A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giugliani, Camila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cesa, Kátia Teresa, Flores, Eliane Maria Teixeira Leite, Mello, Vania Roseli Correa de, Robinson, Patrícia Genro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206175
Resumo: O presente artigo tem como foco o desenvolvimento da intervenção construída no âmbito da pesquisa do Movimento pela Saúde dos Povos ‘Engajamento da Sociedade Civil para Saúde para Todos’, em uma escola estadual em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por meio da experiência apresentada, objetiva-se discutir sobre as possibilidades e as dificuldades da inserção de um movimento social no espaço escolar, juntamente com outros atores do campo da saúde, para estimular a participação social. Trata-se de uma intervenção direcionada à população jovem, no ambiente escolar, unindo vários segmentos: escola, Unidade de Saúde da Família, conselho de saúde, movimento social e universidades. Tendo a proposta da sistematização de experiências como método, a experiência é descrita por meio da sequência de atividades realizadas, baseadas na concepção de Bem Viver, que cultiva o pertencimento e o respeito à natureza. A revitalização da floresta abandonada da escola foi o eixo condutor das ações. A experiência demonstrou, por um lado, a dificuldade de estimular a participação social vinculada ao controle social e de praticar ações com forte interface entre escola e serviço de saúde. Por outro lado, possibilitou experimentar formas não institucionalizadas de participação, baseadas no exercício constante da cidadania e nas ações solidárias.
id UFRGS-2_a5dfdc4a6aa8d260db50063e0eb32eba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206175
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giugliani, CamilaCesa, Kátia TeresaFlores, Eliane Maria Teixeira LeiteMello, Vania Roseli Correa deRobinson, Patrícia Genro2020-02-22T04:19:29Z20200103-1104http://hdl.handle.net/10183/206175001112056O presente artigo tem como foco o desenvolvimento da intervenção construída no âmbito da pesquisa do Movimento pela Saúde dos Povos ‘Engajamento da Sociedade Civil para Saúde para Todos’, em uma escola estadual em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por meio da experiência apresentada, objetiva-se discutir sobre as possibilidades e as dificuldades da inserção de um movimento social no espaço escolar, juntamente com outros atores do campo da saúde, para estimular a participação social. Trata-se de uma intervenção direcionada à população jovem, no ambiente escolar, unindo vários segmentos: escola, Unidade de Saúde da Família, conselho de saúde, movimento social e universidades. Tendo a proposta da sistematização de experiências como método, a experiência é descrita por meio da sequência de atividades realizadas, baseadas na concepção de Bem Viver, que cultiva o pertencimento e o respeito à natureza. A revitalização da floresta abandonada da escola foi o eixo condutor das ações. A experiência demonstrou, por um lado, a dificuldade de estimular a participação social vinculada ao controle social e de praticar ações com forte interface entre escola e serviço de saúde. Por outro lado, possibilitou experimentar formas não institucionalizadas de participação, baseadas no exercício constante da cidadania e nas ações solidárias.This article focuses on the development of the intervention built within the research of the People’s Health Movement ‘Civil Society Engagement for Health for All’, in a public school in Porto Alegre, southern Brazil. Through this experience, it was aimed at discussing the possibilities and difficulties of the insertion of a social movement in the school environment, together with other actors in the health field, to stimulate social participation. This is an intervention directed at the youth, in the school environment, uniting several segments: school, Family Health Unit, health council, social movement and universities. Referenced on the proposal of the systematization of experiences as a method, the experience is described through the sequence of activities performed, based on the conception Buen Vivir, which cultivates belonging and respect for nature. The revitalization of the school’s abandoned forest was the guiding axis of the set of actions. This experience has shown, on the one hand, the difficulty of stimulating social participation linked to social control and of practicing actions with strong connection between school and health service. On the other hand, it made it possible to attempt non-institutionalized forms of participation, based on the constant exercise of citizenship and solidarity actions.application/pdfporSaúde em debate. Londrina. vol. 44, n. esp. (jan. 2020), p. 64-78Participação socialPromoção da saúdeMedicina de família e comunidadeSocial participationHealth promotionEnvironmental healthFamily Health StrategyA escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolarThe school as a space for social participation and citizenship promotion : the experience of building participation in a school environmentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112056.pdf.txt001112056.pdf.txtExtracted Texttext/plain56505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206175/2/001112056.pdf.txt29b9604f766752f2b4bb34222daf50eeMD52ORIGINAL001112056.pdfTexto completoapplication/pdf655404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206175/1/001112056.pdfc5cc7cbbff4a9f24e1ded9db273c02efMD5110183/2061752020-02-23 04:13:37.071669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206175Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-23T07:13:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The school as a space for social participation and citizenship promotion : the experience of building participation in a school environment
title A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
spellingShingle A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
Giugliani, Camila
Participação social
Promoção da saúde
Medicina de família e comunidade
Social participation
Health promotion
Environmental health
Family Health Strategy
title_short A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
title_full A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
title_fullStr A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
title_full_unstemmed A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
title_sort A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania : a experiência de construção da participação em um ambiente escolar
author Giugliani, Camila
author_facet Giugliani, Camila
Cesa, Kátia Teresa
Flores, Eliane Maria Teixeira Leite
Mello, Vania Roseli Correa de
Robinson, Patrícia Genro
author_role author
author2 Cesa, Kátia Teresa
Flores, Eliane Maria Teixeira Leite
Mello, Vania Roseli Correa de
Robinson, Patrícia Genro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giugliani, Camila
Cesa, Kátia Teresa
Flores, Eliane Maria Teixeira Leite
Mello, Vania Roseli Correa de
Robinson, Patrícia Genro
dc.subject.por.fl_str_mv Participação social
Promoção da saúde
Medicina de família e comunidade
topic Participação social
Promoção da saúde
Medicina de família e comunidade
Social participation
Health promotion
Environmental health
Family Health Strategy
dc.subject.eng.fl_str_mv Social participation
Health promotion
Environmental health
Family Health Strategy
description O presente artigo tem como foco o desenvolvimento da intervenção construída no âmbito da pesquisa do Movimento pela Saúde dos Povos ‘Engajamento da Sociedade Civil para Saúde para Todos’, em uma escola estadual em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por meio da experiência apresentada, objetiva-se discutir sobre as possibilidades e as dificuldades da inserção de um movimento social no espaço escolar, juntamente com outros atores do campo da saúde, para estimular a participação social. Trata-se de uma intervenção direcionada à população jovem, no ambiente escolar, unindo vários segmentos: escola, Unidade de Saúde da Família, conselho de saúde, movimento social e universidades. Tendo a proposta da sistematização de experiências como método, a experiência é descrita por meio da sequência de atividades realizadas, baseadas na concepção de Bem Viver, que cultiva o pertencimento e o respeito à natureza. A revitalização da floresta abandonada da escola foi o eixo condutor das ações. A experiência demonstrou, por um lado, a dificuldade de estimular a participação social vinculada ao controle social e de praticar ações com forte interface entre escola e serviço de saúde. Por outro lado, possibilitou experimentar formas não institucionalizadas de participação, baseadas no exercício constante da cidadania e nas ações solidárias.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-22T04:19:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206175
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-1104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112056
identifier_str_mv 0103-1104
001112056
url http://hdl.handle.net/10183/206175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Saúde em debate. Londrina. vol. 44, n. esp. (jan. 2020), p. 64-78
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206175/2/001112056.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206175/1/001112056.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29b9604f766752f2b4bb34222daf50ee
c5cc7cbbff4a9f24e1ded9db273c02ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447708336390144