Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31816 |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plástico. A marca utiliza de diferentes redes para se relacionar com as suas consumidoras: Blog, Facebook, Twitter, Youtube e Fickr. Foi definido como objetivo geral investigar a forma como a Melissa se relaciona com as suas clientes nessas redes. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar a história da Melissa a fim de entender o seu posicionamento atual nas redes sociais, analisar as redes sociais utilizadas pela marca, analisar a interação entre a marca e as suas clientes nessas redes e avaliar as práticas utilizadas pela Melissa nesses meios. Para isso foi utilizada como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que, embora a Melissa utilize de várias redes bem estruturadas para falar com as suas consumidoras, não as utiliza para ouvir e dar retornos às clientes, o que é a questão central em um relacionamento. |
id |
UFRGS-2_a6941374ec91907724ef1084f0f238bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31816 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Postal, Laura CasottiPieniz, Mônica Bertholdo2011-09-16T09:00:32Z2011http://hdl.handle.net/10183/31816000785577Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plástico. A marca utiliza de diferentes redes para se relacionar com as suas consumidoras: Blog, Facebook, Twitter, Youtube e Fickr. Foi definido como objetivo geral investigar a forma como a Melissa se relaciona com as suas clientes nessas redes. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar a história da Melissa a fim de entender o seu posicionamento atual nas redes sociais, analisar as redes sociais utilizadas pela marca, analisar a interação entre a marca e as suas clientes nessas redes e avaliar as práticas utilizadas pela Melissa nesses meios. Para isso foi utilizada como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que, embora a Melissa utilize de várias redes bem estruturadas para falar com as suas consumidoras, não as utiliza para ouvir e dar retornos às clientes, o que é a questão central em um relacionamento.application/pdfporMarketing de relacionamentoRedes sociaisMarketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785577.pdf.txt000785577.pdf.txtExtracted Texttext/plain148096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/2/000785577.pdf.txt2bb0105113f32150d168dbfbb37579e9MD52ORIGINAL000785577.pdf000785577.pdfTexto completoapplication/pdf8382875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/1/000785577.pdfdbe475a5d23e16b18229175ae622bf49MD51THUMBNAIL000785577.pdf.jpg000785577.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/3/000785577.pdf.jpg6eecd46b6e90d3846472836c2c4f003cMD5310183/318162019-04-20 02:35:46.961621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa |
title |
Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa |
spellingShingle |
Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa Postal, Laura Casotti Marketing de relacionamento Redes sociais |
title_short |
Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa |
title_full |
Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa |
title_fullStr |
Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa |
title_full_unstemmed |
Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa |
title_sort |
Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa |
author |
Postal, Laura Casotti |
author_facet |
Postal, Laura Casotti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Postal, Laura Casotti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pieniz, Mônica Bertholdo |
contributor_str_mv |
Pieniz, Mônica Bertholdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Redes sociais |
topic |
Marketing de relacionamento Redes sociais |
description |
Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plástico. A marca utiliza de diferentes redes para se relacionar com as suas consumidoras: Blog, Facebook, Twitter, Youtube e Fickr. Foi definido como objetivo geral investigar a forma como a Melissa se relaciona com as suas clientes nessas redes. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar a história da Melissa a fim de entender o seu posicionamento atual nas redes sociais, analisar as redes sociais utilizadas pela marca, analisar a interação entre a marca e as suas clientes nessas redes e avaliar as práticas utilizadas pela Melissa nesses meios. Para isso foi utilizada como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que, embora a Melissa utilize de várias redes bem estruturadas para falar com as suas consumidoras, não as utiliza para ouvir e dar retornos às clientes, o que é a questão central em um relacionamento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-16T09:00:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31816 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785577 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31816 |
identifier_str_mv |
000785577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/2/000785577.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/1/000785577.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/3/000785577.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bb0105113f32150d168dbfbb37579e9 dbe475a5d23e16b18229175ae622bf49 6eecd46b6e90d3846472836c2c4f003c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413195010048 |