Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134191 |
Resumo: | Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matemática utilizados em escolas públicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e entrevistadas três docentes. A pesquisa mostrou que o aprendizado dos números fracionários é um processo longo e que eles apresentam diferentes significados, cuja compreensão total requer o desenvolvimento de certas habilidades pelo estudante. Nem todos os docentes percebem a existência de dificuldades e, as que percebem, as atribuem à imaturidade e à ausência do hábito de leitura dos alunos. |
id |
UFRGS-2_a5c073cb953aa910312c904da509f586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134191 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, André FerreiraBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2016-03-25T02:05:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/134191000986714Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matemática utilizados em escolas públicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e entrevistadas três docentes. A pesquisa mostrou que o aprendizado dos números fracionários é um processo longo e que eles apresentam diferentes significados, cuja compreensão total requer o desenvolvimento de certas habilidades pelo estudante. Nem todos os docentes percebem a existência de dificuldades e, as que percebem, as atribuem à imaturidade e à ausência do hábito de leitura dos alunos.Taking as basis experiences lived in the classroom and findings carried out by another authors and classmates, we realizes that a difficulty by Middle School students related to fractional numbers learning may be related by some shortcoming of understanding of its meaning. This work aim at investigate this hypothesis based on causes of such difficulties appointed by teachers of this level of education. They analyzed two mathematics textbooks used in public schools in Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, and three teachers were interviewed. Research has shown that learning of fractional numbers is a long process and that they have different meanings, whose full understanding requires the development of certain skills by the student. Not all teachers realize that there are difficulties and those that realize attribute themselves to immaturity and lack of students' reading habits.application/pdfporConstrução do conhecimentoMathFractionsElementary schoolUm estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986714.pdf000986714.pdfTexto completoapplication/pdf1590437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/1/000986714.pdf33c8e90150feda19db8cdcef27956579MD51TEXT000986714.pdf.txt000986714.pdf.txtExtracted Texttext/plain77425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/2/000986714.pdf.txtaa9848b0a2344c80f5bd22e68b166e49MD52THUMBNAIL000986714.pdf.jpg000986714.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/3/000986714.pdf.jpge5c4247eb9d80b9dcd17086b877d50b7MD5310183/1341912018-10-29 08:10:49.227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:10:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica |
title |
Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica |
spellingShingle |
Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica Machado, André Ferreira Construção do conhecimento Math Fractions Elementary school |
title_short |
Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica |
title_full |
Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica |
title_fullStr |
Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica |
title_sort |
Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica |
author |
Machado, André Ferreira |
author_facet |
Machado, André Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, André Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento |
topic |
Construção do conhecimento Math Fractions Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math Fractions Elementary school |
description |
Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matemática utilizados em escolas públicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e entrevistadas três docentes. A pesquisa mostrou que o aprendizado dos números fracionários é um processo longo e que eles apresentam diferentes significados, cuja compreensão total requer o desenvolvimento de certas habilidades pelo estudante. Nem todos os docentes percebem a existência de dificuldades e, as que percebem, as atribuem à imaturidade e à ausência do hábito de leitura dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-25T02:05:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134191 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986714 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134191 |
identifier_str_mv |
000986714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/1/000986714.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/2/000986714.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/3/000986714.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33c8e90150feda19db8cdcef27956579 aa9848b0a2344c80f5bd22e68b166e49 e5c4247eb9d80b9dcd17086b877d50b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501977939968 |