Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157361 |
Resumo: | Apresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Contextualiza o surgimento do cinema, e as várias transformações sofridas desde os seus primórdios até sua consolidação como forma de arte voltada para todos os públicos. Aponta as afinidades e diferenças de linguagem entre o cinema e a literatura, e os processos relativos à adaptação da linguagem textual para a cinematográfica realizados com mais frequência. Esclarece as posições dos defensores e críticos das adaptações. Reafirma o papel da biblioteca como espaço social, de aprendizagem, criatividade e lazer dentro da escola. Utiliza como método de coleta de dados dois grupos focais, e como instrumento adicional, questionário objetivo e lista de obras literárias para cada um dos grupos focais. Examina as motivações para os jovens lerem obras literárias que já conhecem a partir de suas adaptações para o cinema ou ainda o contrário. Identifica se o jovem considera assistir filmes como uma forma de leitura. Aponta as escolhas dos jovens sobre a linguagem escrita e a cinematográfica como primeira opção de leitura. Conclui que o cinema pode incentivar a leitura e que a forma como o ensino de literatura é realizado na escola desmotiva os jovens a ler. |
id |
UFRGS-2_a61320eeedf67ad216a4f3595ca2ca2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157361 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Gilberta Ferreira daBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2017-05-04T02:37:12Z2016http://hdl.handle.net/10183/157361001013551Apresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Contextualiza o surgimento do cinema, e as várias transformações sofridas desde os seus primórdios até sua consolidação como forma de arte voltada para todos os públicos. Aponta as afinidades e diferenças de linguagem entre o cinema e a literatura, e os processos relativos à adaptação da linguagem textual para a cinematográfica realizados com mais frequência. Esclarece as posições dos defensores e críticos das adaptações. Reafirma o papel da biblioteca como espaço social, de aprendizagem, criatividade e lazer dentro da escola. Utiliza como método de coleta de dados dois grupos focais, e como instrumento adicional, questionário objetivo e lista de obras literárias para cada um dos grupos focais. Examina as motivações para os jovens lerem obras literárias que já conhecem a partir de suas adaptações para o cinema ou ainda o contrário. Identifica se o jovem considera assistir filmes como uma forma de leitura. Aponta as escolhas dos jovens sobre a linguagem escrita e a cinematográfica como primeira opção de leitura. Conclui que o cinema pode incentivar a leitura e que a forma como o ensino de literatura é realizado na escola desmotiva os jovens a ler.It presents the perception of youngsters in relation to the reading of literary works and cinematographic through a multiple case study. It enumerates the concepts of reading, the creation of meanings and connections provided by reading. It focuses the different levels that occur during the reading process. It discusses the concepts and functions of literature in personal and social life, as a source of knowledge, as a means to make up identity and community, and as a source of reflection about humankind. It contextualizes the appearance of cinema, and the various transformations that have happened, since its beginning, until it was consolidated as an art form for any audience. It points out the similarities and differences of the language used in cinema and in literature, and the processes related to the adaptation of text to cinema, which often takes place. It clarifies the positions of advocates and detractors of adaptations. It reaffirms the role of the school library as a social space, where learning, creativity and leisure can take place. It uses as a method of data collection two focus groups, and as an additional instrument, an objective questionnaire and a list of literary works for each of the focus groups. It examines the motivations for youngsters to read literary works they already know from their film adaptations or the opposite. It identifies whether the youngster considers watching movies as a form of reading. It points out young people's choices about written language and film as the first reading option. It concludes that the cinema can encourage the reading and that the form that the teaching of literature is carried out in the school discourages the youth to read.application/pdfporLeituraLiteratura juvenilCinemaReadingLiteratureJuvenile literatureBooksFilmsMotivationSchool libraryLiteratura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013551.pdf001013551.pdfTexto completoapplication/pdf1489750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/1/001013551.pdffc08cb9a16e6829518369da4b3274383MD51TEXT001013551.pdf.txt001013551.pdf.txtExtracted Texttext/plain209805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/2/001013551.pdf.txtb5e616a188d3deeb09bd5453d0dd2a05MD52THUMBNAIL001013551.pdf.jpg001013551.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/3/001013551.pdf.jpg318be3de0cbe45a0267e785f1e27780aMD5310183/1573612018-10-29 09:00:10.412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:00:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens |
title |
Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens |
spellingShingle |
Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens Costa, Gilberta Ferreira da Leitura Literatura juvenil Cinema Reading Literature Juvenile literature Books Films Motivation School library |
title_short |
Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens |
title_full |
Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens |
title_fullStr |
Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens |
title_full_unstemmed |
Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens |
title_sort |
Literatura e cinema: a leitura dos jovens em diferentes linguagens |
author |
Costa, Gilberta Ferreira da |
author_facet |
Costa, Gilberta Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Gilberta Ferreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling |
contributor_str_mv |
Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura juvenil Cinema |
topic |
Leitura Literatura juvenil Cinema Reading Literature Juvenile literature Books Films Motivation School library |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Literature Juvenile literature Books Films Motivation School library |
description |
Apresenta a percepção dos jovens em relação às leituras de obras literárias e cinematográficas através de um estudo de caso múltiplo. Arrola os conceitos de leitura, a criação de sentidos e conexões proporcionadas pela leitura. Enfoca os diferentes níveis durante o processo de leitura. Aborda os conceitos e as funções da literatura, na vida pessoal e social do indivíduo, como fonte de conhecimento, como criadora de identidade e comunidade e ainda como fonte de reflexão sobre a humanidade. Contextualiza o surgimento do cinema, e as várias transformações sofridas desde os seus primórdios até sua consolidação como forma de arte voltada para todos os públicos. Aponta as afinidades e diferenças de linguagem entre o cinema e a literatura, e os processos relativos à adaptação da linguagem textual para a cinematográfica realizados com mais frequência. Esclarece as posições dos defensores e críticos das adaptações. Reafirma o papel da biblioteca como espaço social, de aprendizagem, criatividade e lazer dentro da escola. Utiliza como método de coleta de dados dois grupos focais, e como instrumento adicional, questionário objetivo e lista de obras literárias para cada um dos grupos focais. Examina as motivações para os jovens lerem obras literárias que já conhecem a partir de suas adaptações para o cinema ou ainda o contrário. Identifica se o jovem considera assistir filmes como uma forma de leitura. Aponta as escolhas dos jovens sobre a linguagem escrita e a cinematográfica como primeira opção de leitura. Conclui que o cinema pode incentivar a leitura e que a forma como o ensino de literatura é realizado na escola desmotiva os jovens a ler. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T02:37:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157361 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013551 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157361 |
identifier_str_mv |
001013551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/1/001013551.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/2/001013551.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157361/3/001013551.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc08cb9a16e6829518369da4b3274383 b5e616a188d3deeb09bd5453d0dd2a05 318be3de0cbe45a0267e785f1e27780a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447194039222272 |