Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, André Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134191
Resumo: Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matemática utilizados em escolas públicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e entrevistadas três docentes. A pesquisa mostrou que o aprendizado dos números fracionários é um processo longo e que eles apresentam diferentes significados, cuja compreensão total requer o desenvolvimento de certas habilidades pelo estudante. Nem todos os docentes percebem a existência de dificuldades e, as que percebem, as atribuem à imaturidade e à ausência do hábito de leitura dos alunos.
id UFRGS-2_a5c073cb953aa910312c904da509f586
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134191
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, André FerreiraBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2016-03-25T02:05:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/134191000986714Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matemática utilizados em escolas públicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e entrevistadas três docentes. A pesquisa mostrou que o aprendizado dos números fracionários é um processo longo e que eles apresentam diferentes significados, cuja compreensão total requer o desenvolvimento de certas habilidades pelo estudante. Nem todos os docentes percebem a existência de dificuldades e, as que percebem, as atribuem à imaturidade e à ausência do hábito de leitura dos alunos.Taking as basis experiences lived in the classroom and findings carried out by another authors and classmates, we realizes that a difficulty by Middle School students related to fractional numbers learning may be related by some shortcoming of understanding of its meaning. This work aim at investigate this hypothesis based on causes of such difficulties appointed by teachers of this level of education. They analyzed two mathematics textbooks used in public schools in Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, and three teachers were interviewed. Research has shown that learning of fractional numbers is a long process and that they have different meanings, whose full understanding requires the development of certain skills by the student. Not all teachers realize that there are difficulties and those that realize attribute themselves to immaturity and lack of students' reading habits.application/pdfporConstrução do conhecimentoMathFractionsElementary schoolUm estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986714.pdf000986714.pdfTexto completoapplication/pdf1590437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/1/000986714.pdf33c8e90150feda19db8cdcef27956579MD51TEXT000986714.pdf.txt000986714.pdf.txtExtracted Texttext/plain77425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/2/000986714.pdf.txtaa9848b0a2344c80f5bd22e68b166e49MD52THUMBNAIL000986714.pdf.jpg000986714.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/3/000986714.pdf.jpge5c4247eb9d80b9dcd17086b877d50b7MD5310183/1341912018-10-29 08:10:49.227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:10:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
title Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
spellingShingle Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
Machado, André Ferreira
Construção do conhecimento
Math
Fractions
Elementary school
title_short Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
title_full Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
title_fullStr Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
title_full_unstemmed Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
title_sort Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
author Machado, André Ferreira
author_facet Machado, André Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, André Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
topic Construção do conhecimento
Math
Fractions
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Math
Fractions
Elementary school
description Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matemática utilizados em escolas públicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e entrevistadas três docentes. A pesquisa mostrou que o aprendizado dos números fracionários é um processo longo e que eles apresentam diferentes significados, cuja compreensão total requer o desenvolvimento de certas habilidades pelo estudante. Nem todos os docentes percebem a existência de dificuldades e, as que percebem, as atribuem à imaturidade e à ausência do hábito de leitura dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-25T02:05:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134191
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986714
url http://hdl.handle.net/10183/134191
identifier_str_mv 000986714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/1/000986714.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/2/000986714.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134191/3/000986714.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33c8e90150feda19db8cdcef27956579
aa9848b0a2344c80f5bd22e68b166e49
e5c4247eb9d80b9dcd17086b877d50b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501977939968