O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25969 |
Resumo: | Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduziram para uma reflexão/análise sobre o distanciamento entre a formação e a atuação profissional, e a realidade de trabalho dos técnicos de enfermagem. O referencial teórico adotado para o estudo foi o mesmo que embasa o currículo do curso técnico de enfermagem da ETE: a pedagogia libertadora e a pedagogia das competências. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e as participantes assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido. As informações coletadas nas entrevistas foram submetidas a uma análise temática, em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. As participantes relataram que a escolha do curso foi orientada, principalmente, pelo conceito do HCPA, o que mais tarde, na atuação profissional, foi motivo de expectativas e cobranças. Ao mesmo tempo em que falaram sobre momentos significativos e sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no curso, as participantes também apontaram lacunas no mesmo. Também relataram a necessidade de contextualização do processo de ensino-aprendizagem e de investir mais na execução de procedimentos técnicos durante o curso. Outras situações vividas na atuação profissional foram a sobrecarga de trabalho e o desempenho de atividades de competência do enfermeiro, motivo de angústias e conflitos. |
id |
UFRGS-2_a629659671ecfd887500aaa9163036e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25969 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Fernanda dos SantosMeyer, Dagmar Elisabeth Estermann2010-09-24T04:19:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/25969000756085Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduziram para uma reflexão/análise sobre o distanciamento entre a formação e a atuação profissional, e a realidade de trabalho dos técnicos de enfermagem. O referencial teórico adotado para o estudo foi o mesmo que embasa o currículo do curso técnico de enfermagem da ETE: a pedagogia libertadora e a pedagogia das competências. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e as participantes assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido. As informações coletadas nas entrevistas foram submetidas a uma análise temática, em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. As participantes relataram que a escolha do curso foi orientada, principalmente, pelo conceito do HCPA, o que mais tarde, na atuação profissional, foi motivo de expectativas e cobranças. Ao mesmo tempo em que falaram sobre momentos significativos e sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no curso, as participantes também apontaram lacunas no mesmo. Também relataram a necessidade de contextualização do processo de ensino-aprendizagem e de investir mais na execução de procedimentos técnicos durante o curso. Outras situações vividas na atuação profissional foram a sobrecarga de trabalho e o desempenho de atividades de competência do enfermeiro, motivo de angústias e conflitos.application/pdfporHospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de EnfermagemEducação em saúdeTécnicos de enfermagemEnfermagem : Prática profissionalO significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2010Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000756085.pdf000756085.pdfTexto completoapplication/pdf432115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/1/000756085.pdfda29c46ec050509ec32c92f834ba8a3aMD51TEXT000756085.pdf.txt000756085.pdf.txtExtracted Texttext/plain43237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/2/000756085.pdf.txt0a1752cbecc95caf4f6eea6834a57c60MD52THUMBNAIL000756085.pdf.jpg000756085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/3/000756085.pdf.jpg3bc21c0a311a3cd6199feff537758572MD5310183/259692018-10-18 07:16:12.519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25969Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:16:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre |
title |
O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre |
spellingShingle |
O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre Fernandes, Fernanda dos Santos Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de Enfermagem Educação em saúde Técnicos de enfermagem Enfermagem : Prática profissional |
title_short |
O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre |
title_full |
O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre |
title_fullStr |
O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre |
title_sort |
O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre |
author |
Fernandes, Fernanda dos Santos |
author_facet |
Fernandes, Fernanda dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Fernanda dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann |
contributor_str_mv |
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de Enfermagem Educação em saúde Técnicos de enfermagem Enfermagem : Prática profissional |
topic |
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de Enfermagem Educação em saúde Técnicos de enfermagem Enfermagem : Prática profissional |
description |
Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduziram para uma reflexão/análise sobre o distanciamento entre a formação e a atuação profissional, e a realidade de trabalho dos técnicos de enfermagem. O referencial teórico adotado para o estudo foi o mesmo que embasa o currículo do curso técnico de enfermagem da ETE: a pedagogia libertadora e a pedagogia das competências. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e as participantes assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido. As informações coletadas nas entrevistas foram submetidas a uma análise temática, em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. As participantes relataram que a escolha do curso foi orientada, principalmente, pelo conceito do HCPA, o que mais tarde, na atuação profissional, foi motivo de expectativas e cobranças. Ao mesmo tempo em que falaram sobre momentos significativos e sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no curso, as participantes também apontaram lacunas no mesmo. Também relataram a necessidade de contextualização do processo de ensino-aprendizagem e de investir mais na execução de procedimentos técnicos durante o curso. Outras situações vividas na atuação profissional foram a sobrecarga de trabalho e o desempenho de atividades de competência do enfermeiro, motivo de angústias e conflitos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-24T04:19:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25969 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000756085 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25969 |
identifier_str_mv |
000756085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/1/000756085.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/2/000756085.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/3/000756085.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da29c46ec050509ec32c92f834ba8a3a 0a1752cbecc95caf4f6eea6834a57c60 3bc21c0a311a3cd6199feff537758572 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447047762870272 |