Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luciane Bresciani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Thoma, Adriana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197907
Resumo: Como foram desenvolvidas as pesquisas no campo dos Estudos Surdos em Educação no período de 1996-2006 no Brasil? E como essas pesquisas se articulavam com os Estudos Culturais e os Estudos Foucaultianos? Para responder essas perguntas, neste trabalho analisamos produções desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Políticas Educacionais para Surdos (NUPPES/UFRGS), sob a orientação do professor Carlos Skliar. As pesquisas do Núcleo foram desenvolvidas concomitantemente com o início da linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação no referido Programa. Nas análises, verificamos o uso de noções e de conceitos advindos das teorizações dos Estudos Culturais em Educação, como representação, identidade e cultura, e advindos do pensamento de Michel Foucault, entre os quais, discurso, norma/normalização e governamento. Entendemos que essa articulação contribuiu para a emergência do campo dos Estudos Surdos em Educação, na medida em que produziu um novo olhar sobre a surdez, como uma identidade cultural e uma diferença política.
id UFRGS-2_a66e1d8bbb875f9120a8905827e18345
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197907
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Luciane BrescianiThoma, Adriana da Silva2019-08-10T02:32:09Z20181518-2509http://hdl.handle.net/10183/197907001097590Como foram desenvolvidas as pesquisas no campo dos Estudos Surdos em Educação no período de 1996-2006 no Brasil? E como essas pesquisas se articulavam com os Estudos Culturais e os Estudos Foucaultianos? Para responder essas perguntas, neste trabalho analisamos produções desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Políticas Educacionais para Surdos (NUPPES/UFRGS), sob a orientação do professor Carlos Skliar. As pesquisas do Núcleo foram desenvolvidas concomitantemente com o início da linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação no referido Programa. Nas análises, verificamos o uso de noções e de conceitos advindos das teorizações dos Estudos Culturais em Educação, como representação, identidade e cultura, e advindos do pensamento de Michel Foucault, entre os quais, discurso, norma/normalização e governamento. Entendemos que essa articulação contribuiu para a emergência do campo dos Estudos Surdos em Educação, na medida em que produziu um novo olhar sobre a surdez, como uma identidade cultural e uma diferença política.How were the researches in the field of Deaf Studies in Education carried out in the 1996-2006 period in Brazil? Moreover, how were those researches articulated with the Cultural Studies and the Foucauldtian Studies? In order to answer these questions, in this paper analyzed researches carried out in the master’s and doctor’s course of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Sul by researchers of the Center of Research in Education Policies for the Deaf of that university (NUPPES/UFRGS) under the supervision of professor Carlos Skliar. These researches were carried out together with the beginning of the research line of Cultural Studies in Education in that Program. The analyses have shown the use of notions and concepts from theorizations in the field of Cultural Studies in Education, such as representation, identity and culture, as well as from Michel Foucault’s thought, such as discourse, norm/normalization and government. We think that this articulation contributed to the emergence of the field of Deaf Studies in Education, since it produced a new way to regard deafness, as both a cultural identity and a political difference.application/pdfporForum (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 37 (jan./jun. 2018), p. 21-36SurdoEstudos culturaisDeaf StudiesCultural StudiesFoucaultian StudiesEstudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006Deaf studies in education in Brazil: the production in this field during the 1996-2006 period info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097590.pdf.txt001097590.pdf.txtExtracted Texttext/plain35026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197907/2/001097590.pdf.txtd75dec268c3321b123b9b5c3164f278aMD52ORIGINAL001097590.pdfTexto completoapplication/pdf347459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197907/1/001097590.pdfd7a3a75f868b1970413eb14844e07b36MD5110183/1979072019-08-11 02:32:24.571734oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197907Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-11T05:32:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Deaf studies in education in Brazil: the production in this field during the 1996-2006 period
title Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006
spellingShingle Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006
Lopes, Luciane Bresciani
Surdo
Estudos culturais
Deaf Studies
Cultural Studies
Foucaultian Studies
title_short Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006
title_full Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006
title_fullStr Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006
title_full_unstemmed Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006
title_sort Estudos surdos em educação no Brasil : a produção do campo no período de 1996-2006
author Lopes, Luciane Bresciani
author_facet Lopes, Luciane Bresciani
Thoma, Adriana da Silva
author_role author
author2 Thoma, Adriana da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luciane Bresciani
Thoma, Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
Estudos culturais
topic Surdo
Estudos culturais
Deaf Studies
Cultural Studies
Foucaultian Studies
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf Studies
Cultural Studies
Foucaultian Studies
description Como foram desenvolvidas as pesquisas no campo dos Estudos Surdos em Educação no período de 1996-2006 no Brasil? E como essas pesquisas se articulavam com os Estudos Culturais e os Estudos Foucaultianos? Para responder essas perguntas, neste trabalho analisamos produções desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Políticas Educacionais para Surdos (NUPPES/UFRGS), sob a orientação do professor Carlos Skliar. As pesquisas do Núcleo foram desenvolvidas concomitantemente com o início da linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação no referido Programa. Nas análises, verificamos o uso de noções e de conceitos advindos das teorizações dos Estudos Culturais em Educação, como representação, identidade e cultura, e advindos do pensamento de Michel Foucault, entre os quais, discurso, norma/normalização e governamento. Entendemos que essa articulação contribuiu para a emergência do campo dos Estudos Surdos em Educação, na medida em que produziu um novo olhar sobre a surdez, como uma identidade cultural e uma diferença política.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T02:32:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197907
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-2509
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097590
identifier_str_mv 1518-2509
001097590
url http://hdl.handle.net/10183/197907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Forum (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 37 (jan./jun. 2018), p. 21-36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197907/2/001097590.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197907/1/001097590.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d75dec268c3321b123b9b5c3164f278a
d7a3a75f868b1970413eb14844e07b36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447692341411840