Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pastorio, Dioni Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262357
Resumo: No presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) integradas às atividades experimentais no ensino de Física e Ciências. Para isso, utilizamos a plataforma SUCUPIRA, a fim de encontrarmos as revistas (analisamos revistas de qualis A1, A2 e B1) e, subsequente a isso, os artigos a serem analisados na área de ensino. Os resultados apontam que, com o passar dos anos, a utilização das TIC no ensino de Física e Ciências vem ganhando maior notoriedade, muito em função do avanço das TIC e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como pudemos concluir que a maioria dos trabalhos são propostas não implementadas. Quando analisado o nível de ensino ao qual estão ligadas as publicações, percebemos uma equidade entre o ensino médio e superior, e os conteúdos de Física mais abordados nesses trabalhos são oscilações, cinemática e eletromagnetismo, analogamente à isso, verificamos que os recursos tecnológicos mais utilizados foram os aparelhos de laboratório, seguidos dos softwares de análise e das simulações computacionais, e por fim, analisamos os avanços e desafios desta utilização no ensino de ciências.
id UFRGS-2_fd761fcf7b9bc10aaf4a07c40d480de7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262357
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Naamã Lobosco RodriguesPastorio, Dioni Paulo2023-07-19T03:40:33Z20221982-4866http://hdl.handle.net/10183/262357001162953No presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) integradas às atividades experimentais no ensino de Física e Ciências. Para isso, utilizamos a plataforma SUCUPIRA, a fim de encontrarmos as revistas (analisamos revistas de qualis A1, A2 e B1) e, subsequente a isso, os artigos a serem analisados na área de ensino. Os resultados apontam que, com o passar dos anos, a utilização das TIC no ensino de Física e Ciências vem ganhando maior notoriedade, muito em função do avanço das TIC e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como pudemos concluir que a maioria dos trabalhos são propostas não implementadas. Quando analisado o nível de ensino ao qual estão ligadas as publicações, percebemos uma equidade entre o ensino médio e superior, e os conteúdos de Física mais abordados nesses trabalhos são oscilações, cinemática e eletromagnetismo, analogamente à isso, verificamos que os recursos tecnológicos mais utilizados foram os aparelhos de laboratório, seguidos dos softwares de análise e das simulações computacionais, e por fim, analisamos os avanços e desafios desta utilização no ensino de ciências.In the present work, we carried out a systematic review of the literature referring to national publications on the use of information and communication technologies (ICT) integrated with experimental activities in the teaching of Physics and Sciences. For that, we used the SUCUPIRA platform, in order to find the journals (we analyzed journals of classification A1, A2 and B1) and, subsequent to that, the articles to be analyzed in the teaching area. Theresults show that, over the years, the use of ICT in the teaching of Physics and Sciences has gained greater notoriety, largely due to the advancement of ICT and the availability of technological resources, as well as we can conclude that most works are proposals not implemented. When analyzing the level of education to which the publications are linked, we perceive an equity between high school and higher education, and the Physics contents most addressed in these works are oscillations, kinematics and electromagnetism, similarly to this, we find that the most used technological resources it was laboratory equipment, followed by analysis software and computational simulations, and finally, we analyzed the advances and challenges of this use in science education.application/pdfporRevista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 164-185Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino de físicaAtividades experimentaisICTPhysics teachingExperimental activitiesUma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de FísicaA literature review about the integration between information and comunication tecnologies with experimental activities in Physics teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162953.pdf.txt001162953.pdf.txtExtracted Texttext/plain58807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262357/2/001162953.pdf.txt3cab9954e3b767fe2d3b6fc2d9fa8494MD52ORIGINAL001162953.pdfTexto completoapplication/pdf725831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262357/1/001162953.pdf3d844cae5effadccf8b2a1f0f4148155MD5110183/2623572023-07-20 03:35:56.345115oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A literature review about the integration between information and comunication tecnologies with experimental activities in Physics teaching
title Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
spellingShingle Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino de física
Atividades experimentais
ICT
Physics teaching
Experimental activities
title_short Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
title_full Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
title_fullStr Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
title_full_unstemmed Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
title_sort Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
author Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
author_facet Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
Pastorio, Dioni Paulo
author_role author
author2 Pastorio, Dioni Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Naamã Lobosco Rodrigues
Pastorio, Dioni Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino de física
Atividades experimentais
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino de física
Atividades experimentais
ICT
Physics teaching
Experimental activities
dc.subject.eng.fl_str_mv ICT
Physics teaching
Experimental activities
description No presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) integradas às atividades experimentais no ensino de Física e Ciências. Para isso, utilizamos a plataforma SUCUPIRA, a fim de encontrarmos as revistas (analisamos revistas de qualis A1, A2 e B1) e, subsequente a isso, os artigos a serem analisados na área de ensino. Os resultados apontam que, com o passar dos anos, a utilização das TIC no ensino de Física e Ciências vem ganhando maior notoriedade, muito em função do avanço das TIC e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como pudemos concluir que a maioria dos trabalhos são propostas não implementadas. Quando analisado o nível de ensino ao qual estão ligadas as publicações, percebemos uma equidade entre o ensino médio e superior, e os conteúdos de Física mais abordados nesses trabalhos são oscilações, cinemática e eletromagnetismo, analogamente à isso, verificamos que os recursos tecnológicos mais utilizados foram os aparelhos de laboratório, seguidos dos softwares de análise e das simulações computacionais, e por fim, analisamos os avanços e desafios desta utilização no ensino de ciências.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T03:40:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262357
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-4866
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162953
identifier_str_mv 1982-4866
001162953
url http://hdl.handle.net/10183/262357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 164-185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262357/2/001162953.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262357/1/001162953.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cab9954e3b767fe2d3b6fc2d9fa8494
3d844cae5effadccf8b2a1f0f4148155
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092205641728