis pelas medidas de fato continuam servindo a um propósito majoritariamente punitivo e segregatório. Diante de tal cenário, problematizamos o lugar do psicólogo na instituição socioeducativa, refletindo sobre a possibilidade deste profissional funcionar como um moderador da conflitiva social ao apostar nas potencialidades dos jovens considerados restos frente à sociedade.
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