Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255017 |
Resumo: | O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em uma coleção de livros didáticos de História para o ensino médio aprovada no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2012. Até o momento, contrastando os volumes da coleção com outros estudos sobre o tema da pesquisa, já é possível afirmar que há intencionalidades do editor e do autor em dialogar com situações da vida dos jovens na contemporaneidade, mais do que sua presença na História. |
id |
UFRGS-2_a61bee524d036623e8b12769047adfef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255017 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gil, Carmem Zeli de Vargas2023-02-25T03:25:33Z20150103-409Xhttp://hdl.handle.net/10183/255017000982661O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em uma coleção de livros didáticos de História para o ensino médio aprovada no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2012. Até o momento, contrastando os volumes da coleção com outros estudos sobre o tema da pesquisa, já é possível afirmar que há intencionalidades do editor e do autor em dialogar com situações da vida dos jovens na contemporaneidade, mais do que sua presença na História.The purpose of this comunication is to presente reflections developed from of the research project Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, that has been done in the Faculdade de Educação da UFRGS. The study rests in the postulates of cultural history, in particular in the studies developed by historian Roger Chartier, including other authors. This article, the chosen delimation aims to examine the presence/absence of the history of young peopple in the approach to contente in a collection of history textbooks for the high school, aprovada in the PNLEM 2012. Yet, contrasting the volumes of the collection and other studies on the subject of research, it´s possible to affirm that there intentions of the editor and of the author in to dialogue with life situations of young people in the contemporaneity, more than his presence in history.application/pdfporHistória & perspectivas. Uberlândia. Vol. 28, n.53 (jan./jun. 2015), p. 123-143Ensino médioLivro didáticoJuventudeHistóriaTextbooksHistory teaching.YouthPresença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000982661.pdf.txt000982661.pdf.txtExtracted Texttext/plain44119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255017/2/000982661.pdf.txtf90bd0ca28dc6ae7e5f403ca39cddb14MD52ORIGINAL000982661.pdfTexto completoapplication/pdf323926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255017/1/000982661.pdfae718e0b49e7923af9072d0290e0572dMD5110183/2550172023-02-26 03:19:33.179717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-26T06:19:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio |
title |
Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio |
spellingShingle |
Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio Gil, Carmem Zeli de Vargas Ensino médio Livro didático Juventude História Textbooks History teaching. Youth |
title_short |
Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio |
title_full |
Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio |
title_fullStr |
Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio |
title_sort |
Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio |
author |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_facet |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Livro didático Juventude História |
topic |
Ensino médio Livro didático Juventude História Textbooks History teaching. Youth |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbooks History teaching. Youth |
description |
O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em uma coleção de livros didáticos de História para o ensino médio aprovada no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2012. Até o momento, contrastando os volumes da coleção com outros estudos sobre o tema da pesquisa, já é possível afirmar que há intencionalidades do editor e do autor em dialogar com situações da vida dos jovens na contemporaneidade, mais do que sua presença na História. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-25T03:25:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255017 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-409X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982661 |
identifier_str_mv |
0103-409X 000982661 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
História & perspectivas. Uberlândia. Vol. 28, n.53 (jan./jun. 2015), p. 123-143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255017/2/000982661.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255017/1/000982661.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f90bd0ca28dc6ae7e5f403ca39cddb14 ae718e0b49e7923af9072d0290e0572d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447820332695552 |