Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neves, Gabriel Justo das, Pereira, Pedro Francis, Pastorio, Dioni Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257868
Resumo: Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando metodologias ativas. O trabalho se fundamenta na visão epistemológica racionalista da Ciência e na perspectiva cognitivista de aprendizagem com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta é uma sequência didática de três aulas, iniciando pelo levantamento e discussão de concepções prévias, seguido da realização de experimentos físicos em laboratório e a utilização de uma simulação computacional. A avaliação do aprendizado se dá através da aplicação de questionários submetidos a uma matriz de análise, sob os critérios de aprendizagem significativa e visão epistemológica. Através da sequência, esperamos fomentar a aprendizagem de conceitos integrada a uma visão crítica das relações entre teoria e prática.
id UFRGS-2_a5b46cecf540788d8f29142ccf6f90e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257868
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Naamã Lobosco RodriguesNeves, Gabriel Justo dasPereira, Pedro FrancisPastorio, Dioni Paulo2023-05-10T03:27:09Z20212250-6101http://hdl.handle.net/10183/257868001162959Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando metodologias ativas. O trabalho se fundamenta na visão epistemológica racionalista da Ciência e na perspectiva cognitivista de aprendizagem com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta é uma sequência didática de três aulas, iniciando pelo levantamento e discussão de concepções prévias, seguido da realização de experimentos físicos em laboratório e a utilização de uma simulação computacional. A avaliação do aprendizado se dá através da aplicação de questionários submetidos a uma matriz de análise, sob os critérios de aprendizagem significativa e visão epistemológica. Através da sequência, esperamos fomentar a aprendizagem de conceitos integrada a uma visão crítica das relações entre teoria e prática.This work consists of a didactic proposal aimed at teaching Physics, which integrates computational simulations and experimental activities in order to promote meaningful student learning, using active methodologies. The work is based on the rationalist epistemological view of Science and on the cognitive perspective of learning with the use of Information and Communication Technologies. The proposal is a didactic sequence of three lessons, starting with the survey and discussion of previous conceptions, followed by the performance of physical experiments in the laboratory and the use of a computer simulation. The learning evaluation takes place through the application of questionnaires submitted to an analysis matrix, under the criteria of meaningful learning and epistemological vision. Through the sequence, we hope to foster the learning of concepts integrated with a critical view of the relationship between theory and practice.application/pdfporRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 549-556Ensino de físicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Simulação computacionalLaboratorios de fisicaPhysics educationExperimental laboratoryComputer simulationUma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentaisA didactic proposal based on the integration of computer simulations with experimental laboratories info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162959.pdf.txt001162959.pdf.txtExtracted Texttext/plain29628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257868/2/001162959.pdf.txtc9f85428b06887f34cc05687c4cfecc0MD52ORIGINAL001162959.pdfTexto completoapplication/pdf360393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257868/1/001162959.pdf5a293983a7e1feaa498a5954c3a4eba7MD5110183/2578682023-06-03 03:37:05.793859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:37:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A didactic proposal based on the integration of computer simulations with experimental laboratories
title Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
spellingShingle Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
Ensino de física
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Simulação computacional
Laboratorios de fisica
Physics education
Experimental laboratory
Computer simulation
title_short Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
title_full Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
title_fullStr Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
title_full_unstemmed Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
title_sort Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
author Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
author_facet Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
Neves, Gabriel Justo das
Pereira, Pedro Francis
Pastorio, Dioni Paulo
author_role author
author2 Neves, Gabriel Justo das
Pereira, Pedro Francis
Pastorio, Dioni Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
Neves, Gabriel Justo das
Pereira, Pedro Francis
Pastorio, Dioni Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Simulação computacional
Laboratorios de fisica
topic Ensino de física
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Simulação computacional
Laboratorios de fisica
Physics education
Experimental laboratory
Computer simulation
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics education
Experimental laboratory
Computer simulation
description Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando metodologias ativas. O trabalho se fundamenta na visão epistemológica racionalista da Ciência e na perspectiva cognitivista de aprendizagem com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta é uma sequência didática de três aulas, iniciando pelo levantamento e discussão de concepções prévias, seguido da realização de experimentos físicos em laboratório e a utilização de uma simulação computacional. A avaliação do aprendizado se dá através da aplicação de questionários submetidos a uma matriz de análise, sob os critérios de aprendizagem significativa e visão epistemológica. Através da sequência, esperamos fomentar a aprendizagem de conceitos integrada a uma visão crítica das relações entre teoria e prática.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:27:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257868
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2250-6101
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162959
identifier_str_mv 2250-6101
001162959
url http://hdl.handle.net/10183/257868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 549-556
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257868/2/001162959.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257868/1/001162959.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9f85428b06887f34cc05687c4cfecc0
5a293983a7e1feaa498a5954c3a4eba7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225087726125056