Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47607
https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5363
https://orcid.org/0000-0003-2188-5592
Resumo: Neste ensaio, com base na análise de fontes bibliográficas e documentais, busca-se evidenciar a invisibilidade que permeia a formação docente e a socioeducação. As medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes autores de ato infracional estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, de 2012. Em ambos, o direito à educação está declaradamente garantido aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A garantia à educação escolar está reafirmada, desde 2016, nas “Diretrizes nacionais para a efetivação do direito à escolarização de adolescentes em atendimento socioeducativo”, as quais também normatizam que os cursos de formação de professores devem contemplar conteúdos sobre direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, e processos de escolarização no atendimento socioeducativo. A despeito do estabelecido pelos marcos legais, a socioeducação está invisibilizada nos cursos de formação de professores e nas políticas públicas educacionais.
id UNB_72e007e374ca15799fae2194d2354626
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47607
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizadaTeacher training and socio-education : an invisible relationshipFormación docente y socioeducación : una relación invisibleAdolescente em conflito com a leiMedidas socioeducativasProfessores - formaçãoNeste ensaio, com base na análise de fontes bibliográficas e documentais, busca-se evidenciar a invisibilidade que permeia a formação docente e a socioeducação. As medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes autores de ato infracional estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, de 2012. Em ambos, o direito à educação está declaradamente garantido aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A garantia à educação escolar está reafirmada, desde 2016, nas “Diretrizes nacionais para a efetivação do direito à escolarização de adolescentes em atendimento socioeducativo”, as quais também normatizam que os cursos de formação de professores devem contemplar conteúdos sobre direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, e processos de escolarização no atendimento socioeducativo. A despeito do estabelecido pelos marcos legais, a socioeducação está invisibilizada nos cursos de formação de professores e nas políticas públicas educacionais.In this essay, based on the analysis of bibliographic and documentary sources, we seeks to highlight the invisibility that permeates teacher training and socio-education. The socio-educational measures applied to adolescents who commit an infraction are provided for in the Child and Adolescent Statute (1990) and in the National System of Socio-Educational Assistance (2012). In both, the right to education is guaranteed to adolescents in compliance with socio-educational measures. The guarantee of school education is reaffirmed, since 2016, in the National Guidelines for the realization of the right to schooling for adolescents in socio-educational care,which also regulate that teacher training courses must include content on human rights, children’s and adolescents’ rights, and schooling processes in socio-educational care. Despite what is established by legal frameworks, the socio-education is invisible in teacher training courses and in public educational policies.Este ensayo, basado en el análisis de fuentes bibliográficas y documentales, busca evidenciar la invisibilidad que permea la formación docente y la socioeducación. Las medidas socioeducativas aplicadas a los adolescentes que cometieron una infracción están previstas en el Estatuto del Niño y del Adolescente (1990) y en el Sistema Nacional de Atención Socioeducativa (2012) de Brasil. En ambos, se declara garantizado el derecho a la educación de los adolescentes en cumplimiento de las medidas socioeducativas. La garantía de la asistencia escolar se reafirma en las Directrices Nacionales para la realización del derecho a la escolarización de los adolescentes en atención socioeducativa (2016), que reiteran y regulan que los cursos de formación docente deben incluir contenidos sobre derechos humanos, derechos de la niñez y la adolescencia, y procesos de escolarización en el servicio socioeducativo. Como se establece en los marcos legales, la socioeducación es invisible en los cursos de formación docente y en las políticas públicas educativas.Faculdade UnB Planaltina (FUP)Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)InepUniversidade de BrasíliaOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de2024-01-31T11:25:30Z2024-01-31T11:25:30Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBISINOTO, Cynthia. Formação docente e socioeducação: uma relação invisibilizada. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 115, p. 125-142, set./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5363. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5363. Acesso em: 31 jan. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47607https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5363https://orcid.org/0000-0003-2188-5592por(CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5363. Acesso em: 31 jan. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-31T11:29:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/47607Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-31T11:29:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada
Teacher training and socio-education : an invisible relationship
Formación docente y socioeducación : una relación invisible
title Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada
spellingShingle Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada
Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Professores - formação
title_short Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada
title_full Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada
title_fullStr Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada
title_full_unstemmed Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada
title_sort Formação docente e socioeducação : uma relação invisibilizada
author Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
author_facet Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Professores - formação
topic Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Professores - formação
description Neste ensaio, com base na análise de fontes bibliográficas e documentais, busca-se evidenciar a invisibilidade que permeia a formação docente e a socioeducação. As medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes autores de ato infracional estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, de 2012. Em ambos, o direito à educação está declaradamente garantido aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A garantia à educação escolar está reafirmada, desde 2016, nas “Diretrizes nacionais para a efetivação do direito à escolarização de adolescentes em atendimento socioeducativo”, as quais também normatizam que os cursos de formação de professores devem contemplar conteúdos sobre direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, e processos de escolarização no atendimento socioeducativo. A despeito do estabelecido pelos marcos legais, a socioeducação está invisibilizada nos cursos de formação de professores e nas políticas públicas educacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-02
2024-01-31T11:25:30Z
2024-01-31T11:25:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BISINOTO, Cynthia. Formação docente e socioeducação: uma relação invisibilizada. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 115, p. 125-142, set./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5363. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5363. Acesso em: 31 jan. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47607
https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5363
https://orcid.org/0000-0003-2188-5592
identifier_str_mv BISINOTO, Cynthia. Formação docente e socioeducação: uma relação invisibilizada. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 115, p. 125-142, set./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5363. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5363. Acesso em: 31 jan. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47607
https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5363
https://orcid.org/0000-0003-2188-5592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Inep
publisher.none.fl_str_mv Inep
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580725561294848