Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gilberta Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157361
Resumo: Apresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Contextualiza o surgimento do cinema, e as várias transformações sofridas desde os seus primórdios até sua consolidação como forma de arte voltada para todos os públicos. Aponta as afinidades e diferenças de linguagem entre o cinema e a literatura, e os processos relativos à adaptação da linguagem textual para a cinematográfica realizados com mais frequência. Esclarece as posições dos defensores e críticos das adaptações. Reafirma o papel da biblioteca como espaço social, de aprendizagem, criatividade e lazer dentro da escola. Utiliza como método de coleta de dados dois grupos focais, e como instrumento adicional, questionário objetivo e lista de obras literárias para cada um dos grupos focais. Examina as motivações para os jovens lerem obras literárias que já conhecem a partir de suas adaptações para o cinema ou ainda o contrário. Identifica se o jovem considera assistir filmes como uma forma de leitura. Aponta as escolhas dos jovens sobre a linguagem escrita e a cinematográfica como primeira opção de leitura. Conclui que o cinema pode incentivar a leitura e que a forma como o ensino de literatura é realizado na escola desmotiva os jovens a ler.
id UFRGS-2_a61320eeedf67ad216a4f3595ca2ca2e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157361
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Gilberta Ferreira daBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2017-05-04T02:37:12Z2016http://hdl.handle.net/10183/157361001013551Apresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Contextualiza o surgimento do cinema, e as várias transformações sofridas desde os seus primórdios até sua consolidação como forma de arte voltada para todos os públicos. Aponta as afinidades e diferenças de linguagem entre o cinema e a literatura, e os processos relativos à adaptação da linguagem textual para a cinematográfica realizados com mais frequência. Esclarece as posições dos defensores e críticos das adaptações. Reafirma o papel da biblioteca como espaço social, de aprendizagem, criatividade e lazer dentro da escola. Utiliza como método de coleta de dados dois grupos focais, e como instrumento adicional, questionário objetivo e lista de obras literárias para cada um dos grupos focais. Examina as motivações para os jovens lerem obras literárias que já conhecem a partir de suas adaptações para o cinema ou ainda o contrário. Identifica se o jovem considera assistir filmes como uma forma de leitura. Aponta as escolhas dos jovens sobre a linguagem escrita e a cinematográfica como primeira opção de leitura. Conclui que o cinema pode incentivar a leitura e que a forma como o ensino de literatura é realizado na escola desmotiva os jovens a ler.It presents the perception of youngsters in relation to the reading of literary works and cinematographic through a multiple case study. It enumerates the concepts of reading, the creation of meanings and connections provided by reading. It focuses the different levels that occur during the reading process. It discusses the concepts and functions of literature in personal and social life, as a source of knowledge, as a means to make up identity and community, and as a source of reflection about humankind. It contextualizes the appearance of cinema, and the various transformations that have happened, since its beginning, until it was consolidated as an art form for any audience. It points out the similarities and differences of the language used in cinema and in literature, and the processes related to the adaptation of text to cinema, which often takes place. It clarifies the positions of advocates and detractors of adaptations. It reaffirms the role of the school library as a social space, where learning, creativity and leisure can take place. It uses as a method of data collection two focus groups, and as an additional instrument, an objective questionnaire and a list of literary works for each of the focus groups. It examines the motivations for youngsters to read literary works they already know from their film adaptations or the opposite. It identifies whether the youngster considers watching movies as a form of reading. It points out young people's choices about written language and film as the first reading option. It concludes that the cinema can encourage the reading and that the form that the teaching of literature is carried out in the school discourages the youth to read.application/pdfporLeituraLiteratura juvenilCinemaReadingLiteratureJuvenile literatureBooksFilmsMotivationSchool libraryLiteratura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013551.pdf001013551.pdfTexto completoapplication/pdf1489750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/1/001013551.pdffc08cb9a16e6829518369da4b3274383MD51TEXT001013551.pdf.txt001013551.pdf.txtExtracted Texttext/plain209805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/2/001013551.pdf.txtb5e616a188d3deeb09bd5453d0dd2a05MD52THUMBNAIL001013551.pdf.jpg001013551.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/3/001013551.pdf.jpg318be3de0cbe45a0267e785f1e27780aMD5310183/1573612018-10-29 09:00:10.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:00:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
title Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
spellingShingle Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
Costa, Gilberta Ferreira da
Leitura
Literatura juvenil
Cinema
Reading
Literature
Juvenile literature
Books
Films
Motivation
School library
title_short Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
title_full Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
title_fullStr Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
title_full_unstemmed Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
title_sort Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
author Costa, Gilberta Ferreira da
author_facet Costa, Gilberta Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gilberta Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
contributor_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura juvenil
Cinema
topic Leitura
Literatura juvenil
Cinema
Reading
Literature
Juvenile literature
Books
Films
Motivation
School library
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Literature
Juvenile literature
Books
Films
Motivation
School library
description Apresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Contextualiza o surgimento do cinema, e as várias transformações sofridas desde os seus primórdios até sua consolidação como forma de arte voltada para todos os públicos. Aponta as afinidades e diferenças de linguagem entre o cinema e a literatura, e os processos relativos à adaptação da linguagem textual para a cinematográfica realizados com mais frequência. Esclarece as posições dos defensores e críticos das adaptações. Reafirma o papel da biblioteca como espaço social, de aprendizagem, criatividade e lazer dentro da escola. Utiliza como método de coleta de dados dois grupos focais, e como instrumento adicional, questionário objetivo e lista de obras literárias para cada um dos grupos focais. Examina as motivações para os jovens lerem obras literárias que já conhecem a partir de suas adaptações para o cinema ou ainda o contrário. Identifica se o jovem considera assistir filmes como uma forma de leitura. Aponta as escolhas dos jovens sobre a linguagem escrita e a cinematográfica como primeira opção de leitura. Conclui que o cinema pode incentivar a leitura e que a forma como o ensino de literatura é realizado na escola desmotiva os jovens a ler.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:37:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157361
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013551
url http://hdl.handle.net/10183/157361
identifier_str_mv 001013551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/1/001013551.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/2/001013551.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/3/001013551.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fc08cb9a16e6829518369da4b3274383
b5e616a188d3deeb09bd5453d0dd2a05
318be3de0cbe45a0267e785f1e27780a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447194039222272