O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25969
Resumo: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduziram para uma reflexão/análise sobre o distanciamento entre a formação e a atuação profissional, e a realidade de trabalho dos técnicos de enfermagem. O referencial teórico adotado para o estudo foi o mesmo que embasa o currículo do curso técnico de enfermagem da ETE: a pedagogia libertadora e a pedagogia das competências. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e as participantes assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido. As informações coletadas nas entrevistas foram submetidas a uma análise temática, em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. As participantes relataram que a escolha do curso foi orientada, principalmente, pelo conceito do HCPA, o que mais tarde, na atuação profissional, foi motivo de expectativas e cobranças. Ao mesmo tempo em que falaram sobre momentos significativos e sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no curso, as participantes também apontaram lacunas no mesmo. Também relataram a necessidade de contextualização do processo de ensino-aprendizagem e de investir mais na execução de procedimentos técnicos durante o curso. Outras situações vividas na atuação profissional foram a sobrecarga de trabalho e o desempenho de atividades de competência do enfermeiro, motivo de angústias e conflitos.
id UFRGS-2_a629659671ecfd887500aaa9163036e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25969
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Fernanda dos SantosMeyer, Dagmar Elisabeth Estermann2010-09-24T04:19:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/25969000756085Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduziram para uma reflexão/análise sobre o distanciamento entre a formação e a atuação profissional, e a realidade de trabalho dos técnicos de enfermagem. O referencial teórico adotado para o estudo foi o mesmo que embasa o currículo do curso técnico de enfermagem da ETE: a pedagogia libertadora e a pedagogia das competências. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e as participantes assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido. As informações coletadas nas entrevistas foram submetidas a uma análise temática, em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. As participantes relataram que a escolha do curso foi orientada, principalmente, pelo conceito do HCPA, o que mais tarde, na atuação profissional, foi motivo de expectativas e cobranças. Ao mesmo tempo em que falaram sobre momentos significativos e sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no curso, as participantes também apontaram lacunas no mesmo. Também relataram a necessidade de contextualização do processo de ensino-aprendizagem e de investir mais na execução de procedimentos técnicos durante o curso. Outras situações vividas na atuação profissional foram a sobrecarga de trabalho e o desempenho de atividades de competência do enfermeiro, motivo de angústias e conflitos.application/pdfporHospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de EnfermagemEducação em saúdeTécnicos de enfermagemEnfermagem : Prática profissionalO significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2010Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000756085.pdf000756085.pdfTexto completoapplication/pdf432115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/1/000756085.pdfda29c46ec050509ec32c92f834ba8a3aMD51TEXT000756085.pdf.txt000756085.pdf.txtExtracted Texttext/plain43237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/2/000756085.pdf.txt0a1752cbecc95caf4f6eea6834a57c60MD52THUMBNAIL000756085.pdf.jpg000756085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/3/000756085.pdf.jpg3bc21c0a311a3cd6199feff537758572MD5310183/259692018-10-18 07:16:12.519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25969Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:16:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
title O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
spellingShingle O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
Fernandes, Fernanda dos Santos
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de Enfermagem
Educação em saúde
Técnicos de enfermagem
Enfermagem : Prática profissional
title_short O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
title_full O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
title_fullStr O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
title_full_unstemmed O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
title_sort O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
author Fernandes, Fernanda dos Santos
author_facet Fernandes, Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fernanda dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
contributor_str_mv Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
dc.subject.por.fl_str_mv Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de Enfermagem
Educação em saúde
Técnicos de enfermagem
Enfermagem : Prática profissional
topic Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de Enfermagem
Educação em saúde
Técnicos de enfermagem
Enfermagem : Prática profissional
description Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduziram para uma reflexão/análise sobre o distanciamento entre a formação e a atuação profissional, e a realidade de trabalho dos técnicos de enfermagem. O referencial teórico adotado para o estudo foi o mesmo que embasa o currículo do curso técnico de enfermagem da ETE: a pedagogia libertadora e a pedagogia das competências. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e as participantes assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido. As informações coletadas nas entrevistas foram submetidas a uma análise temática, em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. As participantes relataram que a escolha do curso foi orientada, principalmente, pelo conceito do HCPA, o que mais tarde, na atuação profissional, foi motivo de expectativas e cobranças. Ao mesmo tempo em que falaram sobre momentos significativos e sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no curso, as participantes também apontaram lacunas no mesmo. Também relataram a necessidade de contextualização do processo de ensino-aprendizagem e de investir mais na execução de procedimentos técnicos durante o curso. Outras situações vividas na atuação profissional foram a sobrecarga de trabalho e o desempenho de atividades de competência do enfermeiro, motivo de angústias e conflitos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-24T04:19:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25969
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000756085
url http://hdl.handle.net/10183/25969
identifier_str_mv 000756085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/1/000756085.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/2/000756085.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25969/3/000756085.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da29c46ec050509ec32c92f834ba8a3a
0a1752cbecc95caf4f6eea6834a57c60
3bc21c0a311a3cd6199feff537758572
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447047762870272