Estudo da corrosão naftênica em planta de destilação atmosférica de petróleo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27532 |
Resumo: | A corrosão naftênica é um tipo peculiar de corrosão que ocorre em refinarias de petróleo, devido à presença de ácidos naftênicos. Uma maneira de mensurar a acidez de um petróleo é pelo índice de acidez total (IAT). A corrosão naftênica depende não só da acidez do petróleo, mas também da temperatura, velocidade de fluxo, presença de fluxo bifásico, tipo de ácidos presentes e composição do material exposto. Para se evitar ou diminuir a corrosão naftênica são utilizados métodos de mistura de petróleos, adição de inibidores de corrosão e adaptações metalúrgicas, entre outros. A fim de estudar a influência do IAT nas taxas de corrosão, o presente trabalho avaliou as variações de acidez das misturas de petróleo processados na refinaria Alberto Pasqualini - REFAP S.A. no período de agosto de 2009 a julho de 2010, comparando estes índices com as taxas de corrosão de pontos específicos das duas plantas de destilação desta refinaria. Além disto, o estudo avaliou a influência do tipo de petróleo processado na distribuição de acidez nos subprodutos da destilação atmosférica. Ao fim, o método de amostragem de acidez e comparação com taxas de corrosão, utilizado neste trabalho, não se mostrou completamente eficaz, pois a utilização de médias mensais pode mascarar picos de acidez que levariam a aumento significativo na corrosão. Foram verificadas baixas taxas de corrosão para IAT’s abaixo de 1,0 mg KOH g-1, com pouca influência das variações da acidez na corrosão. Petróleos importados de alta acidez foram processados e mostraram que após destilação têm maior parte da acidez concentrada em subprodutos leves, como Diesel Leve. Já petróleos nacionais concentrem sua acidez em subprodutos pesados, como Diesel Pesado e Resíduo Atmosférico, mostrando que estes petróleos tem uma concentração maior de ácidos naftênicos pesados. |
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Lucchese, Anderson LeonardoFerreira, Jane Zoppas2011-01-27T05:59:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/27532000765459A corrosão naftênica é um tipo peculiar de corrosão que ocorre em refinarias de petróleo, devido à presença de ácidos naftênicos. Uma maneira de mensurar a acidez de um petróleo é pelo índice de acidez total (IAT). A corrosão naftênica depende não só da acidez do petróleo, mas também da temperatura, velocidade de fluxo, presença de fluxo bifásico, tipo de ácidos presentes e composição do material exposto. Para se evitar ou diminuir a corrosão naftênica são utilizados métodos de mistura de petróleos, adição de inibidores de corrosão e adaptações metalúrgicas, entre outros. A fim de estudar a influência do IAT nas taxas de corrosão, o presente trabalho avaliou as variações de acidez das misturas de petróleo processados na refinaria Alberto Pasqualini - REFAP S.A. no período de agosto de 2009 a julho de 2010, comparando estes índices com as taxas de corrosão de pontos específicos das duas plantas de destilação desta refinaria. Além disto, o estudo avaliou a influência do tipo de petróleo processado na distribuição de acidez nos subprodutos da destilação atmosférica. Ao fim, o método de amostragem de acidez e comparação com taxas de corrosão, utilizado neste trabalho, não se mostrou completamente eficaz, pois a utilização de médias mensais pode mascarar picos de acidez que levariam a aumento significativo na corrosão. Foram verificadas baixas taxas de corrosão para IAT’s abaixo de 1,0 mg KOH g-1, com pouca influência das variações da acidez na corrosão. Petróleos importados de alta acidez foram processados e mostraram que após destilação têm maior parte da acidez concentrada em subprodutos leves, como Diesel Leve. Já petróleos nacionais concentrem sua acidez em subprodutos pesados, como Diesel Pesado e Resíduo Atmosférico, mostrando que estes petróleos tem uma concentração maior de ácidos naftênicos pesados.application/pdfporEngenharia de materiaisEstudo da corrosão naftênica em planta de destilação atmosférica de petróleoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia de Materiaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000765459.pdf.txt000765459.pdf.txtExtracted Texttext/plain80762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27532/2/000765459.pdf.txtd8dd34413301ac27417f6105b731d367MD52ORIGINAL000765459.pdf000765459.pdfTexto completoapplication/pdf1679013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27532/1/000765459.pdfaaf83f70cc2a5ec1ad3a074e9e2459f6MD51THUMBNAIL000765459.pdf.jpg000765459.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27532/3/000765459.pdf.jpgb047f6162a95e769e6afe0d5941df6e2MD5310183/275322018-10-09 08:08:59.461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:08:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A corrosão naftênica é um tipo peculiar de corrosão que ocorre em refinarias de petróleo, devido à presença de ácidos naftênicos. Uma maneira de mensurar a acidez de um petróleo é pelo índice de acidez total (IAT). A corrosão naftênica depende não só da acidez do petróleo, mas também da temperatura, velocidade de fluxo, presença de fluxo bifásico, tipo de ácidos presentes e composição do material exposto. Para se evitar ou diminuir a corrosão naftênica são utilizados métodos de mistura de petróleos, adição de inibidores de corrosão e adaptações metalúrgicas, entre outros. A fim de estudar a influência do IAT nas taxas de corrosão, o presente trabalho avaliou as variações de acidez das misturas de petróleo processados na refinaria Alberto Pasqualini - REFAP S.A. no período de agosto de 2009 a julho de 2010, comparando estes índices com as taxas de corrosão de pontos específicos das duas plantas de destilação desta refinaria. Além disto, o estudo avaliou a influência do tipo de petróleo processado na distribuição de acidez nos subprodutos da destilação atmosférica. Ao fim, o método de amostragem de acidez e comparação com taxas de corrosão, utilizado neste trabalho, não se mostrou completamente eficaz, pois a utilização de médias mensais pode mascarar picos de acidez que levariam a aumento significativo na corrosão. Foram verificadas baixas taxas de corrosão para IAT’s abaixo de 1,0 mg KOH g-1, com pouca influência das variações da acidez na corrosão. Petróleos importados de alta acidez foram processados e mostraram que após destilação têm maior parte da acidez concentrada em subprodutos leves, como Diesel Leve. Já petróleos nacionais concentrem sua acidez em subprodutos pesados, como Diesel Pesado e Resíduo Atmosférico, mostrando que estes petróleos tem uma concentração maior de ácidos naftênicos pesados. |
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