A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206175 |
Resumo: | O presente artigo tem como foco o desenvolvimento da intervenção construída no âmbito da pesquisa do Movimento pela Saúde dos Povos ‘Engajamento da Sociedade Civil para Saúde para Todos’, em uma escola estadual em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por meio da experiência apresentada, objetiva-se discutir sobre as possibilidades e as dificuldades da inserção de um movimento social no espaço escolar, juntamente com outros atores do campo da saúde, para estimular a participação social. Trata-se de uma intervenção direcionada à população jovem, no ambiente escolar, unindo vários segmentos: escola, Unidade de Saúde da Família, conselho de saúde, movimento social e universidades. Tendo a proposta da sistematização de experiências como método, a experiência é descrita por meio da sequência de atividades realizadas, baseadas na concepção de Bem Viver, que cultiva o pertencimento e o respeito à natureza. A revitalização da floresta abandonada da escola foi o eixo condutor das ações. A experiência demonstrou, por um lado, a dificuldade de estimular a participação social vinculada ao controle social e de praticar ações com forte interface entre escola e serviço de saúde. Por outro lado, possibilitou experimentar formas não institucionalizadas de participação, baseadas no exercício constante da cidadania e nas ações solidárias. |
id |
UFRGS-2_a5dfdc4a6aa8d260db50063e0eb32eba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206175 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giugliani, CamilaCesa, Kátia TeresaFlores, Eliane Maria Teixeira LeiteMello, Vania Roseli Correa deRobinson, Patrícia Genro2020-02-22T04:19:29Z20200103-1104http://hdl.handle.net/10183/206175001112056O presente artigo tem como foco o desenvolvimento da intervenção construída no âmbito da pesquisa do Movimento pela Saúde dos Povos ‘Engajamento da Sociedade Civil para Saúde para Todos’, em uma escola estadual em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por meio da experiência apresentada, objetiva-se discutir sobre as possibilidades e as dificuldades da inserção de um movimento social no espaço escolar, juntamente com outros atores do campo da saúde, para estimular a participação social. Trata-se de uma intervenção direcionada à população jovem, no ambiente escolar, unindo vários segmentos: escola, Unidade de Saúde da Família, conselho de saúde, movimento social e universidades. Tendo a proposta da sistematização de experiências como método, a experiência é descrita por meio da sequência de atividades realizadas, baseadas na concepção de Bem Viver, que cultiva o pertencimento e o respeito à natureza. A revitalização da floresta abandonada da escola foi o eixo condutor das ações. A experiência demonstrou, por um lado, a dificuldade de estimular a participação social vinculada ao controle social e de praticar ações com forte interface entre escola e serviço de saúde. Por outro lado, possibilitou experimentar formas não institucionalizadas de participação, baseadas no exercício constante da cidadania e nas ações solidárias.This article focuses on the development of the intervention built within the research of the People’s Health Movement ‘Civil Society Engagement for Health for All’, in a public school in Porto Alegre, southern Brazil. Through this experience, it was aimed at discussing the possibilities and difficulties of the insertion of a social movement in the school environment, together with other actors in the health field, to stimulate social participation. This is an intervention directed at the youth, in the school environment, uniting several segments: school, Family Health Unit, health council, social movement and universities. Referenced on the proposal of the systematization of experiences as a method, the experience is described through the sequence of activities performed, based on the conception Buen Vivir, which cultivates belonging and respect for nature. The revitalization of the school’s abandoned forest was the guiding axis of the set of actions. This experience has shown, on the one hand, the difficulty of stimulating social participation linked to social control and of practicing actions with strong connection between school and health service. On the other hand, it made it possible to attempt non-institutionalized forms of participation, based on the constant exercise of citizenship and solidarity actions.application/pdfporSaúde em debate. Londrina. vol. 44, n. esp. (jan. 2020), p. 64-78Participação socialPromoção da saúdeMedicina de família e comunidadeSocial participationHealth promotionEnvironmental healthFamily Health StrategyA escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolarThe school as a space for social participation and citizenship promotion : the experience of building participation in a school environmentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112056.pdf.txt001112056.pdf.txtExtracted Texttext/plain56505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206175/2/001112056.pdf.txt29b9604f766752f2b4bb34222daf50eeMD52ORIGINAL001112056.pdfTexto completoapplication/pdf655404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206175/1/001112056.pdfc5cc7cbbff4a9f24e1ded9db273c02efMD5110183/2061752020-02-23 04:13:37.071669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206175Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-23T07:13:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The school as a space for social participation and citizenship promotion : the experience of building participation in a school environment |
title |
A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar |
spellingShingle |
A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar Giugliani, Camila Participação social Promoção da saúde Medicina de família e comunidade Social participation Health promotion Environmental health Family Health Strategy |
title_short |
A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar |
title_full |
A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar |
title_fullStr |
A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar |
title_sort |
A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar |
author |
Giugliani, Camila |
author_facet |
Giugliani, Camila Cesa, Kátia Teresa Flores, Eliane Maria Teixeira Leite Mello, Vania Roseli Correa de Robinson, Patrícia Genro |
author_role |
author |
author2 |
Cesa, Kátia Teresa Flores, Eliane Maria Teixeira Leite Mello, Vania Roseli Correa de Robinson, Patrícia Genro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giugliani, Camila Cesa, Kátia Teresa Flores, Eliane Maria Teixeira Leite Mello, Vania Roseli Correa de Robinson, Patrícia Genro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação social Promoção da saúde Medicina de família e comunidade |
topic |
Participação social Promoção da saúde Medicina de família e comunidade Social participation Health promotion Environmental health Family Health Strategy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social participation Health promotion Environmental health Family Health Strategy |
description |
O presente artigo tem como foco o desenvolvimento da intervenção construída no âmbito da pesquisa do Movimento pela Saúde dos Povos ‘Engajamento da Sociedade Civil para Saúde para Todos’, em uma escola estadual em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por meio da experiência apresentada, objetiva-se discutir sobre as possibilidades e as dificuldades da inserção de um movimento social no espaço escolar, juntamente com outros atores do campo da saúde, para estimular a participação social. Trata-se de uma intervenção direcionada à população jovem, no ambiente escolar, unindo vários segmentos: escola, Unidade de Saúde da Família, conselho de saúde, movimento social e universidades. Tendo a proposta da sistematização de experiências como método, a experiência é descrita por meio da sequência de atividades realizadas, baseadas na concepção de Bem Viver, que cultiva o pertencimento e o respeito à natureza. A revitalização da floresta abandonada da escola foi o eixo condutor das ações. A experiência demonstrou, por um lado, a dificuldade de estimular a participação social vinculada ao controle social e de praticar ações com forte interface entre escola e serviço de saúde. Por outro lado, possibilitou experimentar formas não institucionalizadas de participação, baseadas no exercício constante da cidadania e nas ações solidárias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-22T04:19:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206175 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-1104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112056 |
identifier_str_mv |
0103-1104 001112056 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde em debate. Londrina. vol. 44, n. esp. (jan. 2020), p. 64-78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206175/2/001112056.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206175/1/001112056.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29b9604f766752f2b4bb34222daf50ee c5cc7cbbff4a9f24e1ded9db273c02ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447708336390144 |