Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventorini, Eliana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18380
Resumo: A investigação aqui apresentada se inscreve no campo da História da Educação e procura dialogar, preferencialmente, com os aportes teóricos da História Cultural, em especial com os contextos de pesquisa envolvendo a história do livro e da leitura. É, pois, através da interlocução entre estes dois campos do conhecimento - história e educação - que o estudo procura compreender os dispositivos de controle da literatura infanto-juvenil, isto é, as ações que intentavam controlar, coibir, taxar e interditar determinados impressos, notadamente periódicos infanto-juvenis, em circulação no Rio Grande do Sul no decorrer da década de 1950. Ou ainda, as estratégias de regulação impostas na tentativa de governar a leitura da maioria. Ao mesmo tempo, compreender as práticas discursivas sobre a literatura e o leitor jovem, bem como as condições de possibilidade de emergência e proliferação de tais práticas naquele contexto histórico. Procurou-se compreender, ainda, como o controle da leitura e da literatura infanto-juvenil é construído discursivamente, de modo a ser justificado e autorizado como verdade.
id URGS_94b5c9e04957e566810299ba1df36227
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18380
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ventorini, ElianaStephanou, Maria2010-01-28T04:14:38Z2009http://hdl.handle.net/10183/18380000729543A investigação aqui apresentada se inscreve no campo da História da Educação e procura dialogar, preferencialmente, com os aportes teóricos da História Cultural, em especial com os contextos de pesquisa envolvendo a história do livro e da leitura. É, pois, através da interlocução entre estes dois campos do conhecimento - história e educação - que o estudo procura compreender os dispositivos de controle da literatura infanto-juvenil, isto é, as ações que intentavam controlar, coibir, taxar e interditar determinados impressos, notadamente periódicos infanto-juvenis, em circulação no Rio Grande do Sul no decorrer da década de 1950. Ou ainda, as estratégias de regulação impostas na tentativa de governar a leitura da maioria. Ao mesmo tempo, compreender as práticas discursivas sobre a literatura e o leitor jovem, bem como as condições de possibilidade de emergência e proliferação de tais práticas naquele contexto histórico. Procurou-se compreender, ainda, como o controle da leitura e da literatura infanto-juvenil é construído discursivamente, de modo a ser justificado e autorizado como verdade.The investigation here presented enrolls itself in the field of the History of the Education and it tries to dialogue, preferentially, with the theoretical contributions of the Cultural History, especially with the research contexts involving the history of the book and the reading. It is, therefore, through the dialogue among these two fields of the knowledge -history and education - that the study searches for understanding the devices of control of the infanto-juvenile literature, that is, the actions that attempted to control, to restraint, to rate and to interdict certain printed papers, mainly infanto-juvenile newspapers, the ones which was circulating in Rio Grande do Sul, during the 1950s. Or still, the regulation strategies imposed in the attempt of governing the reading of the majority. At the same time, to understand the discursive practices on the literature and on the young readers, as well as the conditions of emergency possibility and proliferation of such practices in that historical context. In addition, to understand, still, how the control of the reading and the infanto-juvenile literature is built discoursively, in a way to be justified and authorized as a truth.application/pdfporLiteratura infanto-juvenilLeituraEducationInfanto-juvenile literatureReadingRegulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000729543.pdf000729543.pdfTexto completoapplication/pdf2724520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18380/1/000729543.pdfabb1ad5fbc15929b120e41b093f79cf6MD51TEXT000729543.pdf.txt000729543.pdf.txtExtracted Texttext/plain248842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18380/2/000729543.pdf.txtac6b28f10dde97895d69ff5040dd440eMD52THUMBNAIL000729543.pdf.jpg000729543.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18380/3/000729543.pdf.jpg560188d03bc1ae15b505f8ee4951a2dcMD5310183/183802018-10-15 07:46:45.685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T10:46:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades
title Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades
spellingShingle Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades
Ventorini, Eliana
Literatura infanto-juvenil
Leitura
Education
Infanto-juvenile literature
Reading
title_short Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades
title_full Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades
title_fullStr Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades
title_full_unstemmed Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades
title_sort Regulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridades
author Ventorini, Eliana
author_facet Ventorini, Eliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventorini, Eliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephanou, Maria
contributor_str_mv Stephanou, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infanto-juvenil
Leitura
topic Literatura infanto-juvenil
Leitura
Education
Infanto-juvenile literature
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Infanto-juvenile literature
Reading
description A investigação aqui apresentada se inscreve no campo da História da Educação e procura dialogar, preferencialmente, com os aportes teóricos da História Cultural, em especial com os contextos de pesquisa envolvendo a história do livro e da leitura. É, pois, através da interlocução entre estes dois campos do conhecimento - história e educação - que o estudo procura compreender os dispositivos de controle da literatura infanto-juvenil, isto é, as ações que intentavam controlar, coibir, taxar e interditar determinados impressos, notadamente periódicos infanto-juvenis, em circulação no Rio Grande do Sul no decorrer da década de 1950. Ou ainda, as estratégias de regulação impostas na tentativa de governar a leitura da maioria. Ao mesmo tempo, compreender as práticas discursivas sobre a literatura e o leitor jovem, bem como as condições de possibilidade de emergência e proliferação de tais práticas naquele contexto histórico. Procurou-se compreender, ainda, como o controle da leitura e da literatura infanto-juvenil é construído discursivamente, de modo a ser justificado e autorizado como verdade.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-28T04:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18380
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000729543
url http://hdl.handle.net/10183/18380
identifier_str_mv 000729543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18380/1/000729543.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18380/2/000729543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18380/3/000729543.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv abb1ad5fbc15929b120e41b093f79cf6
ac6b28f10dde97895d69ff5040dd440e
560188d03bc1ae15b505f8ee4951a2dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085164180570112