Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luciane Bresciani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Thoma, Adriana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197907
Resumo: Como foram desenvolvidas as pesquisas no campo dos Estudos Surdos em Educação no período de 1996-2006 no Brasil? E como essas pesquisas se articulavam com os Estudos Culturais e os Estudos Foucaultianos? Para responder essas perguntas, neste trabalho analisamos produções desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Políticas Educacionais para Surdos (NUPPES/UFRGS), sob a orientação do professor Carlos Skliar. As pesquisas do Núcleo foram desenvolvidas concomitantemente com o início da linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação no referido Programa. Nas análises, verificamos o uso de noções e de conceitos advindos das teorizações dos Estudos Culturais em Educação, como representação, identidade e cultura, e advindos do pensamento de Michel Foucault, entre os quais, discurso, norma/normalização e governamento. Entendemos que essa articulação contribuiu para a emergência do campo dos Estudos Surdos em Educação, na medida em que produziu um novo olhar sobre a surdez, como uma identidade cultural e uma diferença política.
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