Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolibos, Augusto Spies
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169520
Resumo: Esta monografia analisa o beijo gay em oito filmes publicitários para televisão aberta veiculados entre 1985 e 2017. O objetivo geral da pesquisa é analisar o beijo gay em comerciais para televisão aberta, problematizando as negociações e disputas estabelecidas pelo texto publicitário em relação ao que escapa da norma em um contexto heteronormativo. Para iluminar teoricamente o objeto, ampara-se nas questões de gênero e sexualidade a partir de uma perspectiva desconstrucionista. Também discute o papel social da publicidade e a sua relação com as homossexualidades. Por meio do método de análise de conteúdo, identifica-se que, para ser viável em comerciais para mídia massiva, o beijo gay é regulado pela articulação das representações das homossexualidades com identidades que conversam com a norma, pela adequação dos personagens homossexuais a um modelo heteronormativo, pelo enquadramento do beijo gay como uma manifestação de afeto e através da sutileza da cena por meio da qual a prática é exibida.
id UFRGS-2_a5cc9d8fe3ea862105885d207969d54b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169520
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nolibos, Augusto SpiesRodrigues, André Iribure2017-10-18T05:36:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/169520001048835Esta monografia analisa o beijo gay em oito filmes publicitários para televisão aberta veiculados entre 1985 e 2017. O objetivo geral da pesquisa é analisar o beijo gay em comerciais para televisão aberta, problematizando as negociações e disputas estabelecidas pelo texto publicitário em relação ao que escapa da norma em um contexto heteronormativo. Para iluminar teoricamente o objeto, ampara-se nas questões de gênero e sexualidade a partir de uma perspectiva desconstrucionista. Também discute o papel social da publicidade e a sua relação com as homossexualidades. Por meio do método de análise de conteúdo, identifica-se que, para ser viável em comerciais para mídia massiva, o beijo gay é regulado pela articulação das representações das homossexualidades com identidades que conversam com a norma, pela adequação dos personagens homossexuais a um modelo heteronormativo, pelo enquadramento do beijo gay como uma manifestação de afeto e através da sutileza da cena por meio da qual a prática é exibida.This work analyses gay kissing in eight advertisements for open broadcasting television that aired between 1985 and 2017. The main objective of this work is to analyse gay kissing in open broadcasting television, discussing the negotiations and disputes established by the advertising text. The specific objectives are to conduct a survey on the advertisements for open broadcasting television containing homossexual kissing; to observe and analyse the videos in order to identify patterns; discuss the following questions: what are gay kisses in advertisements a reflection of? What are the motivation of the advertisers? What are the disputes and negotiations that the advertisement text establishes? Does gay kissing in advertisements for massive audiences contributes to the visibility of sexual and gender diversity? To enlighten the object theoretically, it relies on gender and sexuality theories discussed through a deconstructionist perspective. It also discusses the social role of advertisement and its relation to homossexuality. Content analysis was used to analyze the advertisements, and it can be concluded that to be viable for mass media advertisements, gay kissing has to conform the heteronormative models and the scene has to be subtle.application/pdfporHomossexualidadePublicidadeTelevisão (Comunicação)LGBTGay kissingAdvertisingHomossexualityHomossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão abertainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048835.pdf001048835.pdfTexto completoapplication/pdf1594869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169520/1/001048835.pdf4d9cfca719613c4802da8695ce126885MD51TEXT001048835.pdf.txt001048835.pdf.txtExtracted Texttext/plain172078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169520/2/001048835.pdf.txt6231a37c2005be787db73d4a116d717dMD52THUMBNAIL001048835.pdf.jpg001048835.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169520/3/001048835.pdf.jpg08d907d4423e70a7c319d6575a37caf8MD5310183/1695202018-10-29 09:06:12.99oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169520Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:06:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta
title Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta
spellingShingle Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta
Nolibos, Augusto Spies
Homossexualidade
Publicidade
Televisão (Comunicação)
LGBT
Gay kissing
Advertising
Homossexuality
title_short Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta
title_full Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta
title_fullStr Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta
title_full_unstemmed Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta
title_sort Homossexualidades, publicidade e disputas: um olhar desconstrucionista sobre o beijo gay em comerciais para televisão aberta
author Nolibos, Augusto Spies
author_facet Nolibos, Augusto Spies
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolibos, Augusto Spies
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Homossexualidade
Publicidade
Televisão (Comunicação)
topic Homossexualidade
Publicidade
Televisão (Comunicação)
LGBT
Gay kissing
Advertising
Homossexuality
dc.subject.eng.fl_str_mv LGBT
Gay kissing
Advertising
Homossexuality
description Esta monografia analisa o beijo gay em oito filmes publicitários para televisão aberta veiculados entre 1985 e 2017. O objetivo geral da pesquisa é analisar o beijo gay em comerciais para televisão aberta, problematizando as negociações e disputas estabelecidas pelo texto publicitário em relação ao que escapa da norma em um contexto heteronormativo. Para iluminar teoricamente o objeto, ampara-se nas questões de gênero e sexualidade a partir de uma perspectiva desconstrucionista. Também discute o papel social da publicidade e a sua relação com as homossexualidades. Por meio do método de análise de conteúdo, identifica-se que, para ser viável em comerciais para mídia massiva, o beijo gay é regulado pela articulação das representações das homossexualidades com identidades que conversam com a norma, pela adequação dos personagens homossexuais a um modelo heteronormativo, pelo enquadramento do beijo gay como uma manifestação de afeto e através da sutileza da cena por meio da qual a prática é exibida.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T05:36:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048835
url http://hdl.handle.net/10183/169520
identifier_str_mv 001048835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169520/1/001048835.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169520/2/001048835.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169520/3/001048835.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d9cfca719613c4802da8695ce126885
6231a37c2005be787db73d4a116d717d
08d907d4423e70a7c319d6575a37caf8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447204967481344