Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255017
Resumo: O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em uma coleção de livros didáticos de História para o ensino médio aprovada no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2012. Até o momento, contrastando os volumes da coleção com outros estudos sobre o tema da pesquisa, já é possível afirmar que há intencionalidades do editor e do autor em dialogar com situações da vida dos jovens na contemporaneidade, mais do que sua presença na História.
id UFRGS-2_a61bee524d036623e8b12769047adfef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255017
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Carmem Zeli de Vargas2023-02-25T03:25:33Z20150103-409Xhttp://hdl.handle.net/10183/255017000982661O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em uma coleção de livros didáticos de História para o ensino médio aprovada no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2012. Até o momento, contrastando os volumes da coleção com outros estudos sobre o tema da pesquisa, já é possível afirmar que há intencionalidades do editor e do autor em dialogar com situações da vida dos jovens na contemporaneidade, mais do que sua presença na História.The purpose of this comunication is to presente reflections developed from of the research project Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, that has been done in the Faculdade de Educação da UFRGS. The study rests in the postulates of cultural history, in particular in the studies developed by historian Roger Chartier, including other authors. This article, the chosen delimation aims to examine the presence/absence of the history of young peopple in the approach to contente in a collection of history textbooks for the high school, aprovada in the PNLEM 2012. Yet, contrasting the volumes of the collection and other studies on the subject of research, it´s possible to affirm that there intentions of the editor and of the author in to dialogue with life situations of young people in the contemporaneity, more than his presence in history.application/pdfporHistória & perspectivas. Uberlândia. Vol. 28, n.53 (jan./jun. 2015), p. 123-143Ensino médioLivro didáticoJuventudeHistóriaTextbooksHistory teaching.YouthPresença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000982661.pdf.txt000982661.pdf.txtExtracted Texttext/plain44119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255017/2/000982661.pdf.txtf90bd0ca28dc6ae7e5f403ca39cddb14MD52ORIGINAL000982661.pdfTexto completoapplication/pdf323926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255017/1/000982661.pdfae718e0b49e7923af9072d0290e0572dMD5110183/2550172023-02-26 03:19:33.179717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-26T06:19:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
title Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
spellingShingle Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Ensino médio
Livro didático
Juventude
História
Textbooks
History teaching.
Youth
title_short Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
title_full Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
title_fullStr Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
title_full_unstemmed Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
title_sort Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Livro didático
Juventude
História
topic Ensino médio
Livro didático
Juventude
História
Textbooks
History teaching.
Youth
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbooks
History teaching.
Youth
description O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em uma coleção de livros didáticos de História para o ensino médio aprovada no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2012. Até o momento, contrastando os volumes da coleção com outros estudos sobre o tema da pesquisa, já é possível afirmar que há intencionalidades do editor e do autor em dialogar com situações da vida dos jovens na contemporaneidade, mais do que sua presença na História.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-25T03:25:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255017
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-409X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982661
identifier_str_mv 0103-409X
000982661
url http://hdl.handle.net/10183/255017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv História & perspectivas. Uberlândia. Vol. 28, n.53 (jan./jun. 2015), p. 123-143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255017/2/000982661.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255017/1/000982661.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f90bd0ca28dc6ae7e5f403ca39cddb14
ae718e0b49e7923af9072d0290e0572d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447820332695552