A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Stephanie da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236369
Resumo: Este trabalho narra o processo de planejamento e as interações entre professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de extensão sobre frações no Ensino Fundamental. Foram adotados pressupostos teóricos sobre saberes docentes, aprendizagem na e da prática e os significados de fração. O curso de extensão, intitulado “Estudo e Ensino de Frações na Escola”, foi organizado visando a constituição de um grupo de estudos, dialogando com a questão de pesquisa: Como ocorre a construção de um grupo de estudos por professores que ensinam matemática e estudam o ensino de frações?. O curso foi oferecido a professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental de escolas públicas do Rio Grande do Sul, e realizado em encontros semanais virtuais de fevereiro a abril de 2021. Os participantes foram convidados a participar do estudo no ambiente do curso estudando materiais elaborados pela pesquisadora, propondo assuntos, tendo iniciativa e autonomia nos estudos, vinculando-os a suas experiências docentes. Com inspiração na metodologia da pesquisa narrativa, construímos a narrativa da investigação tendo como registros: vídeo e áudio dos encontros do curso de extensão, atividades e materiais enviados pelos participantes e diário de bordo da pesquisadora. A leitura e a narrativa dos encontros permitiram identificar três dimensões relevantes para a constituição de um grupo de estudos: avanços nas interações e discussões sobre as atividades propostas, a mobilização das experiências profissionais no decorrer dos encontros e as percepções e construções do ambiente por parte de cada professor. Percebemos que as mudanças ocorridas no ambiente estiveram marcadas pela colaboração, coletividade e responsabilidade na participação e aprendizagem mútua. As experiências docentes foram mobilizadas durante as interações com diferentes intuitos, como relatos de experiências exemplificando situações, realizando comparativos e como foco de reflexões, buscando inspirações e ideias para as práticas docentes dos professores. Consideramos que as experiências profissionais foram o pilar central para a constituição do espaço como grupo de estudos, e que o mesmo se desenvolveu de forma dinâmica e pela dinâmica
id URGS_0686eb78a9644cf5106c3cfdab3386c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236369
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Trindade, Stephanie da SilvaBúrigo, Elisabete Zardo2022-03-29T04:36:16Z2021http://hdl.handle.net/10183/236369001138380Este trabalho narra o processo de planejamento e as interações entre professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de extensão sobre frações no Ensino Fundamental. Foram adotados pressupostos teóricos sobre saberes docentes, aprendizagem na e da prática e os significados de fração. O curso de extensão, intitulado “Estudo e Ensino de Frações na Escola”, foi organizado visando a constituição de um grupo de estudos, dialogando com a questão de pesquisa: Como ocorre a construção de um grupo de estudos por professores que ensinam matemática e estudam o ensino de frações?. O curso foi oferecido a professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental de escolas públicas do Rio Grande do Sul, e realizado em encontros semanais virtuais de fevereiro a abril de 2021. Os participantes foram convidados a participar do estudo no ambiente do curso estudando materiais elaborados pela pesquisadora, propondo assuntos, tendo iniciativa e autonomia nos estudos, vinculando-os a suas experiências docentes. Com inspiração na metodologia da pesquisa narrativa, construímos a narrativa da investigação tendo como registros: vídeo e áudio dos encontros do curso de extensão, atividades e materiais enviados pelos participantes e diário de bordo da pesquisadora. A leitura e a narrativa dos encontros permitiram identificar três dimensões relevantes para a constituição de um grupo de estudos: avanços nas interações e discussões sobre as atividades propostas, a mobilização das experiências profissionais no decorrer dos encontros e as percepções e construções do ambiente por parte de cada professor. Percebemos que as mudanças ocorridas no ambiente estiveram marcadas pela colaboração, coletividade e responsabilidade na participação e aprendizagem mútua. As experiências docentes foram mobilizadas durante as interações com diferentes intuitos, como relatos de experiências exemplificando situações, realizando comparativos e como foco de reflexões, buscando inspirações e ideias para as práticas docentes dos professores. Consideramos que as experiências profissionais foram o pilar central para a constituição do espaço como grupo de estudos, e que o mesmo se desenvolveu de forma dinâmica e pela dinâmicaThis work narrates the planning process and interactions among teachers who teach Mathematics, participants of an extension course on fractions in elementary school. We adopted theoretical assumptions about teaching knowledge, learning in and from practice, and the meanings of fractions. The extension course, entitled "Study and Teaching of Fractions at School," aimed at the constitution of a study group, dialoguing with the research question: How does the construction of a study group by teachers who teach mathematics and study the teaching of fractions?. The course brought together teachers who teach mathematics in elementary public schools in the state of Rio Grande do Sul in weekly virtual meetings from February to April 2021. The researcher invited the teachers to participate in the course environment by studying materials prepared previously, proposing subjects, taking the initiative and autonomy in studies, linking them to their teaching experiences. Inspired by the narrative research methodology, we built the narrative of the investigation having as records: video and audio of the meetings of the extension course, activities, and materials sent by the participants and the researcher's logbook. We identified three relevant dimensions for the constitution of a study group: advances in interactions and discussions on the proposed activities, the mobilization of professional experiences during the meetings, and the perceptions and constructions of the environment on the part of every teacher. We realized that collaboration, collectivity, and responsibility in participation and mutual learning enabled the changes in the environment. The teachers mobilized their teaching experiences during interactions with different purposes, such as experience reports exemplifying situations, making comparisons, and as a focus of reflections, seeking inspiration and ideas for teachers' teaching practices. We believe that professional experiences were the central pillar for the dynamical constitution of the space as a study group.application/pdfporDesenvolvimento profissionalEnsino de matemáticaFraçõesEnsino fundamentalTeaching knowledgeProfessional developmentTeaching mathFractionsElementary schoolStudy groupA constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138380.pdf.txt001138380.pdf.txtExtracted Texttext/plain296999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236369/2/001138380.pdf.txt033e7d1a3b96991dc1f9790a1fd3b584MD52ORIGINAL001138380.pdfTexto completoapplication/pdf13905375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236369/1/001138380.pdf6a09388cb0d9ee0bfb1c66caa3b0281eMD5110183/2363692022-04-05 04:41:21.47451oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:41:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
title A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
spellingShingle A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
Trindade, Stephanie da Silva
Desenvolvimento profissional
Ensino de matemática
Frações
Ensino fundamental
Teaching knowledge
Professional development
Teaching math
Fractions
Elementary school
Study group
title_short A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
title_full A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
title_fullStr A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
title_sort A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
author Trindade, Stephanie da Silva
author_facet Trindade, Stephanie da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Stephanie da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Ensino de matemática
Frações
Ensino fundamental
topic Desenvolvimento profissional
Ensino de matemática
Frações
Ensino fundamental
Teaching knowledge
Professional development
Teaching math
Fractions
Elementary school
Study group
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching knowledge
Professional development
Teaching math
Fractions
Elementary school
Study group
description Este trabalho narra o processo de planejamento e as interações entre professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de extensão sobre frações no Ensino Fundamental. Foram adotados pressupostos teóricos sobre saberes docentes, aprendizagem na e da prática e os significados de fração. O curso de extensão, intitulado “Estudo e Ensino de Frações na Escola”, foi organizado visando a constituição de um grupo de estudos, dialogando com a questão de pesquisa: Como ocorre a construção de um grupo de estudos por professores que ensinam matemática e estudam o ensino de frações?. O curso foi oferecido a professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental de escolas públicas do Rio Grande do Sul, e realizado em encontros semanais virtuais de fevereiro a abril de 2021. Os participantes foram convidados a participar do estudo no ambiente do curso estudando materiais elaborados pela pesquisadora, propondo assuntos, tendo iniciativa e autonomia nos estudos, vinculando-os a suas experiências docentes. Com inspiração na metodologia da pesquisa narrativa, construímos a narrativa da investigação tendo como registros: vídeo e áudio dos encontros do curso de extensão, atividades e materiais enviados pelos participantes e diário de bordo da pesquisadora. A leitura e a narrativa dos encontros permitiram identificar três dimensões relevantes para a constituição de um grupo de estudos: avanços nas interações e discussões sobre as atividades propostas, a mobilização das experiências profissionais no decorrer dos encontros e as percepções e construções do ambiente por parte de cada professor. Percebemos que as mudanças ocorridas no ambiente estiveram marcadas pela colaboração, coletividade e responsabilidade na participação e aprendizagem mútua. As experiências docentes foram mobilizadas durante as interações com diferentes intuitos, como relatos de experiências exemplificando situações, realizando comparativos e como foco de reflexões, buscando inspirações e ideias para as práticas docentes dos professores. Consideramos que as experiências profissionais foram o pilar central para a constituição do espaço como grupo de estudos, e que o mesmo se desenvolveu de forma dinâmica e pela dinâmica
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-29T04:36:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236369
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138380
url http://hdl.handle.net/10183/236369
identifier_str_mv 001138380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236369/2/001138380.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236369/1/001138380.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 033e7d1a3b96991dc1f9790a1fd3b584
6a09388cb0d9ee0bfb1c66caa3b0281e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737048768282624