Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257868 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando metodologias ativas. O trabalho se fundamenta na visão epistemológica racionalista da Ciência e na perspectiva cognitivista de aprendizagem com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta é uma sequência didática de três aulas, iniciando pelo levantamento e discussão de concepções prévias, seguido da realização de experimentos físicos em laboratório e a utilização de uma simulação computacional. A avaliação do aprendizado se dá através da aplicação de questionários submetidos a uma matriz de análise, sob os critérios de aprendizagem significativa e visão epistemológica. Através da sequência, esperamos fomentar a aprendizagem de conceitos integrada a uma visão crítica das relações entre teoria e prática. |
id |
UFRGS-2_a5b46cecf540788d8f29142ccf6f90e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257868 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Naamã Lobosco RodriguesNeves, Gabriel Justo dasPereira, Pedro FrancisPastorio, Dioni Paulo2023-05-10T03:27:09Z20212250-6101http://hdl.handle.net/10183/257868001162959Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando metodologias ativas. O trabalho se fundamenta na visão epistemológica racionalista da Ciência e na perspectiva cognitivista de aprendizagem com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta é uma sequência didática de três aulas, iniciando pelo levantamento e discussão de concepções prévias, seguido da realização de experimentos físicos em laboratório e a utilização de uma simulação computacional. A avaliação do aprendizado se dá através da aplicação de questionários submetidos a uma matriz de análise, sob os critérios de aprendizagem significativa e visão epistemológica. Através da sequência, esperamos fomentar a aprendizagem de conceitos integrada a uma visão crítica das relações entre teoria e prática.This work consists of a didactic proposal aimed at teaching Physics, which integrates computational simulations and experimental activities in order to promote meaningful student learning, using active methodologies. The work is based on the rationalist epistemological view of Science and on the cognitive perspective of learning with the use of Information and Communication Technologies. The proposal is a didactic sequence of three lessons, starting with the survey and discussion of previous conceptions, followed by the performance of physical experiments in the laboratory and the use of a computer simulation. The learning evaluation takes place through the application of questionnaires submitted to an analysis matrix, under the criteria of meaningful learning and epistemological vision. Through the sequence, we hope to foster the learning of concepts integrated with a critical view of the relationship between theory and practice.application/pdfporRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 549-556Ensino de físicaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Simulação computacionalLaboratorios de fisicaPhysics educationExperimental laboratoryComputer simulationUma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentaisA didactic proposal based on the integration of computer simulations with experimental laboratories info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162959.pdf.txt001162959.pdf.txtExtracted Texttext/plain29628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257868/2/001162959.pdf.txtc9f85428b06887f34cc05687c4cfecc0MD52ORIGINAL001162959.pdfTexto completoapplication/pdf360393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257868/1/001162959.pdf5a293983a7e1feaa498a5954c3a4eba7MD5110183/2578682023-06-03 03:37:05.793859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:37:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A didactic proposal based on the integration of computer simulations with experimental laboratories |
title |
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais |
spellingShingle |
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais Machado, Naamã Lobosco Rodrigues Ensino de física Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Simulação computacional Laboratorios de fisica Physics education Experimental laboratory Computer simulation |
title_short |
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais |
title_full |
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais |
title_fullStr |
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais |
title_sort |
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais |
author |
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues |
author_facet |
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues Neves, Gabriel Justo das Pereira, Pedro Francis Pastorio, Dioni Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Gabriel Justo das Pereira, Pedro Francis Pastorio, Dioni Paulo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues Neves, Gabriel Justo das Pereira, Pedro Francis Pastorio, Dioni Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Simulação computacional Laboratorios de fisica |
topic |
Ensino de física Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Simulação computacional Laboratorios de fisica Physics education Experimental laboratory Computer simulation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics education Experimental laboratory Computer simulation |
description |
Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando metodologias ativas. O trabalho se fundamenta na visão epistemológica racionalista da Ciência e na perspectiva cognitivista de aprendizagem com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta é uma sequência didática de três aulas, iniciando pelo levantamento e discussão de concepções prévias, seguido da realização de experimentos físicos em laboratório e a utilização de uma simulação computacional. A avaliação do aprendizado se dá através da aplicação de questionários submetidos a uma matriz de análise, sob os critérios de aprendizagem significativa e visão epistemológica. Através da sequência, esperamos fomentar a aprendizagem de conceitos integrada a uma visão crítica das relações entre teoria e prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-10T03:27:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257868 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2250-6101 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162959 |
identifier_str_mv |
2250-6101 001162959 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 549-556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257868/2/001162959.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257868/1/001162959.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9f85428b06887f34cc05687c4cfecc0 5a293983a7e1feaa498a5954c3a4eba7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225087726125056 |