Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giugliani, Camila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Flores, Eliane Maria Teixeira Leite, Cesa, Kátia Teresa, Mello, Vania Roseli Correa de, Santana, Jandira Roehrs, Robinson, Patrícia Genro, Pereira, Cristiane Nunes, Oliveira, Nilvo Masulini de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222482
Resumo: Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.
id UFRGS-2_1e75199cef36892d5a4590ae571dfa4a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222482
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giugliani, CamilaFlores, Eliane Maria Teixeira LeiteCesa, Kátia TeresaMello, Vania Roseli Correa deSantana, Jandira RoehrsRobinson, Patrícia GenroPereira, Cristiane NunesOliveira, Nilvo Masulini de2021-06-19T04:40:26Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/222482001086252Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.This paper reports on an experience of health promotion and social participation among the children of a public school in Porto Alegre, capital city in the South of Brazil. In the context of an action research of the People’s Health Movement, the intervention in the school also gathered universities and the Primary Care Unit of the territory, with its Health in the School Program. Guided by the principles of buen vivir and of biocentrism, the activities focused on the concepts and practices of permaculture and art education. In this experience, the process of collective construction of each activity, with its potentialities and challenges, stands out. In order to arouse in all the participants the sense of belonging to nature and to a society that stands on solidarity, the work is to be continued, with the possibility of inspiring other schools and other communities.En este artículo se cuenta el relato de una experiencia de promoción de la salud y de la participación social junto a los niños de una escuela pública de Porto Alegre, una grande capital del sur de Brasil. Inserida en el contexto de una investigación-acción del Movimiento por la Salud de los Pueblos, la intervención en la escuela reunió también universidades y la Unidad de Atención Primaria en salud del territorio, con su Programa Salud en la Escuela. Guiadas por los principios del buen vivir y del biocentrismo, las actividades realizadas se centraron en los conceptos y prácticas de la permacultura y del arte-educación. En esta experiencia, se destaca el proceso de construcción colectiva de cada actividad, con sus potencialidades y desafíos. Con el propósito de despertar en todos los participantes el sentido de pertenencia a la naturaleza y a la sociedad solidaria, se planea la continuidad del trabajo, con la posibilidad de ser inspiración para otras escuelas y otras comunidades.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. vol. 2, n. 3 (2018), p. 33-54Promoção da saúdeHealth promotionSocial participationHealth in School ProgramFamily health strategyPromoción de la saludParticipación socialPrograma Salud en la EscuelaEstrategia salud de la familiaSaúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viverHealth and citizenship at school : innovative experiences that promote buen vivirSalud y ciudadanía en la escuela : experiencias innovadoras que promocen el buen vivirinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086252.pdf.txt001086252.pdf.txtExtracted Texttext/plain46529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222482/2/001086252.pdf.txt70439e8e37f38999bb1658fdfad611d5MD52ORIGINAL001086252.pdfTexto completoapplication/pdf2889647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222482/1/001086252.pdfcc2b02cd55eb538adc213e917503c0d8MD5110183/2224822021-06-26 04:46:01.481555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222482Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:46:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Health and citizenship at school : innovative experiences that promote buen vivir
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Salud y ciudadanía en la escuela : experiencias innovadoras que promocen el buen vivir
title Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
spellingShingle Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
Giugliani, Camila
Promoção da saúde
Health promotion
Social participation
Health in School Program
Family health strategy
Promoción de la salud
Participación social
Programa Salud en la Escuela
Estrategia salud de la familia
title_short Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
title_full Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
title_fullStr Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
title_full_unstemmed Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
title_sort Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
author Giugliani, Camila
author_facet Giugliani, Camila
Flores, Eliane Maria Teixeira Leite
Cesa, Kátia Teresa
Mello, Vania Roseli Correa de
Santana, Jandira Roehrs
Robinson, Patrícia Genro
Pereira, Cristiane Nunes
Oliveira, Nilvo Masulini de
author_role author
author2 Flores, Eliane Maria Teixeira Leite
Cesa, Kátia Teresa
Mello, Vania Roseli Correa de
Santana, Jandira Roehrs
Robinson, Patrícia Genro
Pereira, Cristiane Nunes
Oliveira, Nilvo Masulini de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giugliani, Camila
Flores, Eliane Maria Teixeira Leite
Cesa, Kátia Teresa
Mello, Vania Roseli Correa de
Santana, Jandira Roehrs
Robinson, Patrícia Genro
Pereira, Cristiane Nunes
Oliveira, Nilvo Masulini de
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
topic Promoção da saúde
Health promotion
Social participation
Health in School Program
Family health strategy
Promoción de la salud
Participación social
Programa Salud en la Escuela
Estrategia salud de la familia
dc.subject.eng.fl_str_mv Health promotion
Social participation
Health in School Program
Family health strategy
dc.subject.spa.fl_str_mv Promoción de la salud
Participación social
Programa Salud en la Escuela
Estrategia salud de la familia
description Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-19T04:40:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222482
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086252
identifier_str_mv 2525-507X
001086252
url http://hdl.handle.net/10183/222482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. vol. 2, n. 3 (2018), p. 33-54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222482/2/001086252.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222482/1/001086252.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70439e8e37f38999bb1658fdfad611d5
cc2b02cd55eb538adc213e917503c0d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225021728751616